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jun

Artigo: Cultura digital vem se fazendo presente na área imobiliária

* Por Juliana Carpenedo

O mercado imobiliário é um dos negócios mais prósperos do país atualmente. Parte de seu aprimoramento e progressão resultou do desenvolvimento de tecnologia. Esteja você confortável para se adaptar ou não, a tecnologia está constantemente avançando, forçando todos nós a nos conformarmos.

Enquanto os Millennials estão mais ansiosos para aprender, as gerações mais velhas tendem a resistir ao processo de evolução. Quase todos os setores estão passando por mudanças devido aos avanços tecnológicos e pelas necessidades acarretadas da pandemia causada pela COVID-19, e no mercado imobiliário não é diferente.

Cada etapa do processo imobiliário agora é tocada pela tecnologia. Desde o início da busca inicial por um produto até o fechamento de negócios, todas as transações podem ser feitas com o clique de um botão.

Quer saber mais sobre isso? Acompanhe um pouco mais dos elementos que têm feito com que a tecnologia esteja transformando o setor imobiliário e a vida de quem deseja negociar casas para vender nos Ingleses.

1. Números apontam um mundo cada vez mais digital

Estatísticas rápidas apontam que 43% dos compradores começam o processo de compra de uma casa procurando online. Cerca de 92% dos compradores usam a internet, e 50% dos compradores usam um site ou aplicativo para celular em sua pesquisa residencial. E aproximadamente 91% dos corretores de imóveis usam mídias sociais.

Os robôs estão atualmente ameaçando empregos em várias indústrias, mas demorará muito até que o elemento humano seja retirado dos imóveis. As interações entre agente e comprador também mudaram com o tempo. Os dados são facilmente acessíveis, tornando os clientes mais informados sobre o assunto. A tecnologia permite que os clientes restrinjam significativamente suas pesquisas, ajudando-os a restringir seus critérios mais importantes. Informações como dados escolares, tours virtuais 3D, vídeos, dados demográficos e estatísticas criminais estão prontamente disponíveis.

No setor imobiliário, a tecnologia oferece uma experiência amigável ao mostrar casas. Os drones agora estão fornecendo imagens que o setor imobiliário teve dificuldade em obter. Embora a fotografia elevada fosse possível usando aviões e helicópteros, era cara. Os drones tornam as imagens elevadas possíveis e acessíveis e ajudam qualquer um a ter uma experiência incrível para conhecer um terreno ou mesmo, visitar em tempo real, um apartamento à venda em Florianópolis.

2. Realidade virtual é uma tendência

A realidade virtual não é apenas para jogadores. É uma parte importante de muitos setores baseados no consumidor, bem como do setor imobiliário. A realidade virtual pode ser usada para levar as pessoas além das fotos on-line e oferecer visualizações em 3D imersivas de propriedades de qualquer dispositivo em que estejam. Esta é uma das tendências mais recentes no mercado imobiliário, mas é provável que mais corretores de imóveis comecem a usar no futuro.

Por fim, o aprendizado de máquina e o big data podem se infiltrar no mercado imobiliário de maneiras interessantes. Por exemplo, com o uso de dados e algoritmos avançados, os corretores imobiliários podem obter mais rapidamente conhecimento sobre preços e o retorno do investimento nas transações de seus clientes. Haverá oportunidades para avaliar com mais precisão quanto uma casa será vendida, ajudando a pavimentar o caminho para negócios mais inteligentes para todos.

3. Importância do marketing digital

A tecnologia não está apenas mudando a maneira como os corretores vendem casas, mas também a maneira como os corretores se vendem! Publicidade e marketing são muito mais fáceis e eficientes quando feitos online. Quando os sites são criados como compatíveis com dispositivos móveis, é fácil colocar o navegador nas mãos dos clientes. Com isso dito, os clientes esperam um maior acesso aos seus agentes e corretores. Nos dias de hoje, os agentes não podem se dar ao luxo de ser descuidados com sua comunicação. Os agentes que não respondem rapidamente aos leads online acabarão perdendo-os.

4. A tendência de casas inteligentes

Uma das maneiras pelas quais a tecnologia está alterando o cenário imobiliário é a prevalência da tecnologia de casa inteligente. Tecnologia de casa inteligente é um termo amplo que pode ser usado para descrever essencialmente qualquer forma de automação residencial. A automação residencial e a tecnologia de casa inteligente podem ser usadas para melhorar o conforto e a eficiência energética, a segurança e a conveniência geral. Ter determinada tecnologia de casa inteligente também pode ajudar os proprietários a aumentar o preço de venda de sua propriedade em algo entre 3 e 5%. Além disso, 81% das pessoas que atualmente têm dispositivos domésticos inteligentes disseram que teriam maior probabilidade de comprar uma casa com tecnologia semelhante.

A Internet das Coisas (IoT) está intimamente ligada à tecnologia de casa inteligente. A tecnologia IoT inclui dispositivos domésticos inteligentes, que controla as configurações de temperatura ambiente de uma casa emparelhada com Alexa, apenas como exemplos. Exclusivamente, há uma oportunidade para a IoT ser usada de maneiras distintas também por corretores de imóveis. Por exemplo, pode haver dispositivos habilitados para dente azul em residências para venda.

5. Gerenciamento de dados mais eficazes

O gerenciamento de transações é muito mais simples usando a tecnologia móvel. A tecnologia também foi extremamente útil durante o processo de avaliação. Esse período de tempo envolve uma grande quantidade de papelada e geralmente pode durar um certo tempo. Com aplicativos de assinatura de documentos eletrônicos e e-mails automatizados, reduzimos significativamente o tempo gasto nesta parte da venda.

Outro aspecto importante é o uso de dados na nuvem. Profissionais do mercado imobiliário, bem como compradores e vendedores, provavelmente já estão usando a nuvem e seus benefícios de várias maneiras. Em termos imobiliários, as plataformas em nuvem podem tornar os processos de empréstimo e fechamento mais simples, rápidos e otimizados. Os dados podem ser gerenciados e armazenados com segurança, e coisas como recursos de assinatura eletrônica podem facilitar ainda mais negócios mais rápidos.

Todas essas informações podem parecer empolgantes, mas intimidantes para um profissional do setor imobiliário. A tecnologia imobiliária nunca pode substituir um corretor de imóveis. Esses recursos são exclusivamente benéficos, convenientes e apenas aumentam o vínculo humano. As possibilidades e oportunidades de tecnologia no mercado imobiliário são virtualmente infinitas!

* Juliana Carpenedo é redatora do site chavesnamao.com.br