07
Maio

Construção Civil: 5 cases nacionais de sucesso em marketing digital

O marketing digital ajuda empresas de todos os ramos, lugares e tamanhos a conquistarem seus objetivos. Com a construção civil não é diferente: muitas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da construção civil já são donas de cases de sucesso em marketing digital. Vídeos, artigos e e-books estão entre os tipos de ações e conteúdos presentes em todas as campanhas.

Hoje, você vai conhecer 5 desses cases de sucesso. Vamos lá?

 

  • MRV Engenharia

 

A MRV Engenharia, de Minas Gerais, já é uma gigante do setor da construção civil, mas continua buscando maneiras de se manter na vanguarda. A empresa montou blogs para lidar com as principais dores dos seus clientes e fortalecer sua imagem institucional.

Um deles é o “Como Comprar Um Apartamento”, que fala sobre as dúvidas na hora de escolher o imóvel, juntar dinheiro, financiar, fazer a documentação etc. A publicação consistente de artigos e diversos e-books já levou à geração de leads, criou engajamento com a empresa e rendeu boas vendas à MRV.

Outro destaque é o case #meumundomelhor, que conta a história de clientes da empresa que tiveram suas vidas transformadas pela oportunidade de comprar a casa própria. Em 2015, ele conquistou um prêmio da Associação Brasileira de Marketing Direto.

 

  • Tecnisa

 

A paranaense Tecnisa se considera uma das empresas mais inovadoras da construção civil e revela que, nos últimos anos, as vendas pela internet responderam por mais de 40% do faturamento da empresa.

Entre os cases de sucesso, está uma campanha feita pela empresa usando a Rede de Display do Google. A Rede de Display é um dos recursos do Google e permite que os anunciantes mostrem seus banners em sites diversos na internet.

Com a campanha, a Tecnisa alcançou um crescimento de 500% na sua audiência e os resultados foram tão bons que ela se tornou um case do próprio Google.

 

  • CDT Incorporações

 

A CDT Incorporações, do Ceará, foi premiada por sua websérie “Mochileiro do Bairro”. A série de vídeos focou em valorizar a localização, um dos fatores fundamentais e decisórios no fechamento de um empreendimento.

Nos vídeos, a empresa apresentou de forma divertida e descontraída as principais características do bairro Maraponga, em Fortaleza, onde ela estava prestes a lançar um empreendimento.

Os vídeos mostraram curiosidades, moradores, história e informações do bairro. Apenas no último vídeo da série foi revelado que se tratava de um conteúdo feito pela empresa. Esse fator gerou maior engajamento e curiosidade no público, que poderia ter desistido de ver se soubesse que se tratava de uma “propaganda”.

A ação teve um resultado acima do esperado. No YouTube foram mais de 1,3 milhão de impressões, 19 mil visualizações e 2.700 cliques. No Facebook rendeu mais de 1 milhão de impressão, mais de 300 pessoas alcançadas e 10 mil cliques. O case rendeu à CDT Incorporações o prêmio de melhor Ação em Mídias Sociais de 2014.

 

  • Casarão Imóveis

 

A Casarão Imóveis é uma imobiliária tradicional da cidade de Pelotas, RS. O case de sucesso dela vem de um conjunto de ações realizadas pela empresa para estreitar as relações com os estudantes.

Anualmente, eles chegam à cidade para começar a vida universitária e precisam encontrar um apartamento. As ações de marketing da empresa incluíram:

** Produção de um e-book com o tema “guia do estudante em Pelotas” que fez tanto sucesso que já ganhou uma segunda edição;

** Oferecer conexão à internet gratuita no apartamento durante 6 meses. Os leads foram coletados offline na fila da matrícula da universidade e levados para a internet através de um contato por e-mail, onde recebiam o link para o e-book.

Com o investimento em marketing digital, a empresa conseguiu se tornar referência nos aluguéis a estudantes na cidade e aumentou o fechamento de contratos mesmo em um período de crise.

 

  • Viva Real

 

O Viva Real de São Paulo é uma plataforma de busca de imóveis que tenta conectar pessoas ao seu lar ideal. Aproveitando a onda do jogo “Pokemon Go”, a empresa passou a mostrar pontos de interesse relacionados ao game no seu aplicativo.

A ideia foi atrair as pessoas que tinham interesse no jogo e aproveitar para ressaltar as qualidades dos imóveis disponíveis na região pesquisada. Com a ação, a empresa mostra como mundo online e offline podem se conectar.

E aí, gostou de ver alguns cases de sucesso do marketing digital na construção civil? Se quiser saber ainda mais sobre como ele pode ajudar a sua empresa, aprenda agora mesmo como o marketing de conteúdo muda a relação da empresa com o cliente final!