Negócios imobiliários: por que usar CRM de marketing e CRM de vendas?
Uma grande vantagem da aceleração digital é a criação de sistemas que otimizam o contato com os clientes em potencial, permitindo que a empresa mantenha uma relação próxima com esforço reduzido, pois tudo é automatizado. Alguns exemplos disso são os CRMs, tanto de marketing, quanto de vendas.
Continue a leitura para descobrir o que são esses dois sistemas e como eles podem auxiliar no processo de aceleração das vendas imobiliárias na internet.
O que é CRM de marketing e CRM de vendas?
A sigla CRM em inglês significa Customer Relationship Management. Ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.
Isso quer dizer que o CRM é um sistema que pode ser programado de acordo com as necessidades da empresa para fazer toda a gestão de contato com os leads.
O CRM de marketing dispõe de ferramentas dedicadas a atrair, armazenar e nutrir os leads. Alguns exemplos utilizados para captação são as landing pages e o WhatsApp.
Ou seja, o tripé do CRM de marketing é:
- Captar os leads utilizando ferramentas específicas;
- Armazenar esses leads;
- Nutrir através do relacionamento.
Em relação ao CRM de vendas, este possui funcionalidades relacionadas ao atendimento dos leads pela equipe comercial, com o objetivo de negociar e fechar as vendas.
Ou seja, são sistemas que se complementam.
Como funciona na prática
Os leads são captados através das ferramentas e entram para o fluxo de nutrição e relacionamento por meio do marketing de conteúdo, que tem por objetivo fazer esses leads caminharem pelo funil.
Após um período de nutrição, a equipe consegue determinar um score e qualificar os leads prontos para atendimento como “leads quentes”.
Essa qualificação é feita através de um sinal apontado ao lado do cadastro do lead no CRM.
Outra opção é configurar o sistema para encaminhar os leads cadastrados diretamente ao CRM de vendas, onde a equipe comercial consegue fazer toda a gestão de tentativas de contato.
Utilizamos como base o CRM da empresa Resultados Digitais (RD) para apresentar as funcionalidades. No entanto, elas podem variar de acordo com o CRM contratado.
Como os sistemas contribuem para a aceleração das vendas imobiliárias?
Tanto o CRM de vendas, quanto o de marketing são ferramentas muito importantes para a estruturação dos canais digitais de uma empresa.
O CRM de marketing possibilita a integração de todos os canais de comunicação (site, chat, redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, newsletter, entre outros) no mesmo lugar.
Já o CRM de vendas possui integração com o CRM de marketing. Ou seja, o de marketing tem as ferramentas que captam, armazenam e nutrem os leads, e quando sinalizado, o de vendas recebe esses leads.
Dessa forma, a empresa consegue se relacionar com todos os clientes em potencial em um único sistema com módulos diferentes (módulo de vendas, módulo de marketing, entre outros); permitindo que muitos processos sejam agilizados e trazendo mais assertividade na comunicação.
Além disso, uma das principais vantagens de ter CRMs de marketing e vendas estruturados é evitar o “limbo do marketing”.
Isso acontece quando a empresa realiza várias ações separadamente e não possui um sistema para centralizar a captação dos leads vindos dessas ações.
Como resultado, os leads ficam “espalhados” e, sem o devido tratamento, se tornam oportunidades de vendas perdidas.
Em relação ao processo de atendimento pela equipe comercial, os sistemas também conseguem trazer muita agilidade.
Isso porque é possível criar uma estratégia de automação de contato, através de e-mails automáticos enviados por meio de regras determinadas. Ao mesmo tempo, o CRM também avisa a equipe comercial da chegada desse novo lead instantaneamente.
Com os CRMs, as empresas também podem obter informações da jornada do lead com a marca. Ou seja, conseguem saber qual foi o caminho percorrido pelo usuário até a chegada ao CRM – se chegou pelo site, encontrou a empresa pelo Google, se cadastrou por um formulário, clicou no botão do WhatsApp, etc.
Se analisada com atenção, essa jornada traz informações valiosas para nutrir o lead com os conteúdos certos, a fim de incentivar a interação dele com a marca até se tornar um cliente.
Em resumo, o CRM de marketing e o CRM de vendas contribuem para agilizar o processo de atendimento e negócios imobiliários, visto que os sistemas facilitam o contato com os leads, preparando eles para receberem um atendimento da equipe comercial.
Quer aprender mais sobre como tornar a sua equipe EXPERT em marketing e vendas de imóveis? Acesse nosso blog com mais de 150 conteúdos dedicados a esse tema!
>> Entre contato pelo WhatsApp