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Arquitetos: 10 motivos para investir em marketing de Conteúdo e atrair mais clientes

Ao contrário do que muitos pensam, marketing de conteúdo não é exclusividade de grandes empresas. Qualquer negócio, e até mesmo um profissional liberal que atua sozinho, consegue usar esse método para aumentar o seu reconhecimento, atrair mais clientes e gerar mais oportunidades. Por isso, o marketing para arquitetura pode trazer excelentes resultados.

Se você ainda não sabe como fazer isso, não se preocupe! Neste texto nós explicamos 10 ações que podem ser realizadas com o marketing de conteúdo. Continue lendo e descubra por que marketing e arquitetura têm tudo a ver!

 

1) Construção da presença online

O hábito de pesquisar online antes de adquirir qualquer produto, bem ou serviço já é uma realidade para a maioria dos consumidores. Praticamente todo mundo que tem acesso à internet usa esse meio para descobrir mais sobre os itens que deseja comprar.

Uma pesquisa revelou que 60% a 70% das pesquisas feitas em buscadores e redes sociais têm o objetivo de descobrir e localizar produtos, marcas e empresas. Ou seja, se você quer ser encontrado, precisa estar na internet. Com o marketing de conteúdo, sua presença online vai melhorar consideravelmente.

 

2) Otimização do relacionamento com os clientes

Foi-se o tempo que o telefone era suficiente para se relacionar com os clientes. Atualmente, o relacionamento tem que ser feito de diversas formas e manter um blog, um site e perfis nas redes sociais já não mais diferenciais, mas praticamente uma norma. Você, como arquiteto, precisa se adaptar ao comportamento do consumidor e entrar na era digital.

 

3) Aumento do engajamento

Ao produzir conteúdo útil e entregá-lo ao seu público, sua empresa cria ferramentas para incentivar o engajamento da audiência. Ao contrário das propagandas tradicionais, que tendem a incomodar o receptor com uma informação que ele não pediu, o marketing de conteúdo entrega o conteúdo certo na hora que a pessoa precisa, de acordo com sua necessidade.

Assim, a tendência é que seus contatos queiram te ouvir, falar com você, dar feedback e se engajar com suas publicações. O engajamento é a chave para aproximar o potencial cliente da sua empresa.

 

4) Geração de oportunidades comerciais

O resultado natural do engajamento é o aumento de oportunidades comerciais. Quando uma pessoa passa a interagir com sua empresa, você terá a chance de mostrar que entende do que está falando e poderá, gradativamente, apresentar seus projetos e seu potencial. Com o marketing de conteúdo, fica mais fácil conduzir o potencial cliente do momento que ele descobre seu nome até a decisão de contratar seus serviços.

 

5) Aumento das vendas

Se você quer contratar um profissional, provavelmente vai preferir alguém com quem já tem contato do que um completo desconhecido. Consequentemente, o marketing de conteúdo e o engajamento criado por ele tendem a gerar mais vendas.

 

6) Mais visibilidade para o profissional

Com o já falamos, estar na internet é fundamental. Mas não basta existir, é preciso interagir constantemente nesse ambiente para alcançar visibilidade, torna-se autoridade. Criar um site e deixá-lo parado talvez não ajude muito se o objetivo é ser encontrado.

Já com o marketing de conteúdo e técnicas de SEO (otimização para motores de busca de sites como o Google), você pode melhorar consideravelmente a sua visibilidade e fazer o seu nome.

 

7) Diminuição dos custos de aquisição de cliente

Com o marketing tradicional, você acaba gastando dinheiro para se comunicar com pessoas que não têm o menor interesse no seu produto. Já no marketing de conteúdo, você direciona seus esforços para quem realmente tem potencial para se tornar cliente.

Com isso, o custo de aquisição de cliente pode ser reduzido consideravelmente. De fato, uma pesquisa mostrou que o marketing de conteúdo gera mais de três vezes mais leads do que o marketing tradicional e custa 62% menos.

 

8) Nutrição da base de contatos

Geralmente, uma pessoa começa a pesquisar sobre o produto antes de estar pronta para realizar a compra. Com o marketing de conteúdo e usando o funil de vendas, você conseguirá nutrir a sua base de contatos durante o processo de aprendizagem, descoberta e decisão. Ferramentas como e-mail marketing ajudarão a conquistar de vez aquele comprador indeciso.

 

9) Conquista da confiança do público

Ao produzir conteúdo de qualidade, você conseguirá ganhar a confiança do público mostrando que entende do que está falando. Com o marketing de conteúdo, você tem a chance de construir a sua reputação como uma referência e autoridade no assunto.

 

10) Melhoria da experiência do pós-venda

O marketing de conteúdo não é feito apenas pensando em ganhar novos clientes, mas também em fidelizar os clientes antigos. Ao manter um canal de comunicação próximo aos seus clientes, você poderá aumentar a satisfação deles e transformá-los em divulgadores do seu trabalho e do seu nome.

Por fim, frisamos que não importa seu tamanho, o marketing de conteúdo atende todos os públicos, independente do porte, visando os objetivos do seu negócio. Quer saber como trabalhar o marketing no seu escritório de arquitetura? Entre em contato com a gente e comece o quanto antes!