Aprenda como funciona a gestão de Stakeholders na Construção Civil
A gestão dos Stakeholders na Construção Civil tem a ver com os relacionamentos entre uma organização e suas partes interessadas. Esses relacionamentos afetam os indivíduos e suas organizações, que podem ser positivos ou ter uma influência negativa em qualquer projeto.
Portanto, os Stakeholders de qualquer projeto devem ser gerenciados pelas organizações com o objetivo de minimizar os impactos negativos e garantir que não haja obstáculos no caminho para um projeto ser bem-sucedido.
No momento, a gestão de Stakeholders é considerada por grande parte da Construção Civil como ponto importante para seus negócios, tanto quanto outras áreas, como contratação de mão de obra, segurança ou meio ambiente.
Mas, quem são os Stakeholders da Construção Civil e como eles influenciam na gestão, execução e apresentação dos projetos? É sobre isso que falaremos hoje! Acompanhe:
Quem são os Stakeholders
O Project Management Institute (2001) define os Stakeholders como: “indivíduos e organizações que estão ativamente envolvidos no projeto, ou cujos interesses podem ser afetados de forma positiva ou negativa como resultado da execução do projeto ou conclusão bem-sucedida do mesmo”.
Os Stakeholders em um projeto podem ser divididos em:
** Internos para a organização, que são os membros da equipe do projeto ou aqueles que fornecem o financiamento do mesmo;
** Externos, como as pessoas que não trabalham na organização, mas estão diretamente conectadas ao projeto de forma significativa.
Na maioria dos projetos do setor de construção, haverá muitas partes interessadas e a diversidade de sua natureza e demandas produzirão conflitos de interesses. A lista de verificação das partes interessadas em um projeto de construção é muitas vezes grande e inclui:
>> os proprietários e usuários da instalação;
>> gerenciamento de projetos;
>> membros da equipe;
>> gerentes de instalações;
>> designers;
>> empresas de loteamento
>> acionistas;
>> administração pública,
>> trabalhadores,
>> subcontratados,
>> fornecedores de serviços,
>> concorrentes,
>> bancos, companhias de seguros, mídia, representantes da comunidade;
>> vizinhos da obra,
>> público em geral,
>> clientes,
>> agências de desenvolvimento regional;
>> entre outros.
Cada um deles pode influenciar no decorrer do projeto. Embora alguns tenham maior poder de influência e poderão usá-lo com mais frequência, a maioria deles o fará em algum momento.
A gestão de Stakeholders na Construção Civil
A natureza especial dos projetos de construção faz com que a gestão dos Stakeholders neste setor leve em consideração fatores especiais, como tipos de contratos ou a natureza do objeto do projeto.
Esta atividade ultrapassa a fase de início de um projeto, da construção do loteamento, por exemplo. Os usuários das instalações, clientes etc. podem aproveitar seus interesses após a fase de construção, de modo que a gestão de Stakeholders se estenda ao longo do ciclo de vida da construção.
Para obter um resultado mais bem-sucedido, o gestor de marketing deve ser hábil na gestão dos diferentes Stakeholders durante todo o processo, desde o loteamento até a construção dele, desde o projeto até a edificação. A comunicação regular com as diferentes partes interessadas faz com que isso informe sua gestão de participações diversas.
O impacto dos Stakeholders em projetos e organizações
Como vimos, a probabilidade de sucesso do projeto é bastante reduzida se os Stakeholders não forem geridos de forma eficaz. Especialmente os aspectos que são afetados pela falta de participação das partes interessadas.
Nesse caso, se o gestor de marketing tem problemas para definir claramente seus objetivos, e sem objetivos claros e precisos, nem o gerente, nem o resto das partes interessadas saberão quando o projeto terá cumprido suas metas.
Além disso, mesmo que o projeto seja bem sucedido do ponto de vista da empresa, os Stakeholders podem não ficar satisfeitos com os resultados, afetando os resultados da organização.
A gestão dos Stakeholders da Construção Civil está intimamente relacionada a saber que as organizações possuem uma obrigação social que vai muito além das suas responsabilidades com os acionistas.
Seu objetivo é procurar um ponto de acordo entre os diferentes interesses dos Stakeholders envolvidos. Isso passa por identificar os interesses de todas as áreas, organizações e clientes e procurar um equilíbrio que satisfaça todas as partes interessadas em certas circunstâncias.
Gostou de aprender mais sobre os Stakeholders da Construção Civil? Leia também nosso post sobre branding e aprenda como a força de marca também influencia no sucesso de uma empresa e seus empreendimentos!