27
set

Chegou​ ​a​ ​hora​ ​de​ ​planejar as​ ​ações​ ​de​ ​marketing​ ​para​ ​2018

Em um mercado cada vez mais competitivo, como é o da construção civil, tomar decisões à medida que elas chegam é um comportamento arriscado. Esse alerta vem em um período bastante oportuno: a chegada do último trimestre do ano. Estamos na melhor época para estruturar o planejamento estratégico de marketing para 2018 e, automaticamente, começar o próximo ano com tudo organizado.

Os resultados obtidos nos primeiros nove meses deste ano servem para balizar as ações de marketing para o ano que vem. É importante ter em mente que​ ​o​ ​sucesso​ ​de​ ​muitas​ ​empresas​ ​está​ ​atrelado​ ​ao mapeamento​ ​das​ ​ações, suas execuções, bem como o ROI analisado.​ Quando há um planejamento prévio e perspicaz, o valor investido ​em​ ​comunicação​ ​e​ ​marketing não é considerado um gasto, e sim sinônimo de ​fortalecimento​ ​de​ ​branding, sustentação e construção de notoriedade no setor. Ou seja, investimento assertivo.

Planejar as ações de marketing para o próximo ano é​ ​fundamental​ caso você queira​ ​colher resultados​ ​de​ ​forma​ ​estruturada. Para isso, reúna toda a sua equipe para rever as ações passadas, fazer comparativos e traçar novas metas e estratégias.

Conheça o seu ROI

​Quando​ ​se​ ​tem​ ​um​ ​planejamento​ ​para seguir fica​ ​mais fácil​ distribuir as verbas, mas para isso é preciso conhecer o seu ROI (retorno sobre o investimento). Ele é decisivo para escolher de forma inteligente entre uma ação de marketing em vez de outra, saber qual campanha foi mais eficaz, mensurar se a participação em determinada feira trouxe ou não os resultados esperados etc.

Enfim, o ROI não dá margem para suposições. Ele é essencial para alocar o budget da melhor maneira, visando alcançar os objetivos da empresa. A partir do momento que você passar a trabalhar com ROI, vai perceber que é impossível fazer um planejamento inteligente sem contar com esses dados.

Lembre-se sempre das personas

As personas (clientes e potenciais clientes) do seu negócio são o seu norte. Portanto, esse tópico precisa integrar as discussões sobre as ações de marketing. Se a sua empresa já vem trabalhando estrategicamente com essa informação, é um bom momento para avaliar se as personas anteriormente definidas condizem com a atual realidade da empresa e com os objetivos para o próximo ano.

Se as personas ainda não foram definidas, aproveite a oportunidade para colocar isso em prática. No impacto das personas nas vendas dos empreendimentos listamos diversas orientações sobre como criá-las e saber quem é o seu comprador ideal. Essa informação é estratégica para norteá-lo sobre quais canais são mais efetivos para chegar às personas certas e de que forma conduzir a abordagem.

Gestão de Stakeholders

É essencial planejar estratégias para fortalecer o relacionamento entre a sua organização e todas as partes interessadas – chamados de stakeholders, sejam eles internos e externos. Em grande parte dos projetos do setor de construção, existem muitas pessoas envolvidas, de diferentes segmentos, fazendo com que a diversidade de sua natureza e as demandas possam gerar conflitos de interesses.

É preciso planejar a comunicação regular com as diferentes partes, visando minimizar desentendimentos. No post Aprenda como funciona a gestão de Stakeholders na Construção Civil estão listados os stakeholders envolvidos em um projeto de construção.

Ações de marketing online e offline

Independentemente da expansão da comunicação digital, existem diversas ferramentas offline para conseguir chegar às suas personas, entre os quais meios tradicionais como jornais, revistas e televisão. Os eventos e feiras setoriais também são uma forma de estabelecer uma rede de contatos e apresentar produtos usando do relacionamento pessoal e direto. Recentemente tratamos aqui no blog sobre a importância das feiras setoriais para gerar mais networking qualificado. Por isso, é essencial fazer um mapeamento das feiras do próximo ano e incluí-las no planejamento das ações de marketing da sua empresa.

Em relação às ações online, existe um universo de possibilidades que podem contribuir para conquistar novos clientes e ganhar vantagem competitiva: identificar palavras-chave para otimizar o seu site e publicações, produzir materiais relevantes, ser ativo nas redes sociais gerando conteúdos de notoriedade, investir em mídias pagas (Google Adwords, Facebook Ads e Instagram Ads), entre outros.

 

A chave é analisar quais ações funcionam melhor para o seu negócio e, a partir daí, unificar as forças entre on e offline.

 


Ações de retenção


As organizações em geral, e isso também inclui o setor da construção civil, gastam tempo e energia demasiada tentando conquistar novos clientes em vez de investir também na retenção dos existentes para que eles façam novos negócios e, tão importante quanto isso, sejam espontaneamente promotores da empresa.

Ao usar estratégias de relacionamento para manter o cliente encantado você maximiza as chances de ter mais receitas e lucro. Entre as ações mais utilizadas estão: boletim informativo mensal (acompanhamento de obra, por exemplo), e-mail marketing institucional e em datas estratégicas e programa de fidelização de clientes. Avalie o perfil e os interesses das suas personas para encontrar ações que possam ser realmente significativas para elas.

Outro ponto de relevância, e que merece atenção no planejamento, são os departamentos de vendas e marketing, já que são departamentos decisivos na hora de fazer com que o plano de marketing funcione. As duas áreas precisam trabalhar em conjunto para conseguir alcançar o máximo possível de resultados. Algumas estratégias sobre como conseguir mais sintonia entre eles estão descritas no post Marketing & Vendas na Construção Civil: o que seria de um sem o outro?.

Percebeu o quanto​ ​um​ ​planejamento estruturado é peça-chave para que as ações e investimentos feitos ao longo do ano tragam os resultados esperados? No post Aprenda a estruturar um Plano de Marketing focado na Construção Civil você encontra seis passos de como montar um plano de marketing completo e verdadeiramente norteador. Ou, se preferir, contate-nos para ver como podemos lhe ajudar.