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Marketing digital para construtoras e incorporadoras: o que é e como começar?

Praticamente qualquer empresário ou profissional que tem algum envolvimento com a área de marketing já ouviu falar do marketing digital. Essa estratégia democratizou o acesso à propaganda e, com isso, tornou possível que qualquer empresa ou marca possa se posicionar como autoridade no mercado, independentemente do seu porte.

Porém, não estamos falando da propaganda comum, aquela que interrompe o espectador e se comunica sem a autorização dele. O marketing digital tem características diferentes e, não por acaso, caiu no gosto de muita gente.

Quer saber o que é marketing digital e como construtoras e incorporadoras podem se aproveitar dos benefícios dele? Então leia até o fim!

O que é e para que serve o marketing digital?

De uma maneira geral, o marketing digital é um conjunto de tarefas realizadas em meio online com o objetivo de atrair mais clientes, aumentar o reconhecimento da marca e criar novas oportunidades de negócio.

Ele serve para aproximar as empresas de seus clientes, atrair novos e criar canais de comunicação e relacionamento. Publicação de conteúdos em blogs e redes sociais, uso de anúncios patrocinados e envio de e-mails com notícias e novidades são exemplos de ações de marketing digital.

Como essa estratégia mudou a forma das empresas investirem?

Propaganda em meios de comunicação comuns, como rádio e TV, podem ter um custo elevado e, muitas vezes, são restritos a empresas de grande e médio porte. A primeira revolução do marketing digital está justamente aí: com um investimento modesto, já é possível fazer um anúncio no Google ou no Facebook e começar a ter resultados.

Outro ponto fundamental é a possibilidade de segmentar suas ações para que elas atinjam as pessoas certas. Em vez de mostrar uma promoção para alguém aleatório, com o marketing digital você conseguirá apresentá-la para uma pessoa que já demonstrou interesse no produto, aumentando as chances de conversão.

Quais são os pilares do marketing digital?

Veja, a seguir, o que nós consideramos o tripé do marketing digital: SEO, Inbound e Marketing de Conteúdo.

>> SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization que, em português, significa otimização para mecanismos de busca. Os algoritmos do Google e outras ferramentas de busca usam uma série de fatores para fazer o ranqueamento das páginas de forma orgânica, como uso de palavras-chave, originalidade, facilidade de leitura e utilidade do conteúdo.

Ao fazer SEO, as empresas tentam se adequar a esses critérios. Assim, elas conseguem aparecer entre os primeiros resultados da pesquisa e atrair mais cliques.

>> Inbound Marketing

No Inbound Marketing (marketing de atração), a empresa deixa de procurar o cliente a todo custo e faz com ele a encontre quando precisar dela. Em vez de interromper o programa favorito para mostrar um vídeo de propaganda, o Inbound Marketing busca ser útil em um momento oportuno.

Se uma pessoa estiver pesquisando por “imóveis na região Sul do Brasil”, por exemplo, e encontrar seu blog que fala sobre o assunto, as chances de que ela se interesse pela sua empresa são grandes. Mas se ela não tem qualquer interesse em imóveis, não adianta muito mostrar a sua propaganda, não é mesmo?

Ou seja, o Inbound Marketing concentra seus esforços em quem realmente tem potencial para se tornar cliente, aumentando suas conversões e o retorno sobre o investimento.

>> Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em criar posts, vídeos, webinars, e-books e outras formas de conteúdo qualificado para atrair clientes em potencial, chamados de leads. Os leads são contatos que demonstraram interesse na sua empresa e deixaram alguma informação sobre eles, como o e-mail ou telefone.

Ao produzir conteúdo relevante, você estará colocando em prática a principal premissa do Inbound Marketing, que é ser útil num momento oportuno.

Como construtoras e incorporadoras podem entrar no mundo do marketing digital?

Ficou interessado em marketing digital e quer saber como construtoras e incorporadoras podem entrar neste mundo? Veja alguns passos a serem tomados!

Criar personas

As personas são representações do seu cliente ideal. Elas são criadas a partir de estudos sobre seus clientes atuais e o mercado. Ao criar uma persona, você pode direcionar seus conteúdos e ações para o público certo.