Rua Fúlvio Aducci, 627 sala 806, Estreito, Florianópolis SC
48 3093 2027
48 99111 3062

Pedra Branca sedia encontro sobre prevenção de perdas de água, dia 14 de setembro em Palhoça

  • Home
  • Sala de Imprensa
  • Pedra Branca sedia encontro sobre prevenção de perdas de água, dia 14 de setembro em Palhoça
10
set

Pedra Branca sedia encontro sobre prevenção de perdas de água, dia 14 de setembro em Palhoça

Quando se aborda a sustentabilidade ambiental, o uso consciente da água surge como uma das principais preocupações, tendo como questão central a chamada perda de água. Trata-se de situações nas quais, embora a rede de abastecimento esteja regularmente funcionando, a água disponibilizada ao usuário final acaba não sendo medida, por conta de vazamentos na rede pública, deficiência de medição ou fraudes.

“O custo da água perdida é suportado, silenciosamente, pelo cliente e pela saúde financeira da companhia de saneamento. A falta de controle sobre as perdas leva paulatinamente, à perda da capacidade de investimento e obsolescência do sistema.  Por isso, é fundamental pensar ações que reduzam esse problema”, aponta o Gestor do Sistema de Água Pedra Branca (SAE), Ramiro Nelson.

Justamente para difundir as técnicas aplicadas à redução de perdas de água, surgiu a Câmara Temática, uma entidade focada em debates e troca de experiências. O indicativo da importância desse trabalho surge com os municípios componentes da Câmara aparecendo entre os mais eficientes de Santa Catarina em gestão de perdas. O estado, por sinal, é um dos melhores do Brasil neste segmento e tem a Cidade Pedra Branca, na Grande Florianópolis, como referência, tendo em vista o baixo índice de perdas de água.  

Sucesso da Pedra Branca em pauta

Por isso, o sucesso das ações implementadas pelo bairro-cidade serão o tema do Encontro da Câmara Temática de Gestão de Perdas, marcado para o próximo dia 14 de setembro, às 9 horas, no bairro-cidade em Palhoça. O evento acontece no Edifício Atrium Offices, o primeiro prédio catarinense de perfil 100% comercial a obter o certificado Leed Gold, que atesta o potencial sustentável das edificações.

Durante o encontro, o case do Sistema de Água Pedra Branca (SAE) será uma das principais pautas. A partir de um trabalho que envolveu investimento em tecnologia e gestão de performance, foi possível atingir índices de perdas inferiores a 10% do volume disponibilizado. Uma experiência positiva a ser apresentada aos técnicos representantes das diferentes companhias componentes da Câmara – previamente inscritos no evento – , que também farão uma visita técnica às estações de tratamento de esgoto do SAE.

Outros assuntos trazidos ao evento serão duas modelagens hidráulicas, que permitem simular, virtualmente, o comportamento do sistema de água, além de um sistema de Business Intelligence (BI) aplicada à gestão de perdas de água. “A Cidade Pedra Branca fica feliz em poder falar sobre a sua experiência e sediar uma iniciativa tão importante. O ataque multidisciplinar a esse problema da perda de água é primordial. Afinal, trata-se de uma questão relacionada à sustentabilidade ambiental e financeira das Companhias”, encerra Ramiro Nilson, gestor do SAE.”, encerra Ramiro Nilson, gestor do SAE.

Serviço
O que: Encontro da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água
Quando: 14 de setembro de 2018, às 9 horas
Onde: Edifício Atrium Offices – Rua Jair Hamms, 38, Cidade Pedra Branca – Palhoça-SC
Inscrição: O evento é restrito aos técnicos das Companhias de Saneamento, integrantes da Câmara Temática.

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Daniela Risson – WhatsApp: (48) 99925.5905
Gisele Machado – WhatsApp: (48) 98428.9920

Halo Notoriedade Empresarial
Comunicação e Marketing segmentado na Construção Civil
Telefone: (48) 3093.2027
Celular/WhatsApp: (48) 99111.3062
E-mail: empresa@halonotoriedade.com.br
Site: www.halonotoriedade.com.br
Mais releases: www.halonotoriedade.com.br/saladeimprensa

Projetos Relacionados

Assine nossa newsletter!