08
jun

Marketing de Conteúdo: um pilar importante do Marketing Digital

Nos últimos anos, o marketing digital dominou o mercado da publicidade. Todas as empresas estão falando, fazendo, planejando e estudando maneiras de se promoverem usando os recursos do mundo digital. E o marketing de conteúdo é um dos principais responsáveis pelo sucesso do digital.

É por meio do conteúdo que sua marca consegue se posicionar, ganhar autoridade, falar com o público certo e estar onde eles precisam na hora que eles precisam. Quer saber como? Acompanhe e entenda por que o marketing de conteúdo é o queridinho de tanta gente!

O papel do conteúdo no marketing digital

Marketing digital é qualquer estratégia de marketing que acontece online. Pode ser, por exemplo, um blog onde a empresa posta conteúdo, um anúncio no Google, no Facebook, ou uma comunicação por e-mail.

Já o marketing de conteúdo é a produção e divulgação de conteúdo com o objetivo de gerar reconhecimento para a marca, educar, informar e entreter o público, além de aproximar a empresa da sua audiência. Isso é feito, principalmente, por meio da publicação de artigos, e-books, webinários e outros tipos de conteúdo em blogs, redes sociais e outros canais.

Ou seja, o marketing de conteúdo é uma parte do marketing digital e, na nossa opinião, uma das mais importantes. É por meio da produção de conteúdo qualificado que a sua empresa conseguirá se promover sem precisar ser interruptiva ou querer convencer o cliente a qualquer custo.

Conceitos básicos do marketing de conteúdo

Veja alguns conceitos básicos para você entender melhor sobre o marketing de conteúdo.

Inbound Marketing

Muitas vezes chamado apenas de Inbound, ou marketing de atração, esse é o nome da estratégia que tem como objetivo fazer com que os clientes encontrem a empresa e não o contrário. O marketing de conteúdo e o inbound estão intimamente ligados e um praticamente não existe sem o outro.

Persona

Personas são personagens semi fictícios que representam o cliente ideal da empresa. Em comparação com o público-alvo, que é abrangente e pouco detalhado, as personas têm informações muito mais específicas, mais detalhadas. Geralmente, uma persona tem idade, gênero, profissão, renda, gostos, hábitos e outras informações bem definidas.

Uma mesma empresa pode ter várias personas, desde que elas sejam criadas com base em pesquisas e dados reais. O objetivo da criação de personas é tornar as comunicações da sua empresa mais eficientes na medida em que elas falam diretamente com quem tem perfil para se tornar cliente.

Lead

Lead é uma pessoa que forneceu alguma informação de contato e autorizou sua empresa a manter a comunicação com ela. No marketing de conteúdo, os leads são aqueles que visitaram seu blog ou site e foram além da visita. Por exemplo, eles baixaram um e-book e, para isso, precisaram inserir um endereço de e-mail numa landing page.

Call to action

A chamada para ação, ou simplesmente CTA, é uma parte das publicações que sugerem que o leitor tome alguma atitude, como: compartilhar, curtir ou comentar a publicação. Geralmente, todas as peças de marketing de conteúdo possuem uma CTA para engajar a audiência e facilitar a conversão de visitantes em leads.

Landing Page

Na tradução literal significa página de aterrissagem. No marketing digital vai além da aterrissagem, pois é uma página que contém elementos suficientes para converter o visitante em lead. Normalmente, as empresas usam a Landing Page para ofertar algo (e-book, infográfico etc) ou fazer convites (webinar, palestras etc) em troca do cadastro. E é exatamente neste momento que o visitante autoriza a empresa a lhe enviar mais informações sobre seus produtos ou serviços.

SEO

A sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de busca, é outro pilar do marketing digital e faz parte de qualquer estratégia de marketing de conteúdo. O SEO é um conjunto de técnicas que busca adequar as suas publicações aos critérios usados pelo Google para ranquear as páginas disponíveis na internet. Estar no topo dos resultados do Google é o grande objetivo aqui.

Funil de Vendas

O funil de vendas representa a jornada do consumidor desde que ele se interessa em aprender mais sobre determinado assunto até a compra e a fidelização. As etapas do funil de vendas no marketing digital são atração, conversão, qualificação, venda e relacionamento.

Erros para não cometer no marketing de conteúdo

Agora que você já conhece os principais termos usados no mundo do marketing de conteúdo, confira alguns erros que você deve evitar se quiser ter sucesso com essa estratégia:

** Deixar de manter uma frequência de publicação constante. A cadência é fundamental para ter resultados em marketing digital;

** Não ter metas e não mensurar os resultados;

** Deixar de testar diferentes variáveis e estudar a receptividade das suas personas;

** Não ter planejamento e não seguir um calendário editorial;

** Produzir conteúdo irrelevante;

** Falar sobre o seu produto e a sua empresa em todas as publicações.


Será que o marketing de conteúdo é para sua empresa?

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando: será que o marketing de conteúdo é para mim e para minha empresa? Uma grande vantagem desse tipo de marketing é que ele é democrático e pode ser adaptado ao orçamento, ao tamanho e aos objetivos de qualquer empresa.

Desde profissionais liberais, como arquitetos e engenheiros, até grandes empresas, construtoras e imobiliárias, todo mundo pode usar essa estratégia e tirar proveito dela para gerar mais autoridade e oportunidades de vendas.

Você quer descobrir como a sua empresa também pode embarcar no marketing digital? Fale com a gente e agende uma conversa! Por meio de palestras e treinamentos, nós ajudamos profissionais liberais e empresas a descobrirem e aproveitarem os benefícios do marketing digital.