A importância das ferramentas de palavras-chave na estratégia de marketing
Atualmente, apenas um bom atendimento já não é mais suficiente para fidelizar um cliente. Para atrair a atenção do consumidor, é necessário entender qual é a sua dor e apresentar conteúdo relevante que atenda às suas necessidades. Sob o mesmo ponto de vista, as ferramentas de palavras-chave ajudam (e muito!) a proporcionar esta experiência de alta qualidade para a persona.
Quer entender mais sobre a importância das ferramentas de palavras-chave? Continue a leitura!
Ferramentas de palavras-chave: um aliado para identificar as dores da persona
As palavras-chave (keywords, em inglês) são termos compostos por uma ou mais palavras e definem exatamente o que o usuário está procurando.
Ou seja, a dor do consumidor é traduzida neste termo – palavra-chave – que ele digita no buscador com o propósito de encontrar uma solução ou sanar uma dúvida.
Além disso, com a transformação digital e uma quantidade cada vez maior de informações disponíveis na internet, o consumidor está mais disposto a conhecer previamente todas as suas opções antes de escolher uma marca.
Portanto, para se destacar, é necessário proporcionar o momento UAU! Esse momento é o que vai fazer a marca se diferenciar e ser lembrada pelo consumidor a partir de então.
Nesse sentido, o uso das palavras-chave é essencial para o sucesso de uma estratégia de marketing digital, pois é através dessas palavras que a marca identifica as dores da persona e otimiza o conteúdo para ser encontrado de forma orgânica nas páginas de busca.
Como as ferramentas de palavras-chave podem auxiliar na estratégia de marketing
Analisar e selecionar as palavras-chave mais relevantes para o negócio é de extrema importância, pois o uso de keywords faz parte das boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) que otimizam o conteúdo tanto para o usuário e quanto para o Google.
Para isso, há diversas ferramentas de palavras-chave, gratuitas e pagas, disponíveis e que podem auxiliar na busca pelas keywords ideais para o negócio. Citaremos algumas conhecidas:
Ubersuggest
O Ubersuggest é uma ferramenta paga desenvolvida por Neil Patel, mas sua versão gratuita permite pesquisar até 10 palavras por dia e, a partir daí, gerar grandes insights. A ferramenta apresenta algumas sugestões de palavras-chave complementares, além do número de buscas mensais e nível de dificuldade de ranqueamento.
Google Trends
O Google Trends é a ferramenta gratuita do Google que mostra quais são as tendências de busca relacionadas a palavra-chave em um determinado período. Além de entender quais termos sua persona pesquisa, também é possível descobrir os termos em ascensão de busca para gerar novos insights de conteúdo.
Keyword Magic Tool
A Keyword Magic Tool é uma ferramenta desenvolvida pela SEMRush que, além de trazer novas ideias, também faz uma comparação de algumas keywords simultaneamente. É uma ferramenta paga, mas sua versão gratuita permite pesquisar até 10 palavras diariamente.
Há ainda o Keyword Tool e o Google Keyword Planner que também são excelentes opções.
Gostou deste conteúdo e quer aprender mais? Acesse este artigo e saiba como se destacar utilizando as palavras-chave em sua estratégia de marketing digital.