03
abr

Aprenda como o marketing de conteúdo muda a relação da empresa com o cliente final

O marketing de conteúdo tem dominado o assunto nos últimos anos. Muito se fala sobre a importância de manter um blog e publicar textos e outros conteúdos ricos como e-books, infográficos etc. Porém, não se pode esquecer que não é apenas a frequência de publicação que importa: é preciso ir além dos concorrentes e ofertar conteúdo qualificado.

Em meio a tantos textos e blogs, o que fazer para se destacar? Como garantir que o leitor vai se engajar com o conteúdo disponibilizado pela sua empresa? Esses são pontos-chave para que um negócio consiga fazer investimentos em marketing que tragam retorno. Quer entender? Então, acompanhe!

Como a publicação de conteúdo pode ser útil para o negócio?

Dizer que as pessoas não gostam de ser interrompidas por propagandas é chover no molhado. Netflix e bloqueadores de anúncios não seriam tão populares se isso não fosse verdade. Empresas que se aproximam do consumidor para apresentar o produto sem que ele tenha mostrado interesse tendem a obter poucos resultados.

Já aquelas que atraem a atenção de seus potenciais clientes oferecendo valor a eles conseguem ganhar o coração (e o bolso) deles. Ao publicar com frequência no blog da sua empresa, você tem a chance de responder às dúvidas do seu potencial cliente e construir a reputação do seu negócio.

Quando essa pessoa estiver pronta para comprar, sua marca é a primeira da qual ela vai lembrar. Pesquisas apontam que o marketing de conteúdo é até 6 vezes mais eficiente que outras estratégias e ainda pode ser muito mais barato do que campanhas pagas. Para isso, você precisa produzir conteúdo de qualidade para alcançar as primeiras posições do Google (de forma orgânica) e atrair leads.

Qual a importância de gerar conteúdo qualificado?

Conteúdo qualificado precisa ser mais do que uma expressão utilizada pela equipe de marketing. Todo mundo está produzindo e, se não houver qualidade, o seu será apenas mais um texto boiando em um oceano de posts e publicações.

Em primeiro lugar, toda publicação deve ter como principal meta ser útil: cumprir o que promete, solucionar uma dúvida e despertar na audiência o desejo de continuar consumindo o que você produz.

Além disso, é fundamental pensar em SEO (Search Engine Optimization). É a otimização para motores de busca que vai levar seu conteúdo para o topo dos resultados. Palavras-chave são alguns dos itens mais importantes. Título, originalidade, escaneabilidade e bom uso de links também contam muito.

Enfim, são mais de 200 critérios avaliados pelos algoritmos do Google e você precisa de uma equipe que realmente entenda do assunto. Sendo assim, o conteúdo qualificado é importante para posicionar seu site ou blog nos mecanismos de busca e para satisfazer as necessidades do público.

Com que frequência postar?

A frequência de postagens vai depender de uma série de fatores, como concorrência por palavras-chave, segmento de atuação e público-alvo. Como regra, se quiser aumentar o tráfego vai ter que aumentar a frequência de postagens.

Especialmente no início, é recomendável postar pelo menos diariamente no blog. Além da frequência, pense também em manter intervalos regulares. Não adianta postar 15 posts na mesma semana e passar 1 mês inteiro sem publicar.

Quais formatos devem ser utilizados?

Textos, geralmente na forma de blog posts, são excelentes conteúdos para o topo e meio de funil de vendas. A maior parte dos textos do blog deve ser para essas etapas. É importante sempre incluir uma chamada para ação (call to action), incentivando seu leitor a dar mais um passo. Pode ser ler outro artigo, comentar no blog, curtir o post ou compartilhar com os amigos.

Já os e-books podem ser usados para o topo, mas também são ótimos para o meio e fundo do funil. Com conteúdos geralmente mais extensos e aprofundados, a ideia é que o leitor se aproxime ainda mais da empresa.

Outra ferramenta importante em todas as etapas é a newsletter. Ao conseguir que seu lead a assine, você cria um canal de comunicação e abre espaço para o diálogo direto com ele, além de qualificar as informações do lead. Além desses, também é possível usar vídeos, webinars, podcasts, infográficos e praticamente qualquer formato, contando que seja relevante para seu público.

Esperamos que você tenha se convencido sobre a importância do conteúdo qualificado e comece, o quanto antes a alimentar seu blog com texto, e-books e muito mais.

Quer ver um call to action fazendo efeito agora mesmo? Então, acessa a nossa página de conteúdos ricos e baixe nosso e-book sobre os elos da cadeia produtiva do setor da construção civil! Temos certeza que você irá se surpreender com a posição que sua empresa ocupa.

E caso tenha interesse em produção de conteúdo, clique aqui e solicite uma proposta.