04
Maio

A importância do calendário editorial para sua estratégia de conteúdo

Responda sem pensar muito: quando serão publicados os próximos conteúdos do seu blog? Com que frequência o blog é atualizado? Se a resposta não está na ponta da língua, talvez você precise criar ou rever seu calendário editorial.

Como o nome sugere, o calendário contém as datas das próximas publicações, mas não apenas isso. Quer saber mais sobre o assunto? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o calendário editorial!

O que é calendário editorial?

É uma ferramenta de gestão que serve para planejar, acompanhar e visualizar o progresso do seu blog. Ele pode ser feito, por exemplo, em uma planilha ou em um software específico.

Com o calendário editorial, é possível organizar todas as informações sobre a sua estratégia de marketing de conteúdo e alinhar o time inteiro quanto a temas, prazos, personas e tipos de conteúdo.

Quais são os benefícios trazidos por ele?

O primeiro benefício é a melhoria da organização e do planejamento. Não nos cansamos de falar que uma estratégia de marketing só traz resultados se for bem planejada e o calendário editorial é um fator-chave para isso. Se você quer manter uma rotina consistente de publicações, precisa usar o calendário editorial.

Com ele, você também terá maior controle sobre os temas que já foram abordados, palavras-chave que já foram usadas, quantos conteúdos foram produzidos para cada etapa do funil de vendas, tipos de conteúdo usados e outras informações. Todos os detalhes do que já foi feito podem ser visualizados facilmente no calendário.

Ou seja, o calendário editorial também é um importante aliado para avaliar as ações do passado e planejar os próximos passos. Conforme seu blog vai ganhando mais publicações, fica difícil não repetir conteúdos e continuar agregando valor para seus leads. O calendário editorial torna essa tarefa mais fácil.

Os principais benefícios do calendário editorial são, portanto, melhor alinhamento do time, organização e cumprimento de prazos, controle sobre os conteúdos já postados e otimização da estratégia de publicações.

Como fazer um calendário editorial?

Veja dicas práticas para fazer e seguir um calendário editorial!

Escolha uma ferramenta

Como falamos, o calendário editorial pode ser com uma planilha do Excel, Google Calendar ou qualquer outra ferramenta de sua preferência. Escolha uma ferramenta e monte seu template.

Defina a frequência de publicação

Baseado no que a sua empresa pode investir, quanto tempo e pessoas vocês têm na equipe e nas necessidades das suas personas, defina uma frequência de publicação.

É claro que, no começo, você pode e deve testar diferentes dias, horários e frequências para entender o que funciona melhor para o seu público. Escolha um ponto de partida e faça ajustes conforme você entender melhor a sua estratégia.

Planeje suas pautas

O planejamento de pautas envolve itens como a escolha de palavras-chave, de títulos, tipos de conteúdo, estilo de linguagem e CTAs (chamadas de ação) a serem usados. Planeje cada pauta e defina prazos adequados para a produção dos conteúdos.

Coloque no calendário quando cada conteúdo vai ser produzido e quando será publicado, além de indicar quem será o responsável por cada etapa.

Defina canais de divulgação

Além de estabelecer datas para a produção e publicação, o calendário deve conter também a estratégia de divulgação. Por exemplo, os posts podem ser enviados via newsletter ou publicados nas redes sociais.

Calendário pronto, é hora de trabalhar e cumprir o que foi planejado. Lembre-se de usar o calendário editorial no seu dia a dia, mantê-lo atualizado e compartilhar com a equipe. Com organização, seu trabalho no marketing de conteúdo vai trazer muito mais resultados!

O segredo não é publicar muito, mas sim manter constância. Já viu nosso post sobre cadência e frequência de publicação? Não deixe de conferir!