Mais de 40 mil visitantes buscam o local em função da Acate, dos espaços para reuniões de negócios, dos grandes eventos geridos pelo Impact Hub e do mix de serviços e lojistas composto por mais de 15 operações, incluindo a recém inaugurada Mercadoteca
Um convite a uma experiência única aliada a negócios, inovação, eventos, compras, lazer, cultura e gastronomia. Tudo isso em um ambiente descolado e sofisticado, que permite integração com a natureza, curtindo bons momentos com a família e amigos. Essa é a proposta dos open malls, ou shoppings a céu aberto, que começam a cair no gosto dos brasileiros. Afinal, nada melhor do que a segurança e a comodidade do shopping com o gostinho de um passeio ao ar livre.
É de olho nessa tendência que o Passeio Primavera vem se tornando, desde 2015, uma referência no que tange ao conceito de shopping a céu aberto na capital catarinense. Agregando a força da marca Primavera Garden Center (inicialmente conhecido por este nome), que hoje compõe o mix do open mall, o agora Passeio Primavera conta, ainda, com os diferenciais da excelente localização, na SC 401, rota de algumas das principais praias de Florianópolis, e também uma das principais atmosferas do ecossistema de inovação catarinense, onde a Acate mantém sua sede.
E tudo isso se tornou possível graças a um forte investimento em infraestrutura, como, por exemplo, novo acesso pela via marginal à SC-401, facilitando a chegada ao estacionamento privativo com mais de 300 vagas rotativas. Também foram realizadas obras de ampliação de calçadas e de construção de ciclovia. Um conjunto de ações que fazem do local um verdadeiro open mall.
Hoje, o Passeio Primavera é um centro comercial ao ar livre, com espaços de convivência e que oferece gastronomia, lojas, serviços, além de compartilhar endereços de empresas de tecnologia, diversos escritórios virtuais, espaço cultural, entretenimento e eventos abertos ao público.
Case inovador
A assinatura da criação e implementação do shopping a céu aberto, resultante na nova marca Passeio Primavera, é do Passeio Endereços, uma empresa de administração de endereços jurídicos do Grupo Pedra Branca. Esse é o segundo case bem-sucedido da empresa, também responsável pela gestão do Passeio Pedra Branca, em Palhoça.
A ligação entre os dois ambientes passa pelos elementos arquitetônicos, as calçadas amplas e circundantes, o mobiliário criativo e de alto padrão, permeada por uma preocupação com a qualidade de vida oferecida. Um mix de lojas que garante uma trajetória de sucesso. Atualmente, cerca de 40 mil pessoas circulam todo mês no Passeio Primavera, em Florianópolis. E esse número deve atingir a marca do Passeio Pedra Branca, que já registra 100 mil/mês, fruto do investimento dos últimos 5 anos. O número da Capital é fluxo fixo, já que o público flutuante, tendo em vista os eventos ocorridos na estrutura que abriga o shopping a céu aberto, é estimado, mensalmente, em 5 mil pessoas, segundo dados da Impact Hub Florianópolis, responsável por esta área.
Sustentabilidade agregada
A estrutura é dar inveja – com amplo estacionamento e um mix altamente interessante de lojas e serviços – e apoiada numa matriz de forte apelo sustentável. O Passeio Primavera mantém uma política de reaproveitamento da água da chuva, com tratamento próprio de esgoto, prática da gestão de resíduos orgânicos e geração de adubos e tem mais de 40 árvores plantadas no local.
O tratamento dos resíduos reciclados, em parceria com uma cooperativa de catadores, também faz parte da política ambiental do shopping a céu aberto. O bicicletário também surge como elemento de qualidade de vida e melhoria da mobilidade e o redário como um ponto de descanso em meio à agitada atmosfera urbana.
A rota da inovação
O Passeio Primavera é uma estrutura composta por vários lojistas e centros comerciais como a Mercadoteca e o Cia Primavera, que agrupam lojistas e empresas, respectivamente. O Cia Primavera, por exemplo, faz do Passeio Primavera um dos centros nervosos do agitado cenário da inovação catarinense. Ali funcionam a sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE); o Midi Tecnológico – eleita recentemente a quinta melhor incubadora do mundo; e a Impact Hub, um espaço de coworking que reúne negócios de diferentes segmentos, focados na produção de impactos positivos e na criação de uma atmosfera colaborativa.
O espaço é sede também de mais de 40 empresas de base tecnológica, associadas à Acate, e o local registra diariamente um fluxo de 700 pessoas. Segundo a Impact Hub Floripa, mais de 58 mil pessoas participaram de eventos no local em 2017 e para 2018 estão previstos Meetups de Impacto, Encontros de Empreendedores, Hub Escola e Festival de aprendizado, entre outros. Só a Acate registrou mais de 104 grandes eventos no Cia Primavera no ano passado.
Gastronomia, lojas e serviços
O mix de serviços e gastronomia do Passeio Primavera endossa a parte fundamental dos pilares que baseiam a proposta de shopping a céu aberto. A ideia é oferecer praticidade no acesso a serviços para quem circula, ou trabalha no local e região, aliados a boas opções gastronômicas, que atendem desde à necessidade rotineira e oferecem boas pedidas para o relax do happy hour e do passeio de fim de semana com a família. Veja quem está no Passeio Primavera:
– Lojas e Serviços:
Adam Barbearia
Fuzz Cabeleireiros
Primavera Garden Center
FarmaSesi
Em breve um lava car
– Gastronomia:
Café Cultura
Madero Container
Nipô Sushi
Quatro Estações Restaurante
Ubaiá
Mercadoteca: Armazém Savas, Pure Food, Le Cavalcante, Wine Pub, Liffey Pub e Di Panna Gelateria.
Passeio Primavera em números:
+ 40 mil visitantes fixos por mês;
330 vagas de estacionamento privativo;
+ 10 lojas focadas especializadas em gastronomia;
As novidades para 2018
Uma das boas grandes novidades que o Passeio Primavera já iniciou em 2018 vem com a inovadora Mercadoteca, que abriga um mix próprio focado em gastronomia. Com prioridade para os fornecedores locais e atendimento personalizado. A proposta é despretensiosa, sem garçons, com mesas comunitárias e cadeiras altas, seguindo o estilo dos melhores mercados gastronômicos das principais capitais do mundo.
A unidade de Florianópolis é inspirada no sucesso da iniciativa em Curitiba, com um movimento mensal de cerca de 35 mil pessoas e faturamento estimado em R$1,3 milhão/mês. O local já reúne as marcas: Armazém Savas, Pure Food, Le Cavalcante, Wine Pub, Liffey Pub, Di Panna Gelateria e Pissani Massas Artesanais.
“A intenção em criar o Passeio Primavera foi justamente oferecer um espaço para a comodidade em aliar trabalho e acesso a lojas, serviços e à boa gastronomia. E a Mercadoteca vem justamente com esse apelo de tendência gastronômica, num espaço em que as pessoas podem também aproveitar o espaço urbano e se divertir”, arremata Marcelo Gomes, presidente da Cidade Pedra Branca
Mais informações para a imprensa, clique aqui