A parceria entre a Brognoli Negócios Imobiliários e a Go Good trouxe impactos positivos para a cultura organizacional da empresa e angariou doações para o Centro Catarinense de Reabilitação
O processo de inovação que permeia a atuação da Brognoli Negócios Imobiliários, uma das mais tradicionais marcas do segmento imobiliário da capital catarinense, tem na gestão de pessoas e na sustentabilidade alguns fundamentos centrais. A iniciativa de ser uma das marcas patrocinadoras do Link Lab, da Acate, colocou a Brognoli em contato com visão de ponta e sinalizou para a fundamental preocupação com o desenvolvimento de uma cultura de bem-estar no ambiente de trabalho.
“Estamos vivenciando um modelo de negócios efetivamente inovador, no que tange a práticas de gestão, adaptação a ferramentas tecnológicas e desenvolvimento de iniciativas de experiência positiva para clientes e stakeholders em geral. E seria impossível não investir no conceito de brand employer, que está relacionado à reputação da nossa marca enquanto ambiente de trabalho”, afirma o CEO da Brognoli Negócios Imobiliários, Eduardo Barbosa.
A partir da experiência de troca entre grandes empresas e startups, no contexto do Link Lab, foi amadurecido um projeto colaborativo desenvolvido com a Go Good. A startup catarinense assina uma reconhecida plataforma de saúde e bem-estar corporativo, apoiada no uso de tecnologias.
“Criamos um sistema de incentivo a práticas saudáveis, que é utilizado a partir de computadores, smartphones e também plataformas como os relógios digitais. O usuário define comportamentos a monitorar e desenvolver e usa a plataforma para acompanhar o desempenho. Nas empresas, a partir da gamification, os funcionários se integram a uma agradável disputa na qual hábitos mais saudáveis se transformam em pontos, bônus e benefícios”, explica Bruno Rodrigues – CEO e cofundador da Go Good.
Um case de sucesso
A Brognoli vivenciou uma primeira etapa de utilização da plataforma com as equipes de diferentes áreas e agências, no último ano. E os resultados foram tão positivos que já está sendo implantada a segunda etapa.
No primeiro momento, o foco foi o fomento de uma cultura de bem-estar, com acompanhamento de quesitos como hábitos alimentares, qualidade do sono e índice de estresse. Para o novo cronograma, que está sendo lançado, o mote de ação será a prevenção de doenças crônicas.
A campanha inicial, em seus sete meses de duração, conseguiu angariar a participação de mais de 50% do corpo total de funcionários da imobiliária. Conforme fossem aderindo a hábitos e posturas mais saudáveis, os colaboradores acumulavam pontuação, contabilizada com ajuda de aplicativos que monitoravam e revertiam em pontos atividades como bike e corrida. Tudo era contabilizado para que os participantes atingissem a meta mensal estabelecida e os pontos foram sendo revertidos em doações para Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), entidade escolhida em votação aberta.
Como forma de incentivar e engajar ainda mais quem tinha aderido ao jogo, todos os participantes recebiam, semanalmente, notificações com o ranking da saudável competição, além de informações sobre qualidade de vida e a entidade beneficiada. Tudo circulava por uma rede corporativa especialmente criada para o game. Além disso, as metas individuais e corporativas eram acompanhadas em tempo real, por meio do aplicativo. Um incentivo que fez com que, todos os meses, os objetivos fossem atingidos.
No último mês da campanha, também foi promovida uma gincana interna. Os participantes foram divididos em 5 times, representando os valores da empresa, que são profissionalismo, clima organizacional, inovação, transparência e sustentabilidade. O time que atingisse a meta se tornava campeão. A gincana alavancou as doações e foi uma excelente forma de integrar colaboradores dos diferentes setores. Já que as equipes foram montadas de forma aleatória, os colegas, além de se conhecerem melhor, acabavam se incentivando mutuamente.
Como resultado das doações angariadas, no game com os colaboradores da Brognoli, o CCR vai investir em equipamentos para a montagem de um espaço de integração sensorial. Um reforço que vai permitir a mais de 140 crianças participarem mais das atividades diárias da ONG, com melhora das habilidades sensório-motoras.
“Em se tratando de cultura organizacional, a iniciativa também foi excelente, com aumento no engajamento dos colaboradores e perceptível melhoria na qualidade de vida. Nosso corpo de funcionários está mais ativo, satisfeito e melhorou os hábitos de alimentação. Isso tem reflexo direto na qualidade do atendimento, com maior satisfação dos clientes. Mais de 70% dos colaboradores reconhecem e valorizam, de forma mais positiva, nossa preocupação com sua saúde e o impacto social gerado pela atuação da empresa”, analisa o CEO da Brognoli Negócios Imobiliários, Eduardo Barbosa.
Números que traduzem o sucesso
Veja os índices gerados pela parceria entre Brognoli e Go Good, na primeira etapa da campanha de promoção de qualidade de vida
– 95 colaboradores participantes,
– 956 atividades físicas realizadas, 2.900 km de corrida e 3.800 km percorridos de bicicleta;
– A frequência das atividades físicas dos colaboradores está 40% maior;
– Redução de 4% no número de afastamentos por atestado;
– O engajamento dos funcionários com a empresa cresceu 61%;
– 38% dos participantes consideram que a qualidade da sua alimentação melhorou. E 29% declaram adoecer menos;
– O clima da empresa e a integração entre os colaboradores está melhor para 57% deles;
– A produtividade pessoal melhorou para 53% das pessoas que aderiram à plataforma;
– A transformação digital da empresa está mais clara para 85% dos colaboradores;
– 71% dos usuários também afirmam perceber melhor a preocupação da Brognoli com sua saúde. Para 78% o compromisso da empresa com geração de impacto social também está mais evidente. São números que provam a importância de trabalhar uma cultura corporativa focada em sustentabilidade e gestão de pessoas. É um investimento fundamental em se tratando de uma gestão de qualidade e eficiência, capaz de trazer diferenciais competitivos às empresas.
Mais informações para a imprensa, clique aqui.