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Sistema solar das empresas: por que o site é o centro de tudo?

Em tempos em que a internet é usado para tudo em nosso dia a dia, parece óbvio falar que uma empresa precisa ter um bom site. O que não é tão óbvio, no entanto, é como a estrutura e a otimização desse site são importantes para consolidar a imagem de uma empresa.

Se a sua empresa é nova no mercado e está procurando formas de conquistar novos clientes e crescer, você deve dar total importância à estruturação do site. Se sua empresa já existe algum tempo, é importante ficar atento às mudanças do últimos tempos relacionadas ao site. 

Entenda mais sobre o assunto e veja por que o site é o centro do sistema solar das empresas!

Por que o site é tão importante?

Porque todos os canais da empresa convergem para o site e ele é a principal forma de contato entre sua empresa e os potenciais clientes. É a sua vitrine. É seu cartão de visita. Geralmente quando se faz campanhas em redes sociais, anúncios pagos no Google, Facebook, Instagram, e-mail marketing ou qualquer outro tipo de ação, o potencial cliente normalmente será direcionado para o site da empresa.

Se ele encontrar um site mal estruturado, que não esclarece suas principais dúvidas e não facilita a navegação, ele provavelmente vai desistir de seguir o contato. Pelo contrário, se o site tem uma linguagem clara e objetiva, é de fácil navegação e responde às dúvidas do potencial cliente, há grandes chances de que ele continue em contato com a sua empresa.

O que não pode faltar em um bom site?

Veja agora os itens básicos por onde todo site deve começar:

Linguagem adequada e discurso alinhado à empresa

A escolha da linguagem correta é o ponto-chave para alcançar sua audiência. Conheça seu público, entenda as necessidades dele e tente ser o mais objetivo possível. Vá direto ao ponto, oferecendo as informações que seus clientes precisam.

Lembre-se de que o site deve ser uma representação da sua empresa. Alinhe o discurso aos valores e à missão que seu negócio carrega, ajudando a fortalecer a sua marca.

Imagens e visual atrativo

O site também deve ser visualmente atrativo para o usuário, com imagens de alta resolução, um bom design, boa legibilidade e cores que combinam com a marca. Não menospreze o poder de um bom design e invista no visual do seu site.

Otimização para SEO

O Search Engine Optimization (SEO) deve ser feito em todas as páginas do seu site, levando em conta as palavras-chaves, mas não apenas elas. Os critérios de SEO vão muito além de apenas usar a palavra, pois os mecanismos de busca avaliam diversos aspectos do site como:

– velocidade de carregamento;
– 
facilidade de acesso por meio de dispositivos móveis;
– funcionamento correto dos links;
– presença de imagens e vídeos;
– URLs curtas e legíveis.

Enfim, são dezenas de critérios de SEO que precisam ser observados e analisados usando ferramentas adequadas para isso.

Call to Action – CTA

Por fim, não poderíamos deixar de mencionar os Call to Action (CTAs) que precisam estar presentes e em destaque no site. Se você já alcançou o bom resultado de fazer um potencial cliente entrar no site, não pode perder essa oportunidade.

Os botões de chamada para ação são uma das ferramentas do marketing online para acelerar os resultados. Faça CTAs chamativos, convidativos e que façam sentido com o restante da página e, claro, para seu lead. A ideia é convencer quem está lendo de que a ação sugerida, por exemplo, entrar em contato, é mesmo uma excelente ideia.

Como avaliar a aceitação do site pelo público?

Depois de planejar, construir e colocar no ar um bom site para sua empresa, é preciso acompanhar a aceitação e a performance das páginas.

Mesmo que todos os detalhes tenham sido bem planejados, é normal que adaptações e ajustes sejam feitos ao longo do tempo. Para isso, existem diversas ferramentas e métodos que você pode usar, por exemplo:

Testes A/B: usados para testar uma característica do site, por exemplo, a cor de um botão. As duas versões ficam no ar separadamente durante um tempo e você avalia qual versão teve a melhor resposta;

Mapa de calor: faz o mapeamento dos locais onde os usuários mais utilizaram o mouse, identificando por cores as áreas mais “quentes”. Com isso, você consegue perceber quais são os lugares estratégicos dentro do site;

Análise e monitoramento do SEO e da audiência;

Avaliação de velocidade de carregamento, acessibilidade por dispositivos móveis, existência de links quebrados, backlinks e outros aspectos relevantes.

Enfim, ter um bom site é o passo fundamental de toda empresa, antes mesmo de investir em campanhas publicitárias. Tendo um bom site no ar, você pode começar a fazer investimentos em marketing – sobretudo digital – e eles terão mais chances de dar bons retornos.