18
jun

Tecnologia: Inteligência Artificial na construção civil: realidade ou ficção?

Você deve ter visto que nós começamos a falar aqui no blog sobre as tecnologias que estão transformando a engenharia civil. Ora considerado um ramo conservador, a indústria da construção agora também abre as portas para a transformação digital e incorpora diversas novidades. Uma delas é a inteligência artificial.

Muitas vezes abreviado como IA ou AI, do nome em inglês, Artificial Intelligence, esse ramo se propõe a criar máquinas que reproduzem a capacidade de pensamento do ser humano. Mas quão avançado este ramo está? O que a IA é realmente capaz de fazer e o que esperar para o futuro? Acompanhe e entenda tudo sobre a Inteligência Artificial na construção civil!

O que é Inteligência Artificial?

É um ramo da ciência da computação que se dedica a criar máquinas que são capazes de analisar e usar dados para tomar decisões e resolver problemas e, de certo, modo, raciocinar. Aqui, nós precisamos separar a ficção da realidade. Veja alguns exemplos:

** Robôs capazes de agir, pensar, andar, falar e se comportar exatamente como seres humanos: ficção;

** Softwares avançados que conseguem identificar padrões de comunicação e ter uma conversa que se aproxima de uma conversa humana: realidade. Acontece em assistentes virtuais, como Siri da Apple ou Alexa da Amazon;

** Veículos são capazes de se pilotarem sozinhos e não dependem da ação humana: ficção;

** Veículos podem ser colocados em módulo de direção automática, desde que um ser humano esteja presente e assuma o controle quando necessário: realidade. Acontece nos carros autônomos em teste pela Google e pela Uber.

A inteligência artificial se baseia no aprendizado de máquina ou machine learning. Os algoritmos são criados para processar uma grande quantidade de dados e, a partir deles, encontrar padrões, prever respostas, identificar tendências e, consequentemente, aprender.

Pode parecer algo futurista, mas a Inteligência Artificial já está presente em vários ramos, inclusive na construção civil.

Como ela é aplicada à construção civil?

Um uso muito popular da inteligência artificial é a construção dos chatbots, que são softwares avançados de comunicação. Em 2017, a MRV Engenharia inovou ao ser a primeira construtora a disponibilizar uma assistente virtual com inteligência artificial. Entre as funções, o usuário pode perguntar como está sua obra e tirar outras dúvidas. Outros projetos para uso de IA na engenharia civil incluem:

** Algoritmos para fazer alocação de recursos;

** Softwares para melhoria de infraestrutura viária;

** Algoritmos para otimização estrutural;

** Estimação do coeficiente de atrito através de uma rede neural artificial;

** Robô autônomo para a colocação de materiais de construção;

** Estruturas inteligentes que são capazes de testar a confiabilidade de uma estrutura ainda durante a obra usando sensores de vibração. Se detectadas falhas, elas podem ser corrigidas.

E para o futuro, o que esperar da Inteligência Artificial na construção civil?

Por mais que todas essas tecnologias sejam projetos atuais e muitas delas já estão em teste e até em uso, a Inteligência Artificial ainda está em fase de desenvolvimento. Especialmente para a construção civil, ela ainda precisa evoluir bastante para se tornar completamente acessível.

Segundo as previsões mais otimistas, isso não deve demorar a acontecer. Pode-se esperar que a IA na construção civil seja responsável por mudanças como:

** Eliminação de tarefas repetitivas por engenheiros e operadores;

** Construção de casas e cidades inteligentes, onde vários sensores e softwares ajudam no controle e automação;

** Uso de robôs para tarefas perigosas ou insalubres;

** Automação de cálculos;

** Máquinas e veículos autônomos no canteiro de obras.

Enfim, ninguém é capaz de saber ao certo o quão rápido a Inteligência Artificial vai evoluir e como ela afetará as nossas vidas pessoais e a carreira profissional na construção civil. Mas uma coisa é certa: vale a pena ficar de olho e acompanhar a evolução, pois essa tecnologia já está causando e com certeza continuará trazendo grandes transformações!

Você se interessa por tecnologia? Então, não se esqueça de ficar ligado aqui no blog ou acompanhar pelo Facebook porque na próxima semana tem mais post sobre o assunto!