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Funil de vendas: conheça os conteúdos ideais para cada etapa

O funil de vendas é uma ferramenta muito importante para entender a persona e oferecer conteúdo relevante que atenda suas necessidades, se tornando um grande aliado na geração de leads e conversão em vendas.

Nesse sentido, entenda como nutrir o lead adequadamente em cada etapa.

O que é funil de vendas e qual a importância para a empresa

Sobretudo, funil de vendas é o processo formado por uma espécie de “caminho” que serve para guiar o potencial cliente desde o primeiro contato com a marca até o fechamento da venda.

Portanto, desenvolver uma estratégia para nutrir os leads é essencial, ao passo que, a oferta de conteúdo relevante faz o lead seguir pelas etapas do funil de vendas até se tornar um cliente efetivo.

Conteúdos ideais para cada etapa do funil de vendas

Uma persona se comporta de formas diferentes em cada etapa do funil de vendas. Logo, exige que a empresa ofereça conteúdos adequados para cada estágio.

Em seguida, abordaremos as etapas do funil, bem como os conteúdos mais indicados.

Topo de Funil (ToFu)

Na primeira etapa do funil (ToFu, top of the funnel), se encaixam os consumidores que estão no momento de descoberta e atração.

Ou seja, esse consumidor ainda não identificou um problema a ser resolvido. Portanto, busca por conteúdos simples para adquirir conhecimento sobre determinado assunto.

Lembre-se: nesta etapa, a persona não procura conteúdos que vendem soluções. Dessa forma, não é recomendado vender a empresa nesse momento.

Conteúdos ideais:

* Blog posts resumidos;

* Webinars;

* Vídeos;

* Infográficos;

* Posts em redes sociais.

Meio de Funil (MoFu)

Por outro lado, na segunda etapa do funil de vendas (MoFu, middle of the funnel), se enquadram consumidores que já sabem que possuem um problema, bem como querem encontrar possíveis soluções.

Recomenda-se nutrir o lead com conteúdos aprofundados para que ele obtenha mais informações sobre o tema.

Em contrapartida, o usuário preencherá seus dados em um formulário, por exemplo, para obter o conteúdo.

Ainda não é o momento de vender a marca, mas sim, mostrar que a empresa possui conhecimento suficiente para solucionar o problema.

Conteúdos ideais:

* E-books;

* Webinars;

* Blog posts elaborados;

* Podcasts;

* Apresentações de slides;

* Infográficos;

* Newsletters.

Fundo de Funil (BoFu)

Por fim, na última etapa do funil (BoFu, bottom of the funnel), o lead está disposto a fechar negócio, pois considera o produto ou serviço da empresa como uma potencial solução para seu problema.

Neste momento, ele está escolhendo entre as opções e o conteúdo que você oferece é determinante para convencer o lead a escolher sua empresa.

Logo, este é o momento certo para falar sobre a empresa, apresentar conteúdo que reforce a credibilidade da marca e mostrar dados que comprovem a eficácia da solução.

Conteúdos ideais:

* Cases e depoimentos de clientes;

* Demonstrações de produtos ou serviços;

* Ferramentas avançadas (planilhas, por exemplo);

* Avaliações de consumidores.

Conclusão

Definitivamente, oferecer o conteúdo certo para cada etapa do funil de vendas é uma importante ferramenta para convencer o cliente a optar pela marca.

Afinal, você está mostrando – a cada etapa – o conhecimento e experiência da empresa para ajudá-lo a resolver um problema, atraindo sua confiança.

Nós, da Halo Notoriedade, somos especialistas em desenvolver estratégias de marketing de conteúdo voltadas para construção civil e podemos ajudá-lo a potencializar a geração de leads da sua empresa.

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