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Maio

5 dicas para escrever um texto estruturado para SEO

A otimização para motores de busca, o famoso SEO, busca criar conteúdos que estejam dentro dos critérios de ranqueamento estabelecidos pelo Google e outros buscadores. Para ter sucesso em marketing digital, é fundamental publicar textos estruturados para SEO e, assim, alcançar um melhor ranqueamento no Google.

É verdade que os algoritmos que fazem esse ranqueamento estão em constante mudança e os critérios de SEO não são fixos. Porém, existem alguns fundamentos que dificilmente deixarão de contar pontos para o ranqueamento. Quer aprender a criar um texto estruturado para SEO? Comece com estas 5 dicas e fique de olho na nossa dica bônus!

1) Escolha e use a palavra-chave certa

As palavras-chave são o ponto de partida de qualquer pesquisa no Google e, igualmente, o ponto de partida de um texto estruturado para SEO. Na hora de escolher, faça uma pesquisa de palavras-chave usando ferramentas (como o Keyword Planner do Google) e decida com base em critérios como:

** ligação da palavra-chave com seu nicho e com os interesses das suas personas;

** concorrência pelas primeiras posições do Google;

** etapa do funil de vendas à qual o texto está direcionado;

** volume de buscas.

Escolhida, é hora de estruturar seu texto para que a palavra-chave apareça naturalmente e numa densidade que seja alta o suficiente para agradar ao Google sem incomodar a leitura. Uma densidade entre 1% e 3% pode ser usada com segurança, desde que as palavras apareçam de forma natural no texto.

2) Otimize o título, a URL e a descrição

A palavra-chave também deve aparecer no título do texto e na meta description, que é aquele trecho que aparece logo abaixo do título da página de resultados do Google.

Apesar de nem sempre estar diretamente ligada ao SEO, a meta description é importante porque ela dará ao usuário uma primeira impressão sobre seu texto. Se você prometer algo que o texto não cumpre, o usuário pode clicar e sair do seu texto logo em seguida, o que não é nada bom para o seu ranqueamento. Portanto, use a descrição com cuidado!

Além de usar a palavra-chave no título e na descrição, certifique-se de que ela aparecerá também na URL. Observe, ainda, que a URL deve ser otimizada para SEO. Evite números, símbolos e endereços muito longos.

3) Divida o texto em tópicos

O Google e os usuários gostam de textos que são fáceis de ler e que podem ser escaneados rapidamente. Para isso, você pode usar os subtítulos, conhecidos como tags h2, h3, h4 etc.

A ideia é que, ao entrar no post, a pessoa consiga correr os olhos na tela e identificar o tema que vai ser tratado ali. Sempre que possível, use a palavra-chave também nesses subtítulos.

4) Faça links internos e externos

O uso de links internos levando o usuário para outras páginas dentro do seu blog vai fazer com que ele passe mais tempo vendo o seu conteúdo, o que é um bom sinal para o Google. Assim, além de aumentar as chances de que o leitor conheça mais sobre você e seu blog, os links internos ainda ajudam no ranqueamento do seu post.

Já os links externos, feitos não para seu próprio blog ou site, mas para outras páginas da internet, servem para dar mais informações ao seu leitor e mostrar ao Google que você se preocupa em criar conteúdo de qualidade. Crie links para sites confiáveis e ainda trabalhe para que outros sites façam links para sua página, mostrando ao Google que você também é confiável.

5) Use imagens

As imagens tornam seu texto mais amigável e atraente e ainda te dão a chance de usar a palavra-chave mais uma vez. Use-a na descrição da imagem e seu texto estará ainda melhor estruturado para SEO.

DICA BÔNUS: um texto estruturado para SEO é o que pensa no leitor!

Até agora, nós falamos bastante de algoritmos e de como agradar ao Google, mas esta dica bônus tem o objetivo de deixar algo muito claro: todos os critérios de SEO buscam satisfazer não a um código, mas às pessoas que vão ler o seu texto.

Portanto, preocupe-se não apenas em colocar as palavras-chave, links e imagens nos lugares corretos. Pense, antes de mais nada, em criar conteúdo interessante, agradável e informativo para quem é mais importante: os seres humanos que vão ler o texto.

Aprendeu a criar um texto estruturado para SEO? Confira também outros formatos de conteúdo que você pode produzir para ter sucesso!