02
jul

Tecnologia: qual o impacto e as aplicações da IoT na construção civil?

A revolução digital chegou também à construção civil e está revolucionando a forma como as obras são feitas e os imóveis são utilizados. Entre as tecnologias em alta, a Internet das Coisas ou IoT (Internet of Things) é uma das mais promissoras.

O uso da IoT na construção civil promete melhorar a forma como as obras são conduzidas, reduzir desperdícios, aumentar o conforto dos imóveis e muito mais. Quer entender como tudo isso está acontecendo? Vem com a gente!

O que é IoT?

A IoT representa a chegada da internet aos objetos comuns que vão desde eletrodomésticos a equipamentos. Carros, relógios, roupas, máquinas, geladeira, lâmpadas, câmeras de segurança e por aí vai.

A conexão deixa de ser exclusiva dos equipamentos tradicionais como laptops, smartphones e tablets, e chega ao mais diversos objetos. A Internet das Coisas funciona baseada nos seguintes itens:

  • sensores usados para coletar dados como temperatura, localização, velocidade etc.;
  • conexão a uma rede para enviar os dados coletados, geralmente feita via WiFi ou Bluetooth;
  • processamento de dados, normalmente feito de forma centralizada por um software;
  • interface com o usuário por meio de um aplicativo ou programa que dá ao operador a oportunidade de ler os dados coletados e operar os dispositivos conectados.

Como a IoT impacta as cidades e a construção civil?

Um estudo intitulado “
Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil” foi encomendado pelo o BNDES, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e realizado pela consultoria McKinsey. Os resultados apontam que o Brasil pode ganhar 27 bilhões de dólares em potencial econômico até 2025 graças à economia com gestão pública, transporte, segurança e energia promovida pela IoT.

O estudo também aponta exemplos brasileiros e internacionais onde o uso da IoT na construção civil e nas cidades já está acontecendo. É o caso da cidade de Canoas, no RS, que implementou a IoT para melhorar a segurança pública. Sensores detectam ruídos de alerta, como disparos de arma de fogo, e avisam automaticamente a polícia.

Já em Barcelona, na Espanha, os sistemas de irrigação de parques e jardins públicos foi conectado à internet para permitir gerenciamento inteligente. Sensores medem a umidade do solo em diferentes pontos e todo o sistema de irrigação pode ser controlado por tablets.

No dia a dia da construção civil, a Internet das Coisas também está causando revoluções. As aplicações são vastas e vão desde a conexão de equipamentos nas obras até a automação total das residências.

Quais são as aplicações da Internet das Coisas nas obras e nos imóveis?

Talvez seja mais fácil dizer onde a IoT não pode ser aplicada. As possibilidades são praticamente infinitas e novas soluções surgem a todo momento. Veja alguns exemplos de como aplicar a IoT na construção civil!

Conexão de equipamentos

Todos os equipamentos utilizados nas obras podem ser conectados à internet e o envio de dados pelos sensores tornará a sua vida mais fácil. Entre as funções que ficarão disponíveis com a IoT, estão:

  • detecção de necessidade de manutenção antes da falha total, reduzindo o tempo que o equipamento fica parado;
  • coleta de informações sobre desempenho e horas trabalhadas para cada equipamento e operador;
  • localização exata de cada equipamento no canteiro;
  • operação remota de equipamentos, especialmente atraente para uso em áreas de risco.

Economia de energia e combustível

A IoT permite não apenas que os seres humanos controlem melhor seus equipamentos, mas que os próprios sistemas também tomem decisões de forma automatizada.

Com base nos dados coletados, os sistemas inteligentes fazem ajustes em luzes, desligam equipamentos ociosos e tomam medidas para reduzir o consumo de energia e de combustível.

Otimização da logística

Caminhões e cargas com conexão à internet permitem que os gestores monitorem em tempo real as suas cargas e planejem a obra corretamente. Nada de ter atrasos na obra porque ficou esperando um material que não chegou. Com a IoT, a logística pode se tornar muito mais transparente.

Automação e segurança residencial

Outra grande aplicação da IoT na construção civil é na automação das residências para dar mais conforto e segurança aos moradores. Seu imóvel pode ter um enorme diferencial se ele for construído pensando nessa nova tecnologia. Alguns exemplos da Internet das Coisas nesse contexto são:

  • possibilidade de apagar, acender e ajustar luminosidades das lâmpadas usando um app no celular;
  • sistemas inteligentes que ligam e desligam luzes e sistemas de irrigação visando a economia de energia e água;
  • abertura e fechamento de portas e portões de forma remota e usando dispositivos móveis;
  • sistemas de monitoramento por câmeras que pode ser acessado de qualquer lugar usando um app ou software.

Ou seja, a IoT na construção civil oferece possibilidades tanto para profissionais quanto para os usuários dos imóveis construídos. O fato é que a tecnologia vai continuar crescendo nos próximos anos e você precisa ficar de olho nela!

E não é só a IoT que está revolucionando a construção civil. Continue ligado no blog que nas próximas semanas teremos mais conteúdo sobre tecnologia!