18
jan

Conheça as 7 mudanças construtivas que o planejamento urbano traz aos projetos

Cidades bem planejadas podem encorajar as pessoas a gastar mais tempo fora de casa, viver de forma mais sustentável e se conectar com suas comunidades. O bom planejamento é fundamental para tornar as cidades viáveis ​​e sustentáveis, dois conceitos importantes do novo urbanismo.

O planejamento urbano é uma força valiosa. É um meio para provocar uma diferença e ajudar a aproveitar ao máximo os orçamentos municipais, equilibrando as demandas de crescimento com a necessidade de proteger o meio ambiente.
Além disso, distribui o desenvolvimento econômico dentro de um determinado território para alcançar objetivos sociais e cria um quadro de colaboração entre os governos locais, o setor privado e o público em geral.

O planejamento urbano é uma estrutura que ajuda os líderes a transformar a visão em implementação, usando o espaço como um recurso chave para o desenvolvimento e envolvendo as partes interessadas ao longo do caminho.

Cidade Pedra Branca, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O bairro-cidade foi planejado visando a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores e visitantes

E para que você saiba porque ele é importante, separamos abaixo 7 mudanças construtivas que o planejamento urbano traz aos projetos. Acompanhe:

1. Uma escada para o crescimento

As cidades prósperas têm uma visão e seguem com uma estrutura para se desenvolver de forma ordenada. Uma estrutura não tem a ver com comando e controle centralizado, mas uma maneira de antecipar as necessidades, coordenar esforços e desenhar um caminho para um horizonte que é coletivamente mantido.

Grandes esforços para aumentar a habitabilidade, prosperidade e equidade ocorreram em várias cidades bem conhecidas. Esse impacto transformacional não é um produto da espontaneidade, mas sim do planejamento construtivo.

2. Uma cidade planejada é uma cidade bem preparada

Antecipar o futuro nos permite estar melhor preparados no presente. Ao ficar à frente dos desafios, os líderes da cidade estão prontos para ver as oportunidades e gerenciar os riscos de um ponto de vantagem.

Com informações confiáveis ​​sobre a situação atual, eles poderão estabelecer conexões entre a visão de longo prazo e as ações de curto prazo. Por outro lado, as cidades que não planejam ativamente seu futuro provavelmente serão deixadas para trás.

3. O planejamento urbano ajuda a definir prioridades

Os líderes locais são eleitos e nomeados para oferecer melhorias. Dada a magnitude dos desafios enfrentados pelas cidades, é improvável que todas as melhorias desejadas ocorram de uma só vez.

As cidades bem sucedidas criam impulso através da realização de projetos prioritários que estão alinhados com a visão. O planejamento urbano identifica problemas urgentes e os recursos disponíveis e garante que as iniciativas não sejam redundantes ou variem em direções diferentes.

4. Aumento da qualidade de vida

A habitação, o emprego, a acessibilidade e a segurança são preocupações fundamentais para os moradores das cidades. Esses tópicos estão fortemente correlacionados à forma urbana.

As políticas certas sobre densidade, uso do solo, espaço público e layout de infraestrutura e serviços podem fazer a diferença na qualidade de vida no ponto de preço certo. Projetar um padrão espacial que atenda às preocupações dos cidadãos é um meio para a entrega de uma cidade melhor.

5. Impacto positivo na economia urbana

Certificar-se de que há muitos empregos em uma cidade é uma prioridade para os líderes locais. As cidades competem para atrair investimentos com o objetivo de gerar atividade econômica.

O planejamento coordena a localização espacial e a distribuição da atividade econômica e facilita a captura de valor do investimento público e a transformação dos loteamentos em áreas urbanas.

6. Antecipar é mais rentável do que reagir a problemas

As cidades que planejam em escala suficiente estariam em uma posição de antecipação ao invés de reagir, portanto, ser capaz de abordar a raiz do problema. Padrões espaciais não planejados são ineficientes e requerem mais recursos para serem mantidos, e o alto custo de decisões ruins pode chegar a torná-los irreversíveis.

7· Melhora da comunicação com as comunidades

A comunicação é um recurso importante para as cidades, mas a oportunidade de se conectar e transmitir as vantagens de um espaço urbano pode ser minada por mensagens vazias ou contraditórias.

O impulso e o apoio são aumentados quando é possível demonstrar um progresso substantivo, que seja consistente com a visão coletiva e o quadro de ação.

Agora que você entende a importância do planejamento urbano e o impacto que ele poderá ter no futuro, curta nossa página no Facebook e acompanhe nosso trabalho.