06
jul

Conheça os 10 principais projetos de engenharia do mundo que impressionam pelo design e funcionalidade

Projetos de engenharia civil continuam a dominar manchetes em todo o mundo. Do prédio mais alto às maiores ilhas artificiais, as pessoas em todos os lugares dependem de inovações de engenharia civil.

Toda essa inovação e construção são reflexo de um único propósito principal: apoiar a vida humana. Com este propósito em mente, vejamos algumas das mais admiráveis maravilhas da engenharia civil e projetos de construção ao longo do tempo:

1. Represa das Três Gargantas (2003)

Localizada na China, a maior barragem do mundo, bem como a maior usina hidrelétrica, fica a 185 m de altura. Seu nome vem do fato de que inunda três rios: Qutang, Wu Xia e Xiling. A usina hidrelétrica é construída dentro das paredes da estrutura, produzindo um total de 4.7 bilhões de kWh por ano. Durante a construção, os construtores usaram 27,2 milhões de metros cúbicos de concreto. Isso é concreto o suficiente para preencher 10.200 piscinas de tamanho olímpico.

2. Torre de Jeddah (em construção)

Anteriormente conhecida como a torre do Reino, as equipes começaram a construir este prédio na primavera de 2013. Quando concluída (espera-se que isso aconteça em 2019), estima-se que a Torre Jeddah custe US $ 1,2 bilhão e tome o lugar como o prédio mais alto do mundo.

Originalmente, os engenheiros procuraram construir a estrutura com 1,6 km de altura. No entanto, na fase de design, o projeto foi redimensionado para 1000 m. Mesmo com a redução no tamanho, este edifício superará o atual prédio mais alto, o Burj Khalifa, quando completado. Ele está localizado em Gidá, segunda maior cidade da Arábia Saudita.

3. Planta de dessalinização de Carlsbad (em construção)

A água está se tornando um dos recursos mais preciosos do planeta. No sul da Califórnia (EUA), especificamente, a água potável fresca é difícil de encontrar. Muitas cidades da região bombeiam água de centenas de quilômetros de distância.
À medida que o preço da água fresca subiu, a dessalinização tornou-se uma opção mais viável para o abastecimento de água. A Usina de Carlsbad tem como objetivo tirar o sal de 50 milhões de galões por dia e abastecer os residentes do Condado de San Diego com água potável.

4. Danyang-Kunshan Grand Bridge (2010)

Esta ponte de 102,4 milhas (164,8 km) mantém o título de maior do mundo e levou quatro anos para ser construída. Ao contrário da maioria das pontes, a Danyang-Kunshan foi feita com um design de viaduto, abrangendo muitos vales e conectando as cidades de Xangai e Nanjing na província de Jiangsu da China.

5. Ilhas Palm (2014)

Em um esforço para comercializar a cidade rica em petróleo de Dubai, o primeiro-ministro encomendou projetos de construção em larga escala nos últimos anos. Provavelmente você já viu a imagem das Ilhas Palm ao largo da costa de Dubai.

Esta ilha resort é uma grande conquista de engenharia civil porque tudo a respeito foi construído a partir do fundo do mar. Com 85.000,000 de metros cúbicos de areia foram dragados do fundo do mar por barcaças. Junto com suportes de concreto, esta areia foi usada para moldar a base complexa de uma palmeira e apoiar o hotel.

6. Projeto Veneza Tide Barrier (2015)

Como uma das cidades mais pitorescas do mundo, Veneza, na Itália, está envolta em beleza, mas a cidade enfrenta grandes problemas de engenharia. A cidade foi derrubada nos últimos anos pela inundação da chuva e pelo aumento do nível do mar.

Buscando manter a cidade segura, os engenheiros desenvolveram um método único de usar linhas de portões móveis para manter as águas da inundação na baía. As barreiras têm a capacidade de selar a cidade de Veneza das marés crescentes.
Este projeto, embora não seja tremendo em escala, cativa os engenheiros com seu design único e importância para a proteção desta famosa cidade.

7. Aeroporto de Kansai (1994)

Quando os engenheiros japoneses não tiveram espaço para expandir o Aeroporto Internacional de Osaka devido ao apinhamento urbano, eles buscaram uma técnica de fundação mais incomum. Tal como as Ilhas Palm de Dubai, os engenheiros chineses construíram uma ilha, na qual fizeram um dos aeroportos mais longos do mundo.

Para criar a ilha, as equipes de construção trabalharam o tempo todo para escavar as montanhas circundantes, totalizando um excesso de 21.000.000 m3 de sujeira. O aeroporto construído na ilha é uma maravilha em si, assumindo a forma de uma ala plana para suportar os ventos de nível de tufão, comuns na região.

8. Aqueduto de Delaware (1945)

A cidade de Nova York é um centro de turismo, negócios e artes, mas também abriga aproximadamente 8,5 milhões de pessoas. Com todas as áreas densamente povoadas, a questão do abastecimento de água doce é muito questionada.

O Aqueduto de Delaware, embora possivelmente um dos projetos menos identificáveis ​​nesta lista, não fica para trás quando o assunto é maravilhas de engenharia civil. Com um total de 137 km, este grande aqueduto possui o título do túnel mais longo do mundo. E o que mais impressiona: ele foi concluído na década de 40.

Quase 50.000.000 de metros cúbicos de água são fornecidos através deste túnel todos os dias para a maior cidade dos EUA. Isso representa mais da metade do suprimento total de água, tornando este projeto vital para a vida de milhões de cidadãos americanos.

9. Estação de bombeamento de Mubarak (2005)

Como muitos outros países, o Egito tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos. Grande parte do país é um deserto árido e, em um esforço para expandir a terra utilizável, os engenheiros construíram uma estação de bombeamento destinada a fazer até 25% da terra do Egito habitável.

Antes desse projeto, apenas 5% da terra do país era considerada capaz de sustentar o desenvolvimento humano e a vida. A estação de bombeamento de Mubarak faz parte de um plano de engenharia civil chamado Projeto Toshka. O hub da estação é projetado como uma ilha com a estrutura posicionada no centro do lago Nasser. 24 bombas verticais ajudam a canalizar a água para as cidades vizinhas a partir desta localização central.

10. Lago Kariba (1963)

Por volume, o lago Kariba é o maior reservatório artificial do mundo, a uma distância de milhas a norte do Oceano Índico, na fronteira do Zimbábue e da Zâmbia. Abrangendo uma área total de 5580 quilômetros quadrados, este lago tem uma capacidade máxima de 185 km³ de água.
É tanta água que o excesso de peso é teorizado para ter causado mais de 20 terremotos na área desde a sua construção. Como todos os lagos artificiais, esse volume de água é retido por uma grande barragem, retratada abaixo. Se a represa falhasse, milhões perderiam suas vidas e os danos resultantes da inundação se estenderiam por vários países.

Gostou de conhecer os projetos de Construção Civil mais impressionantes do mundo? Qual deles chamou mais sua atenção? Comente abaixo e compartilhe conosco!