09
jun

Como o branding reflete confiança e gera mais vendas na Construção Civil?

Os dias em que o seu trabalho falava por si ficaram para trás. A fim de atrair e converter novos clientes em um mercado cada dia mais competitivo, você deve contar sua história de forma única e comunicar sua promessa de valor buscando criar uma conexão emocional e uma relação de confiança. Isso é o que chamamos de branding na construção civil.

Assim como você está atento a todos os pequenos detalhes de um projeto de construção, fazer um bom branding significa estar atento a todos os pequenos detalhes que fazem do cliente escolher você como parceiro.
E para que você saiba como isso funciona, abaixo falaremos um pouco sobre o que é branding e o que você deve fazer para implementar essa estratégia na sua empresa. Acompanhe!

Qual o conceito de marca?

Antes de falarmos sobre o branding na construção civil, é preciso entender bem qual é o conceito de marca. Uma marca se traduz como uma imagem ou ideia criada pela percepção do consumidor que o faz se conectar a uma empresa e correlacionar facilmente à qualidade do serviço prestado ao seu nome, slogan, logo ou design.

Mas então, o que é branding?

Branding vem do inglês “brand”, que significa “marca”. O branding, então, acontece quando a ideia ou imagem criada pela marca acaba se tornando sinônimo da qualidade dos serviços prestados por aquela empresa, que se torna referência no seu mercado.  A força de uma marca não é algo que simplesmente acontece, principalmente, no mercado da construção civil, onde lida-se com nomes já bem consolidados. O branding na construção civil é fruto de um plano estratégico de marketing muito bem pensado.

O primeiro passo para conquistar esse objetivo é conhecer bem as necessidades e vontades dos seus clientes, além de pensar com cuidado em toda a experiência deles enquanto se relacionam com a empresa.
Separamos algumas dicas abaixo para que você saiba como começar sua estratégia de branding e fazer o nome da sua empresa virar referência em projetos de construção:

Invista em um website

Há quem diga que se uma empresa não está na internet, ela não existe. Embora isso possa parecer exagerado, a verdade é que a web, atualmente, é o meio mais rápido pelo qual pessoas e empresas encontram serviços e produtos.
O marketing na internet é fundamental para o desenvolvimento de novos leads e contatos, e também para criar boas referências no boca a boca. Faça o que for preciso para ter um site atraente e profissional e ganhar visibilidade no meio digital.

Conte sua história de maneira única

Todos adoram uma boa história! Certifique-se de dizer qual é a sua de maneira memorável e convincente. Você não precisa dizer muito. Basta contar as melhores partes! E faça isso de uma maneira que importa.
O que faz da sua empresa a melhor? Você tem um processo ou sistema que o ajuda a cumprir suas promessas? Qual a sua especialidade? O que você faz que ninguém mais pode? A chave é identificar o que você faz de forma exclusiva e para quem você faz isso. Não tente ser tudo para todas as pessoas. Quando você é para todos, você não é para ninguém.

Materiais impressos

Da sinalização no seu canteiro aos seus cartões de visita; esses itens refletem sua identidade visual e a qualidade dos projetos que você assume. Todos os seus materiais impressos devem ser tão bonitos e memoráveis ​​quanto as suas construções!

Humanize sua marca

Humanizar a marca pode parecer a mesma coisa que tornar suas ações mais pessoais, mas é bem diferente. Marcas são, tradicionalmente, vistas como uma fachada que representa um conjunto de valores, porém os consumidores estão cada vez mais desinteressados na ideia de uma empresa sem rosto, que não tenha qualquer aspecto de humanidade.

Uma grande tendência para o branding nos próximos anos é se voltar para as pessoas por trás da fachada para representar a organização, já que uma conexão humana cria um vínculo forte e muitas vezes emocional com os consumidores.
É um fato comprovado que as pessoas formam percepções instantâneas através de aparências — e as percepções determinam o valor percebido de sua empresa e determinam o nível de sua confiança.

Do seu website até a sinalização dentro do canteiro de obras, todos esses são reflexo do branding na construção civil. Eles são a soma da percepção do mercado sobre sua empresa de construção e do seu trabalho.

Gostou do nosso post? Tem mais alguma ideia ou necessidade com o marketing na construção civil para compartilhar conosco? Deixe seu comentário abaixo!