06
jun

Construção sustentável: certificação LEED gera valor aos imóveis

A LEED é a principal certificação ambiental da indústria da construção e possuir este selo com certeza agregará muito valor ao seu imóvel. A certificação LEED é reconhecida no mundo todo e faz parte dos esforços de profissionais, clientes e sociedade pela criação de uma indústria mais sustentável.

Para a construção de casas, prédios comerciais, escolas e apartamentos, aplicar a LEED pode significar, além do impacto ambiental positivo, redução de custos e mais valor agregado. Ficou curioso? Vem com a gente para entender tudo sobre a certificação LEED!

O que é a certificação LEED?

LEED é a sigla para Leadership in Energy and Environmental Design ou, em português, liderança em energia e design ambiental. Ela foi criada pelo U.S. Green Building Council (USGBC) e hoje se transformou na principal certificação ambiental ligada a edifícios e casas, presente em mais de 160 países. A certificação LEED se aplica a 4 áreas diferentes:

>> Projeto e Construção de Edifícios (LEED BD+C);

>> Design e Construção de Interiores (ID+C) ;

>> Operação e Manutenção de Edifícios Existentes (O+M);

>>  Desenvolvimento do Bairro (LEED ND).

Certificação LEED nas construções

Uma construção que pretende obter a certificação LEED será examinada segundo 8 critérios:

1) Localização e transporte;
2) Espaço sustentável;
3) Eficiência no uso da água;
4) Energia e atmosfera;
5) Materiais e recursos;
6) Qualidade ambiental interna;
7) Inovação e processos;
8) Créditos de prioridade regional.


Cada uma dessas áreas possui pré-requisitos e créditos. São avaliados itens diversos como uso de energias renováveis, seleção de fornecedores ambientalmente responsáveis, planejamento urbano, uso de materiais reciclados e recicláveis, diminuição do desperdício etc.

Os pré-requisitos são, naturalmente, obrigatórios para a obtenção da certificação. Se algum deles não for cumprido, o empreendimento não pode receber a LEED. Já os créditos são critérios opcionais e vão atribuir pontuação extra à construção.

Assim, se o empreendimento cumprir todos os requisitos, ele recebe a certificação. Dependendo da pontuação extra atingida, pode receber os selos Silver, Gold e Platinum, sendo esta última a certificação máxima.

Quais as vantagens?

A certificação vem acompanhada de uma série de vantagens. Ao reduzir o desperdício e o consumo durante a obra e durante a ocupação do imóvel, você estará não apenas ajudando o meio ambiente, mas também economizando dinheiro.

Um imóvel certificado também tem seu valor de mercado elevado. Para o cliente final, que vai morar, trabalhar ou estudar no empreendimento, a certificação LEED também garante mais qualidade de vida, mais conforto térmico e acústico e mais segurança.

Como está a certificação LEED no Brasil?

Segundo o GBC Brasil (Green Building Council Brasil), responsável pela certificação no país, a LEED já trouxe grandes resultados por aqui. Nos empreendimentos certificados, houve redução de 40% do consumo de água, 30% de energia, 35% de emissão de CO2 e 65% da produção de resíduos.

Até o momento, existem quase 500 projetos certificados e mais de 1.200 registrados para receber a certificação LEED. Alguns bons exemplos são:

** Hospital Albert Einstein (São Paulo/SP);

** Museu de Arte do Rio (Rio de Janeiro/RJ);

** Atrium Offices (Palhoça/SC);

** Estádio Maracanã (Rio de Janeiro/RJ).

Edifício Atrium Offices, localizado em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC)

 

O que é preciso fazer para obter a LEED?

Para obter a certificação LEED, os interessados devem escolher uma das 4 tipologias de projeto e se cadastrar no portal LEED Online. Em seguida, devem preencher a documentação sobre o projeto e enviar para a auditoria. O material é analisado e, se aprovado, o empreendimento recebe a certificação.

Portanto, a certificação LEED é um grande divisor de águas nos projetos de construção civil. Ao obter esse selo, você garante que seu projeto está em dia com a grande tendência de sustentabilidade que está, cada vez mais, ganhando relevância no mundo inteiro.

E por falar em projetos sustentáveis, você já pensou em usar containers nas suas construções? Veja mais sobre essa tendência da construção civil, clicando aqui!