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jun

Aprenda a estruturar um Plano de Marketing focado na Construção Civil

O marketing de uma empresa ligada a Construção Civil pode se tornar um esforço demorado e caro se você não começar com um plano cuidadosamente planejado de forma inteligente para guiá-lo. Simplesmente tomar decisões à medida que elas chegam e assumir que os potenciais clientes compartilham da visão de sua empresa não trará os resultados desejados.

Para garantir que o nome da sua marca passe o significado que você almeja para o mercado, é preciso criar uma estratégia que suporte, de forma abrangente, sua imagem e seus objetivos. O plano de marketing na Construção Civil é a maneira de fazer isso.

Veja a seguir do que é composto um bom plano de marketing para empresas da construção e aprenda como montar o seu!

Plano de marketing na Construção Civil: o que é?

Um plano de marketing é um documento comercial que descreve sua estratégia e táticas de marketing. Ele deve ser focado em um período de tempo específico (como por exemplo nos próximos 12 meses) e abranger uma variedade de detalhes relacionados ao marketing, tais como custos, metas e etapas de cada campanha e ações.

Mas, assim como um plano de negócios, um plano de marketing não é um documento estático. Ele precisa de ajustes para evoluir à medida que o negócio cresce e à medida que novas tendências de marketing surgem.

Na Construção Civil, por exemplo, o plano de marketing pode servir para dois propósitos:
>> Fazer branding e fortalecer a marca no mercado; e
>> Divulgar serviços (como projetos de construção) ou produtos (como empreendimentos).

Quais os principais passos para montar um plano de marketing?

Um plano de marketing foca em conquistar e manter clientes. Por isso, na hora de ser elaborado, é essencial que vários setores da empresa estejam envolvidos, especialmente, a equipe de vendas. Seu plano deve ser estratégico, incluir números e fatos, e, sobretudo, alinhar expectativas e objetivos.

Para que você saiba por onde começar, separamos os 6 passos abaixo de como montar um plano de marketing na Construção Civil:
>> Monitore e capacite a equipe de marketing: o marketing está sempre se adaptando às mudanças do comportamento do consumidor. Por isso, o primeiro passo é conhecer as principais tendências do momento e capacitar sua equipe;
>> Entenda quem são os seus clientes: um plano de marketing efetivo será direcionado ao perfil do seu cliente ideal. Aqui no blog já falamos da construção de personas. Elas são essenciais para que seus esforços estejam direcionados àqueles consumidores que lhe trarão os melhores retornos;
>> Conheça seus concorrentes: parte de uma estratégia de marketing envolve entender o cenário do mercado, quem são seus concorrentes e quais são os pontos fortes e fracos dele para que você consiga superá-los;
>> Defina suas estratégias e ações: de posse das principais tendências, das suas personas e do cenário da Construção Civil, você poderá definir as ações e campanhas que melhor servirão aos objetivos de vendas da empresa;
>> Escolha as ferramentas: atualmente, é possível contar com uma infinidade de ferramentas e canais que auxiliam uma empresa a ser notada pelo consumidor, como mídias sociais, ferramentas de automação de marketing, softwares CRM, entre outros. A partir das ações definidas no passo anterior, será possível identificar quais delas serão necessárias para executar o planejamento;
>> Mensure os resultados: não adianta criar um ótimo plano se você não acompanhar seu desempenho. Como falamos, um plano de marketing não é um documento estático, e depende de medição do seu desempenho por meio de métricas e indicadores-chave (KPIs) para que seja corrigido em direção àquilo que efetivamente trará benefícios à empresa.

Planejamento é fundamental para o sucesso dos resultados.

Como definir ações e mensurar resultados do meu plano de marketing?

Existem diversos KPIs (Key Process Indicators) de marketing que você pode acompanhar. Contudo, um dos principais deles é o ROI, Return on Investment, ou Retorno sobre o Investimento em bom português.

O ROI é uma métrica que auxilia gestores de marketing a escolher as ações que mais trarão retorno para a empresa, ao mostrar quanto de retorno cada uma delas trará, a partir da quantia de investimento que exigem.

Basicamente, a fórmula do ROI é: ganho obtido – investimento – versus – investimento. Quanto maior for o resultado, melhor uma campanha é para a empresa. Assim, você poderá direcionar melhor seu orçamento de marketing para aquelas ações que mais trarão resultados.

Agora que você já sabe como montar um plano de marketing na Construção Civil, leia também nosso post sobre a união de marketing e vendas nesse setor e entenda porque essas duas áreas devem trabalhar em conjunto para aumentar os lucros da empresa!