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jun

Marketing de Conteúdo: a importância dos backlinks no blog

Os backlinks são um dos critérios usados pelo Google para ranquear as páginas que aparecerão nos seus resultados. Porém, isso não quer dizer que, quanto mais backlinks seu blog tiver, melhor ele ficará, e nem que qualquer link conta.

O Google é criterioso e os seus leitores também. Portanto, na hora de criar links, você deve pensar na relevância dele tanto para os algoritmos do Google, quanto para quem vai ler o texto. Quer entender mais sobre os backlinks? Acompanhe com a gente!

O que é backlink?

Backlinks são links inseridos dentro de um conteúdo, geralmente produzido para o marketing digital. Por exemplo, esse link na expressão “marketing digital”, que você acabou de ler, é um backlink.

Os backlinks podem ser feitos de um site para outro ou dentro do mesmo site/blog. Um dos backlinks mais relevantes é quando um outro site faz uma ligação com o seu. Isso quer dizer que o seu conteúdo é bom o suficiente para ser citado por outras pessoas.

Como funciona?

Uma das principais ideias do backlink é levar o leitor a acessar outras páginas e permanecer mais tempo no seu blog ou site, conhecendo mais sobre seus conteúdos.

Você também pode usar os backlinks para dar mais informações ao seu lead. Por exemplo, se citar algum dado ou pesquisa, é bom linkar a fonte. Se falar de alguma pessoa que é autoridade no ramo, pode linkar para o site dela.

De quebra, você ainda tem a chance de ganhar um backlink dessa pessoa se ela gostar do conteúdo em que foi citada. Outra maneira comum de ganhar backlinks é fazendo guest posts. Os guest posts são publicações feitas em outros blogs com o nome da sua empresa. Ou seja, são publicações de terceiros em seu blog ou site. É uma outra forma de seu negócio alcançar mais audiência (em outro canal e remetendo ao seu), se posicionar como autoridade e conseguir backlinks.

Por que os backlinks são importantes para melhorar o ranqueamento no Google?

O tipo de backlink mais importante para o SEO (otimização para motores de busca) é justamente aquele em que outros sites apontam para seu blog. Isso porque o Google entende que, se outros sites aprovam seu conteúdo, isso significa que você realmente produziu um bom texto.

Portanto, busque criar conteúdos dignos de serem citados e faça boas parcerias para aumentar as suas chances de ranquear bem no Google.

Já os links internos ajudam no SEO à medida que fazem seu leitor permanecer mais tempo no blog. Isso faz o Google entender que seu blog é relevante e atrativo para os leitores. Portanto, crie links internos que realmente façam sentido e que vão levar o leitor a permanecer no blog.

Quais erros precisam ser evitados?

Criar links internos e externos e, principalmente, ganhar links de outros sites não é tarefa fácil. Muita gente acaba cometendo erros na hora de construir os backlinks. Veja 4 erros que você pode evitar

1) Exagerar nos links

Quantidade nem sempre é qualidade. Se você criar links demais, pode acabar tirando o foco do leitor do texto principal. Crie um número razoável de links e distribua-os ao longo do texto de maneira que o conteúdo não fique poluído.

2) Tentar enganar o Google

Algumas empresas vendem backlinks com a promessa de ajudar o seu blog ou site a ranquear. Porém, essa é uma prática completamente desaconselhável e que provavelmente será percebida pelo Google.

3) Fazer links externos não confiáveis

Ao criar links externos, muito cuidado com as fontes que você vai usar. Dê preferência a portais renomados, blogs conhecidos e empresas consolidadas no mercado. Lembre-se, ainda, que linkar para uma página da concorrência é um grande tiro no pé.

4) Criar links que não têm relevância

O Google também estuda a relevância dos links para ranquear o site. Se uma pessoa está interessada em um determinado assunto e clica em um link que a leva para um conteúdo completamente fora do tópico, ela provavelmente vai fechar a página sem terminar de ler.

Portanto, na hora de criar backlinks, pense também na relevância dele e se a pessoa que clicar realmente vai encontrar o que estava procurando.

Como vimos, os backlinks servem tanto para aumentar o engajamento do leitor no seu blog quanto para dar credibilidade à sua página e melhorar o ranqueamento no Google. Portanto, crie links relevantes tanto para o leitor, quanto para o SEO.

E falando em SEO e ranqueamento no Google, você já viu nossas 5 dicas sobre como escrever um texto estruturado para SEO? Não deixe de conferir!