11
nov

COVID: como o comportamento do consumidor impacta o mercado imobiliário

O conceito de moradia, trabalho e qualidade de vida ganham novos significados com as mudanças geradas no comportamento do consumidor devido a pandemia da Covid-19.

Nesse sentido, entenda quais são as mudanças e como impactam o mercado imobiliário.

Após meses em queda, construção civil inicia retomada com novas oportunidades de mercado

As mudanças geradas no comportamento do consumidor durante a pandemia possibilitaram novas oportunidades para a construção civil.

A construção civil sofreu forte impacto no início do ano devido a insegurança do consumidor na pandemia, a paralisação das obras e o fechamento temporário dos pontos de atendimento, causando um déficit nas vendas.

Porém, a queda histórica da Taxa Selic, bem como dos juros bancários nos meses seguintes mudaram o rumo do setor, amenizaram a crise e geraram excelentes oportunidades para investir em imóveis.

Uma pesquisa elaborada pela Datastore mostra que 11 milhões de famílias possuem intenção de comprar um imóvel nos próximos 36 meses, sendo que 5,5 milhões pretendem comprar nos próximos 12 meses.

Ou seja, a expectativa é de um aumento na demanda por imóveis nos próximos anos, sendo necessário cerca de 30,7 milhões de novas residências no Brasil até 2030, de acordo com a Abrainc.

Pandemia provoca mudanças permanentes no comportamento do consumidor

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, cerca de 28% das mil pessoas entrevistadas que se mudaram nos últimos 6 meses, indicam que a decisão foi por conta do imóvel não atender mais às suas necessidades.

Ou seja, a pandemia está mudando a relação das pessoas com o tempo que passam em casa.

Definitivamente, uma prova disso é o aumento das buscas no Google por termos relacionados com “em casa” entre os meses de março a agosto.

Por exemplo, o termo “estudar em casa” (+6.000%); “cozinhar em casa” (+320%); “treinar em casa” (+300%) e “trabalhar em casa” (+26%).

Dessa forma, confira abaixo as tendências de comportamento do consumidor no mercado imobiliário:

1. Busca por tecnologia para conhecer imóveis distantes

A digitalização no mercado imobiliário possibilita atender o consumidor em todas as partes do mundo.

Portanto, a busca por tecnologia para conhecer o imóvel sem a necessidade de visitar pessoalmente é uma realidade que cresce a cada dia.

Nesse sentido, as ferramentas como tour virtual são valorizadas para apoiar o corretor de imóveis, além de bem aceitas pelo consumidor, que não terá custo com deslocamento para conhecer o imóvel.

2. Preferência por alugar um imóvel ao invés de comprar

A geração dos Millennials, também conhecida como geração Y, engloba os nascidos de 1980 a 2000.

Nos próximos anos, eles representarão a maior fatia do mercado, sendo 45% da população economicamente ativa do país até 2025.

Essa geração preza por experiências de vida e educação ao invés de bens materiais. Logo, quando questionados se preferem alugar ou comprar um imóvel, cerca de 80% responderam que preferem alugar.

3. Busca por imóveis maiores e áreas de lazer no condomínio

Devido a necessidade de permanecer em casa, ter espaço é um fator importante na decisão de compra.

Portanto, imóveis maiores que tenham um ambiente para home office separado das demais áreas da casa estão sendo muito procurados.

Além disso, também há maior valorização dos empreendimentos com áreas de lazer, pois proporcionam momentos de descontração em ambientes externos.

4. Localização afastada dos grandes centros

Adepto ao home office, o consumidor começou a buscar qualidade de vida longe dos grandes centros econômicos.

Da mesma forma, por conta da adesão ao home office, as pessoas começaram a buscar mais qualidade de vida longe dos grandes centros econômicos.

Em outras palavras, a localização próxima do trabalho não é mais um grande atrativo neste momento, pois há maior interesse em viver longe do trânsito e da poluição sonora e visual, visto que o home office possibilita trabalhar em qualquer lugar.

Por fim, agora que você já conhece as tendências de comportamento do consumidor nos próximos anos, que tal elaborar o seu planejamento de marketing com foco nesse novo momento?

Nós, da Halo Notoriedade, somos especialistas em marketing digital para o setor da construção civil e podemos ajudar a sua empresa a potencializar os resultados nas vendas. Conheça nossas soluções e entre em contato com a gente!