25
jun

Tecnologia: drones na construção civil: como e por que usar?

Os drones são veículos não tripulados e controlados por controle remoto. À primeira vista, pode até parecer brincadeira de criança, mas não é bem assim não. O uso de drones na construção civil mostra que essa tecnologia é coisa de gente grande e, mais ainda, de empresas que se preocupam em seguir as tendências do mercado.

Como você talvez tenha visto em um outro conteúdo por aqui, os drones estão entre as principais tecnologias que estão revolucionando o mercado da construção civil. Neste texto, você verá mais detalhes das aplicações deles no setor.

Eles geralmente são empregados em conjunto com câmeras fotográficas e de vídeos e podem, ainda, ser usados com outros equipamentos. Veja como e por que usar os drones também no seu negócio!

Inspeção de infraestruturas mais rápida com os drones

A inspeção de estruturas com o objetivo de checar a segurança de um prédio em uso pode ser trabalhosa e demorada se feita sem os drones. Pode ser necessário montar andaimes, subir em telhados e, claro, cuidar para garantir a segurança dos profissionais envolvidos.

Já com o uso de drones, pode-se captar imagens de alta qualidade de forma rápida e segura e os profissionais podem analisar toda a estrutura sem nenhum risco.

Mapeamento de grandes terrenos ou locais de difícil acesso em menos tempo

Imagine que a sua empresa foi contratada para uma obra de grande porte, um terreno enorme e que, para dificultar, tem vegetação e relevo que não facilitam o trânsito de pessoas e veículos. Avaliar toda essa área pode demorar muito tempo, não é mesmo?

Não se os drones forem utilizados. Com eles, o mapeamento de grandes terrenos que duraria vários dias pode ser feito rapidamente. Centenas de imagens podem ser preparadas em apenas algumas horas.

Imagens térmicas com drones e sensores

Não apenas as câmeras comuns, mas também sensores térmicos podem ser acoplados aos drones. Dessa maneira, é possível fazer imagens térmicas dos imóveis e checar se existe algum risco de incêndio, vazamentos de água, superaquecimento etc.

Acompanhamento da obra facilitado pelos drones

Qual engenheiro ou arquiteto nunca quis ter olhos de águia para conseguir acompanhar a obra inteira ao mesmo tempo? Com os drones, é possível chegar bem perto disso.

Em vez de ter que rodar a obra inteira para checar o progresso, você pode usar o drone para fazer uma primeira inspeção e, vendo as imagens, decidir quais locais da obra merecem mais a sua visita.

Melhoria da segurança graças aos drones

A primeira vantagem dos drones para a segurança é que eles podem ir até lugares que seriam arriscados para os operadores. Em vez de ter um funcionário fazendo inspeções, por exemplo, em locais altos ou próximos de fios de alta tensão, o drone pode fazer este trabalho e eliminar uma atividade de risco da obra.

Outro ponto é a facilidade com que os profissionais de segurança conseguem inspecionar a obra à procura de situações de risco, verificar se os funcionários estão usando equipamentos de proteção e se os procedimentos estão sendo realizados conforme mandam as normas de segurança.

Produção de fotos e vídeos promocionais do empreendimento

Por fim, construtoras e imobiliárias também estão usando os drones para produzir vídeos e fotos promocionais de seus empreendimentos e, ainda, dar ao cliente a chance de acompanhar a obra.

É o caso, por exemplo, da construtora Tecnisa, que foi uma das pioneiras no Brasil a usar os drones na construção civil. Usando drones, a empresa produz vídeos dos seus empreendimentos durante a obra e depois dela.

Durante a obra, os compradores podem ver como está o progresso da construção. Já com o empreendimento pronto, pessoas interessadas em adquirir os imóveis podem ver detalhes das facilidades do local.

É claro que também é possível fazer materiais promocionais com equipamentos normais de filmagem. Porém, com os drones a construtora pode explorar ângulos exclusivos e dar uma nova cara aos conteúdos que acabam ficando muito mais atraentes.

Gostou de conhecer as aplicações dos drones na construção civil? Não se esqueça de ficar ligado no nosso blog para conhecer mais sobre o uso da tecnologia na construção civil! Vem mais conteúdo por ai.