Quando se aborda a sustentabilidade ambiental, o uso consciente da água surge como uma das principais preocupações, tendo como questão central a chamada perda de água. Trata-se de situações nas quais, embora a rede de abastecimento esteja regularmente funcionando, a água disponibilizada ao usuário final acaba não sendo medida, por conta de vazamentos na rede pública, deficiência de medição ou fraudes.
“O custo da água perdida é suportado, silenciosamente, pelo cliente e pela saúde financeira da companhia de saneamento. A falta de controle sobre as perdas leva paulatinamente, à perda da capacidade de investimento e obsolescência do sistema. Por isso, é fundamental pensar ações que reduzam esse problema”, aponta o Gestor do Sistema de Água Pedra Branca (SAE), Ramiro Nelson.
Justamente para difundir as técnicas aplicadas à redução de perdas de água, surgiu a Câmara Temática, uma entidade focada em debates e troca de experiências. O indicativo da importância desse trabalho surge com os municípios componentes da Câmara aparecendo entre os mais eficientes de Santa Catarina em gestão de perdas. O estado, por sinal, é um dos melhores do Brasil neste segmento e tem a Cidade Pedra Branca, na Grande Florianópolis, como referência, tendo em vista o baixo índice de perdas de água.
Sucesso da Pedra Branca em pauta
Por isso, o sucesso das ações implementadas pelo bairro-cidade serão o tema do Encontro da Câmara Temática de Gestão de Perdas, marcado para o próximo dia 14 de setembro, às 9 horas, no bairro-cidade em Palhoça. O evento acontece no Edifício Atrium Offices, o primeiro prédio catarinense de perfil 100% comercial a obter o certificado Leed Gold, que atesta o potencial sustentável das edificações.
Durante o encontro, o case do Sistema de Água Pedra Branca (SAE) será uma das principais pautas. A partir de um trabalho que envolveu investimento em tecnologia e gestão de performance, foi possível atingir índices de perdas inferiores a 10% do volume disponibilizado. Uma experiência positiva a ser apresentada aos técnicos representantes das diferentes companhias componentes da Câmara – previamente inscritos no evento – , que também farão uma visita técnica às estações de tratamento de esgoto do SAE.
Outros assuntos trazidos ao evento serão duas modelagens hidráulicas, que permitem simular, virtualmente, o comportamento do sistema de água, além de um sistema de Business Intelligence (BI) aplicada à gestão de perdas de água. “A Cidade Pedra Branca fica feliz em poder falar sobre a sua experiência e sediar uma iniciativa tão importante. O ataque multidisciplinar a esse problema da perda de água é primordial. Afinal, trata-se de uma questão relacionada à sustentabilidade ambiental e financeira das Companhias”, encerra Ramiro Nilson, gestor do SAE.”, encerra Ramiro Nilson, gestor do SAE.
Serviço
O que: Encontro da Câmara Temática de Gestão de Perdas de Água
Quando: 14 de setembro de 2018, às 9 horas
Onde: Edifício Atrium Offices – Rua Jair Hamms, 38, Cidade Pedra Branca – Palhoça-SC
Inscrição: O evento é restrito aos técnicos das Companhias de Saneamento, integrantes da Câmara Temática.
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Daniela Risson – WhatsApp: (48) 99925.5905
Gisele Machado – WhatsApp: (48) 98428.9920
Halo Notoriedade Empresarial
Comunicação e Marketing segmentado na Construção Civil
Telefone: (48) 3093.2027
Celular/WhatsApp: (48) 99111.3062
E-mail: empresa@halonotoriedade.com.br
Site: www.halonotoriedade.com.br
Mais releases: www.halonotoriedade.com.br/saladeimprensa