ROI: aprenda a calcular o retorno investido em campanhas de empreendimentos
Você faz uma reunião anual para olhar os resultados do ano anterior e definir o plano de marketing para os próximos doze meses. Todos da sua equipe sentam em uma mesa, discutem sobre as melhores formas de avançar e você toma as decisões finais. Isso também pode acontecer sempre que um novo empreendimento estiver para ser lançado.
Mas com base em que você escolhe uma ação de marketing na Construção Civil em vez de outra? Como decidir entre investir em uma campanha online e participar de determinada feira, por exemplo? Afinal, seu budget é limitado e é preciso saber alocar ele da melhor maneira para alcançar os objetivos da empresa.
É para isso que serve o ROI, do inglês Return on Investment. Quer saber o que é essa métrica e como calculá-la para suas campanhas, tanto online quanto offline? Continue lendo!
Entendo o retorno sobre o investimento (ROI)
Return on Investment significa retorno sobre o investimento e é exatamente isso que o ROI mede. Ele serve para te mostrar o tanto de resultado que determinada ação trouxe para a empresa ou uma determinada campanha, a partir do investimento que foi necessário para realizá-la.
Afinal, imagine que sua empresa participe de uma feira que tenha trazido 20 novos clientes. Mas para participar da feira, vocês gastaram um total de 10 mil reais. Agora imagine que uma campanha de divulgação junto a algum parceiro local custe somente 5 mil reais e te traga os mesmos 20 clientes. Qual das duas ações valeu mais a pena? A segunda, certo?
O ROI te ajuda a enxergar isso com mais facilidade, servindo como uma base sólida para tomar suas decisões de alocação do seu budget sempre que for definir o plano de marketing institucional da empresa ou as ações de lançamento e divulgação dos novos empreendimentos.
Calculando o ROI das campanhas de marketing na Construção Civil
O cálculo do ROI das campanhas de marketing na Construção Civil basicamente segue a seguinte fórmula:
ROI% = [(retorno – custo de investimento) / custo de investimento] x 100
Parece fácil, mas calcular o ROI com precisão pode apresentar algumas dificuldades. Isso porque o ROI real pode ter custos e benefícios intangíveis, principalmente, quando pensamos no marketing offline, em que os resultados de uma ação não são facilmente transformados em números.
Por isso, abaixo apresentaremos dois exemplos para o cálculo: um para o Marketing Digital, e outro para o tradicional. Acompanhe:
ROI no marketing online
O cálculo do ROI para o marketing online é bem simples, visto que o meio digital possibilita medir e mensurar com exatidão os benefícios e resultados de uma estratégia qualquer.
Vamos supor, por exemplo, que você está investindo R$ 9.000,00 mensais no Marketing Digital e que essa estratégia trouxe 24 clientes no último mês, que geraram um lucro de R$ 36.000,00 para a empresa. O ROI dessa campanha será calculado da seguinte forma:
ROI = [(36000 – 9000) / 9000] x 100
ROI = (27000 / 9000) x 100
ROI = 3 x 100 = 300%
Ou seja, essa campanha teve um retorno de 300% para a empresa.
ROI no marketing offline
Agora a parte mais difícil. No marketing online, fica fácil medir quantos clientes novos foram gerados e o lucro que eles trouxeram. Mas e no caso de campanhas como participações em feiras, publicidade em revistas especializadas e outras ações offline? Nesses casos, você poderá seguir os seguintes passos:
Primeiro: adicione todos os custos de execução da ação. Se for uma ação que durará algum tempo, lembre-se de considerar os custos por todo esse período. Essa parte é mais fácil de calcular visto que você tem total controle sobre o seu orçamento e o que está indo para onde. Como exemplo, a participação em uma feira deve considerar os custos para criação da arte para o stand, montagem, contratação de pessoal, custos de viagem (se for o caso) e tudo mais que sair do budget da área para que a ação aconteça.
Segundo: quando você tenta adicionar os benefícios, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Você pode ver que sua participação na feira trouxe novos contatos e que as ligações para vendas aumentaram, mas como mensurar? Uma boa dica é utilizar listas de presenças, pesquisas e captação de contatos por meio de tablets e dispositivos móveis. Dessa forma, você conseguirá enxergar e colocar no papel os resultados da sua participação para calcular o ROI dessa ação.
Com a ajuda do ROI, você será capaz de tomar decisões de investimentos no marketing na Construção Civil baseadas em dados concretos, em vez de achismos, o que traz muito mais eficiência e resultados para as vendas de empreendimentos.
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