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27
jul

Redes sociais: como criar um calendário de conteúdos focados na construção civil?

Com a quantidade de demandas que uma equipe de marketing precisa atender, é importante utilizar ferramentas que agilizam o trabalho. Um exemplo disso é o calendário editorial para redes sociais.

Você sabe como esse calendário pode fazer a diferença na rotina e na organização das publicações? Continue a leitura e descubra!

O que é um calendário editorial para redes sociais?

Caso você esteja pouco familiarizado com esse termo, o calendário editorial é um documento utilizado para organizar a estratégia de marketing de conteúdo de uma empresa, com o objetivo de tornar o trabalho da equipe mais dinâmico.

Nesse calendário, é possível listar as seguintes informações:

  • Status da publicação: em produção, em aprovação, publicação agendada ou publicada;
  • Empreendimento: caso a empresa tenha mais de um empreendimento para divulgar, poderá listar cada um deles e organizar os conteúdos por produto;
  • Dias e horários previstos para cada publicação;
  • Editorias: macro pilares que norteiam a produção dos conteúdos – explicaremos melhor logo abaixo;
  • Briefing do post: breve resumo para orientar a criação da descrição do post;
  • Briefing da arte: explicação detalhada para orientar a criação da arte;
  • Formatos: descrição do formato previsto para cada publicação (imagem estática, carrossel, vídeo, etc.);
  • Redes sociais: identificação de qual rede social aquele post será publicado.

Nesse exemplo, o foco é apenas as redes sociais, mas o calendário editorial também pode ser utilizado para organizar outros conteúdos da empresa, como textos de blog, envio de newsletters ou outras criações.

Como principal vantagem, a equipe de marketing consegue prever as publicações com antecedência, evitando assim, ter que “apagar incêndios” por surgirem temas que não estavam previstos.

Como criar um calendário editorial para empresas da construção civil?

Especificamente na construção civil e no mercado imobiliário, há temas essenciais que devem constar no calendário de redes sociais.

De forma geral, esse conjunto de temas engloba as principais áreas da empresa, o que gera credibilidade para a marca e serve de apoio para acelerar as vendas de imóveis. Esses macro pilares são chamados de Editorias.

A seguir, veja sete exemplos de abordagens de conteúdos:

1. Localização

Se refere aos pontos fortes da região onde o empreendimento está localizado (rede de comércio e serviços, facilidade de acesso, etc.).

2. Empreendimento

Destaca os atributos que são de uso comum por todos os moradores. Ex: áreas de lazer, diferenciais de infraestrutura, vagas de garagem.

3. Apartamento

Valoriza os atributos de uso privativo de cada morador. Ou seja, o que está “da porta para dentro” de cada unidade. Ex: número de dormitórios, metragem privativa, acabamentos, sacada com churrasqueira.

4. Institucional

Engloba temas que reforçam a imagem da marca. Ex: comunicados, valores da empresa, etc.

5. Comercial

Se refere a temas focados em vendas, como uma promoção com desconto, parcelamento, financiamento direto com a construtora ou banco parceiro.

6. Andamento da Obra

Acompanhamento geral da obra com fotos, percentuais de conclusão do cronograma, etc.

7. Data Sazonal

Temas comemorativos que geram interação e reconhecimento dos potenciais clientes pela marca. Ex: dia das mães, dia do engenheiro, etc.

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Para ajudar você a construir um calendário de redes sociais, veja o modelo utilizado aqui na agência:

Modelo de calendário editorial para mídias sociais.

Conteúdos quentes

As editorias citadas acima são consideradas “conteúdos frios”, ou seja, aqueles que podem ser organizados e planejados com mais tempo.

Além desses, também há os “conteúdos quentes”, considerados temas que surgem de última hora e podem ser encaixados na programação. Como exemplo, podemos citar um evento ou ação organizada comercial de última hora.

Agora que você sabe como organizar as publicações nas redes sociais da sua empresa, que tal aprender mais sobre marketing de conteúdo?

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