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Blog corporativo: 7 erros para não cometer ao pensar em produção de conteúdo

O marketing de conteúdo é o queridinho de muitas empresas, incluindo o setor da construção civil: 78% dos CMOs veem o conteúdo customizado como o futuro do marketing. E eles provavelmente estão certos, já que essa estratégia pode trazer excelentes resultados e gerar 3 vezes mais leads que o marketing tradicional. Porém, produzir conteúdo especializado e de qualidade para empresas ligadas ao setor da construção civil não é algo que toda empresa nasce sabendo.

Muitas vezes, sua empresa vai cometer erros e precisará aprender com eles. Porém, uma parte dessas falhas pode ser evitada se o negócio se preparar para a produção de conteúdo. Vai iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo? Então, descubra 7 erros que você não precisa cometer!

1) Falar demais sobre a sua empresa
O objetivo do marketing de conteúdo é justamente atrair mais pessoas por meio da solução dos problemas delas. Em vez de falar sobre a sua empresa e sobre como vocês são bons no que fazem, foque na sua persona: quais são as dores da sua audiência e como você pode solucioná-las?

A maioria dos seus conteúdos não vai falar sobre a empresa, pois isto pode afastar seus leads. Em vez de fazer propaganda, aja como um verdadeiro amigo e ofereça dicas e conselhos realmente valiosos.

2) Não cumprir o que promete
A produção de conteúdo especializado também serve para criar uma relação de confiança entre você e seu público. No entanto, se sua empresa não cumpre o que promete, isso não vai acontecer.

Sempre cumpra o que o título do conteúdo promete e seja consistente nas suas publicações. Se você prometeu 3 conteúdos por semana, você tem de entregá-los, ou corre o risco de ficar mal visto e perder seus leads.

3) Deixar de fazer um call to action
O call to action (CTA), ou chamada para ação, é uma parte fundamental em qualquer peça de marketing. Nunca encerre um conteúdo, seja ele de texto, vídeo, áudio ou qualquer outra mídia, sem sugerir uma ação por parte da audiência.

Fazendo isso, você incentiva seu público a entrar em contato com você, compartilhar seu conteúdo, curtir sua página etc. O CTA colabora na aproximação entre empresa e contatos.

4) Não contar com pessoal capacitado em marketing de conteúdo
Não cometa o erro de tentar conduzir seu marketing de conteúdo com pessoas que não entendem do assunto. Se a sua equipe não tem experiência ou mesmo tempo para essas atividades, não hesite em contar com um parceiro especializado no assunto.

Fazer marketing de conteúdo é muito mais do que escrever textos e apenas uma equipe capacitada conseguirá extrair os melhores resultados desse método, usar as ferramentas corretas e trazer retorno sobre seu investimento.

5) Esquecer de otimizar o conteúdo para ferramentas de busca
O SEO (Search Engine Optimization) ou, em português, otimização para motores de busca é um conjunto de técnicas que têm o objetivo de melhorar o ranqueamento de sites e blogs em ferramentas de busca, especialmente no Google.

O SEO busca deixar o conteúdo alinhado com as exigências dos algoritmos de ranqueamento. Por exemplo, usar palavras-chaves para os conteúdos e criar conteúdo original são dois pilares básicos dessa técnica. Estar na primeira página do Google aumenta consideravelmente suas chances de ser encontrado e, por isso, o SEO é a base do marketing de conteúdo.

6) Produzir conteúdo sem usar dados e métricas
Antes de começar a produzir, você pode e deve coletar dados para entender mais sobre o que falar, em quais canais publicar, com quem conversar etc. Faça pesquisas e baseie seu planejamento de marketing em dados. Personas, redes sociais mais úteis para seu negócio e horário e frequência de publicação são exemplos de parâmetros que podem ser melhor escolhidos quando embasados por dados.

Além disso, defina métricas e objetivos a serem alcançados e mensure os resultados. Por exemplo, “dobrar o número de visitantes do blog em X meses” ou “ganhar Y novos leads em um ano”. Faça medições para entender quais ações dão mais resultado e para verificar o retorno financeiro do marketing.

7) Esperar resultados imediatos
Por fim, tenha em mente que a conquista de uma boa reputação e de resultados palpáveis não acontecerá em dias ou semanas. O trabalho deve ser pensado em médio a longo prazo e você deve dar tempo suficiente para ver as coisas acontecerem.

E você, está pensando em começar a produzir conteúdo especializado? Quer aprender mais sobre o mundo do marketing de conteúdo? Curta nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como esse!