04
set

Artigo: a inovação reformulando a Construção Civil

* Michelle S. dos Santos

A importância da construção civil fica atestada em se considerando que o setor representa cerca de 10% do PIB mundial, respondendo por 2% da arrecadação de ICMS (2016) e cerca de 12% dos empregos industriais catarinenses. Fatores como a alta competitividade do mercado e a exigência de um consumidor conectado têm conduzido às empresas do setor a posturas mais disruptivas. O Grupo Lumis, composto pela Lumis Construtora e Urbanismo e pela Costa Sul Urbanismo, e registrando um valor geral de vendas anual de R$ 233 milhões, é um bom exemplo de uma marcada guiada pela inovação.

No primeiro semestre deste ano, que comemora as três décadas de atuação do grupo, foi  instaurada a + Lumis, célula de inovação que incentiva os colaboradores a desenvolverem soluções criativas. O reflexo da preocupação em adotar ferramentas de inteligência que diferenciam a gestão e os empreendimentos lançados.

Num período de cinco meses, em parceria com a Brognolli Negócios Imobiliários, o grupo esteve integrado ao Link Lab da Acate, numa iniciativa que aproximou a marca Lumis de startups, estreitando o contato com o polo de inovação catarinense. Foi um momento que direcionou os olhos da marca para esse mercado disruptivo, rendendo a posterior contratação de soluções oferecidas por startups. São iniciativas que já coroam um trabalho que, em 2008, já assinava o primeiro empreendimento da Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com automação residencial.

A experiência do usuário é outro norte transformador. O lançamento do San Blas Residence veio com aplicativo e óculos 3D, permitindo a visualização do empreendimento com recursos de realidade virtual, além de um espaço  para os futuros moradores receberem seus arquitetos, solicitarem alteração de planta e visualizarem os acabamentos a serem entregues. Em Tubarão, o Via Mar Parque Residencial trouxe ao mercado o primeiro lote modelo de SC, oferecendo experiência real de moradia.

São práticas presentes na visão estratégica e nos processos conduzidos pelo Grupo Lumis, dentro e fora do canteiro de obras, numa postura de ponta para os próximos 30 anos.

Michelle S. dos Santos
Superintendente do Grupo Lumis
www.grupolumis.com.br