21
maio

Como produzir conteúdo para as redes sociais?

As redes sociais são uma importante fonte de audiência e podem aumentar consideravelmente o alcance das suas publicações. Por isso, os conteúdos para redes sociais, geralmente, fazem parte de uma estratégia de marketing digital.

Mais do que marcar presença no Facebook ou no Instagram, a sua empresa deve se planejar para que os posts das redes sociais fiquem alinhados com os demais canais da empresa. Quer arrasar nos seus próximos conteúdos nas redes sociais? Então, acompanhe estas dicas!

Para que servem os conteúdos para redes sociais?

A principal vantagem do uso das redes sociais pelas empresas é a capacidade de alcançar um público muito abrangente. Se alguém curte, comenta ou compartilha o seu conteúdo, ela acaba sendo visualizado por outras dezenas, centenas ou milhares de pessoas indiretamente.

Eles também têm uma função muito importante: fazer uma ponte com os conteúdos do seu blog. Por meio de posts curtos e chamativos, você pode direcionar os usuários das redes sociais para seu blog e tirar o máximo proveito do marketing de conteúdo.

O que postar em cada rede social?

Primeiramente, você deve decidir quais redes sociais usar de acordo com o que o seu público utiliza. Quando fizer pesquisas para criar suas personas, inclua esse assunto e decida onde atuar. A seguir, você vai ver as principais características dos posts em cada rede social.

Facebook

O Facebook pode ser usado tanto para divulgar os posts do seu blog, quanto para publicação de posts específicos para a rede. Você pode aproveitar, por exemplo, as datas comemorativas para fazer um conteúdo especial e se aproximar do seu público. Posts informativos, que tiram alguma dúvida ou contam uma curiosidade, também têm alto poder de compartilhamento.

Quando for divulgar os posts do blog, faça chamadas curtas e que despertem a curiosidade do leitor. Para enriquecer as postagens, você pode usar emojis, gráficos, memes, vídeos, perguntas etc. Lembre-se de usar boas imagens e as famosas hashtags, além de, sempre que possível, fazer uma chamada para ação (CTA) convidando o leitor a comentar ou compartilhar.

Instagram

No Instagram, mais do que qualquer outra rede social, uma imagem vale mais do que mil palavras. Frequentemente, elas são o principal foco das postagens dessa rede social.

Por isso, se for usar o Instagram, concentre-se na criação de imagens para serem postadas exclusivamente nessa rede. O ideal é não repetir o conteúdo do Facebook no Instagram, mas criar postagens complementares.

Lembre-se que a rede social não permite links em suas postagens. Portanto, você deve pensar em outras formas de engajar o público, como fazer sorteios ou sugerir que os usuários curtam, comentem ou marquem os amigos.

LinkedIn

A rede profissional é o foco principalmente de empresas que têm outras empresas como clientes (B2B). O tom geralmente é mais sério e itens como gifs, emojis ou memes nem sempre são bem-vindos.

Abuse de conteúdo rico em informação, que agregue valor a um profissional que quer se manter atualizado. Por exemplo, pode-se falar de uma tecnologia disponível no mercado ou contar uma história de um profissional de sucesso para inspirar.

Como ter sucesso?

A primeira dica para as redes sociais é a mesma para toda a sua estratégia de marketing digital: saiba com quem você está falando. Conheça suas personas, estude os gostos delas, faça testes, varie o tipo, a frequência e outras características das suas postagens e meça os resultados para entender o que funciona melhor.

Tudo nas suas postagens deve ser pensado para atingir as suas personas: linguagem, tema, frequência e horário de postagem são exemplos de parâmetros que devem ser estudados para se adaptarem aos hábitos do seu público.

Depois, lembre-se que as redes sociais dificilmente são lugar para conteúdos extensivos. Preze por objetividade e posts que são fáceis de serem lidos.

Além disso, lembre-se de manter uma identidade para a empresa em todas as postagens de redes sociais. O ideal é que o leitor consiga identificar que aquele conteúdo foi feito pela sua empresa, independentemente do canal usado. Assim, a sua marca tende a ficar cada vez mais forte.

E por último, mas não menos importante, lembre-se de ter metas também para as redes sociais e medir os resultados das suas ações nesses canais.

Gostou de saber mais sobre os posts para redes sociais? Se quiser aprender mais, confira agora mesmo que tipo de conteúdo publicar para gerar notoriedade e oportunidades de negócio!