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jul

Aproveite ações de marketing digital na Construção Civil mesmo usando RFPs

Muitas empresas conectadas na cadeia produtiva da construção civil contam com RFPs* para fazer negócios, por isso é fácil para sua equipe de marketing assumir que o Marketing Digital na Construção Civil não é necessário.

No entanto, o número de empresas que usam essa estratégia tem crescido de forma constante nos últimos anos e não há sinais de que ele desacelere. Uma das principais razões para o uso generalizado deste tipo de marketing é que ele pode ser aplicado a quase todas as indústrias e empresas de um modo geral.

Abaixo, te explicamos o que é Marketing Digital e como uma empresa da Construção Civil pode se beneficiar dessa estratégia!

O que é o Marketing Digital na Construção Civil?

O Marketing Digital é uma maneira de você conquistar os potenciais clientes de sua empresa (leads), dos seus produtos e de seus serviços usando vários meios de conteúdo e técnicas. Além de artigos de blog, estudos de caso e white papers publicados em seu site, por exemplo, o compartilhamento nas redes sociais e anúncios pagos no Google e outras páginas também podem ser usados.

Este processo geralmente funciona de forma semelhante a um funil. Clientes potenciais encontram o seu site por meio do seu conteúdo publicado. A partir daí, as conversões são feitas com a inscrição para uma lista de e-mails ou o preenchimento de um formulário que solicita mais informações.

Isso permite que você interaja com o seu novo “lead” e obtenha mais informações sobre eles, o que vai facilitar o contato dos vendedores quando eles estiverem prontos para receber uma proposta.
Você também pode “nutrir” seus leads enviando-lhes informações adicionais valiosas para ajudá-los em seus negócios. Com a nutrição de leads, você pode continuar a interagir com o seu potencial cliente, ganhando seu interesse e confiança.

Os benefícios do Marketing Digital para a Construção Civil

Mais e mais pessoas tomam decisões sobre com quais empresas fazem negócios com base em informações obtidas na Internet. De acordo com a Forrester, as pessoas olham para uma média de 11,4 peças de conteúdo antes de fazer uma escolha de compra, e mais de 90% dos compradores já fizeram uma escolha antes mesmo de ter o primeiro contato com um fornecedor.

Se a sua empresa não puder ser facilmente encontrada na Internet, você pode estar perdendo oportunidades de vendas que você nem sabia. Por isso, conheça abaixo 3 ferramentas de Marketing Digital que você pode usar na Construção Civil e comece sua estratégia agora mesmo!

3 ferramentas de Marketing Digital na Construção Civil

Há uma variedade de ferramentas que sua empresa pode usar para atrair novos clientes e leads. Abaixo estão alguns dos métodos de marketing mais populares, juntamente com uma explicação dos benefícios do Marketing Digital para empresas deste segmento.

1. SEO

SEO, ou otimização de mecanismos de pesquisa (Search Engine Optimization), é uma das peças chave do Marketing Digital. É um método para projetar, desenvolver e escrever conteúdo para um site para que ele tenha uma melhor chance de aparecer no topo dos resultados dos mecanismos de pesquisa, como o Google.

Um estudo realizado pela Chitika descobriu que os resultados da primeira página de pesquisa obtiveram 33% de todo o tráfego. Isso quer dizer que se o seu site estiver enterrado nas últimas páginas de resultados de uma pesquisa do seu mercado, não é provável que obtenha muitos visitantes.

O SEO é conduzido por algoritmos em evolução, uma vez que os mecanismos de busca freqüentemente alteram a maneira como eles classificam os sites e o que eles procuram para determinar se um site oferece conteúdo de qualidade.
Além disso, é um processo a longo prazo e contínuo, e precisa ser feito para cada nova página de conteúdo adicionada a um site. É por isso que é uma boa ideia alistar a ajuda de uma agência de marketing digital profissional para garantir que seja feito corretamente.

2. Publicidade paga

É preciso tempo para ver resultados com SEO, mas a publicidade paga pode oferecer resultados mais rápidos e ser muito rentável.

Muitas empresas usam os anúncios pagos enquanto aguardam a evolução da sua estratégia de SEO para levar os usuários até seu site. Quando o SEO começa a fornecer tráfego orgânico, você pode usar os anúncios para continuar gerando ainda mais tráfego e obter visitantes direcionados.

Os anúncios pagos funcionam como um pay-per-click (pagamento por clique), ou seja, sua empresa só é cobrada quando alguém clica no seu anúncio. Esses anúncios aparecem acima e abaixo dos resultados padrão do mecanismo de pesquisa, e eles são marcados como publicidade, embora geralmente de forma discreta.

O custo por clique dependerá de uma variedade de fatores, incluindo a quantidade de concorrência que sua empresa tem para uma determinada palavra-chave e o quão bem os motores de busca acreditam que o conteúdo do seu site corresponde ao que seus clientes ideais estão procurando.

3. Marketing de Conteúdo

O conteúdo é outro importante bloco em uma campanha de Marketing Digital na Construção Civil bem sucedida e pode cobrir uma ampla gama de coisas, incluindo white papers, estudos de caso, postagens de blog e postagens nas redes sociais.

O conteúdo é o que atrai o usuário, e há realmente muito espaço para artigos de construção na Web. As instruções, as explicações de conceitos e processos e artigos informativos podem ajudar a atrair visitantes para um site e também podem reforçar as credenciais da sua empresa como uma organização referência no assunto.

Se sua empresa tiver uma grande quantidade de conteúdo em seu site girando em torno do setor de Construção Civil, as pessoas vão confiar poder validar que você é especialista no assunto. Este fato é suportado por dados da HubSpot, empresa referência em Marketing Digital, que mostram que organizações que publicam pelo menos 16 blog posts por mês conseguem 3.5x mais tráfego do que aquelas que publicam de 0 a 4 posts mensais.

Além dessas existem inúmeras estratégias de Comunicação e Marketing Digital disponíveis para a Construção Civil que podem fazer com que entrar nesse mundo pareça assustador. A boa notícia é que você não precisa abordar esse tipo de marketing por conta própria. Busque empresas especializadas, para obter os melhores desempenhos e conversão de vendas.

Se você está interessado em obter mais informações sobre o tipo de resultados que você pode esperar de um Planejamento Estratégico de Marketing Digital focado na Construção Civil, nós podemos te ajudar. Entre em contato conosco!

* A RFP é o convite enviado a um grupo de fornecedores para apresentarem propostas de venda de produtos ou serviços. Um processo de aquisição envolvendo vários fornecedores aumenta a capacidade de negociação e o poder de compra das empresas.