Networking: saiba como se conectar aos seus stakeholders para vender mais
Quem investe em networking garante mais sucesso em vários aspectos do seu negócio. Inclusive, no que se refere ao aumento das vendas. Desse modo, com as estratégias mais adequadas, é possível conquistar novos clientes, fidelizá-los e garantir uma boa relação com todas as empresas e grupos que estão diretamente ligados ao seu negócio.
O que é networking e como ajuda na conexão aos stakeholders
Networking é a rede de relacionamentos ou rede de contatos que um profissional ou empresa constrói ao longo da sua carreira e atuação no mercado. Ou seja, é o grupo de pessoas e marcas com quem se relaciona e obtém ajuda mútua, compartilhando informações e encontrando oportunidades de negócios.
Com isso, é possível criar conexões que otimizem os resultados empresariais. Para tanto, é preciso criar estratégias que aproximem as partes interessadas do seu negócio, com os quais seja vantajoso manter uma comunicação.
Elas são as chamadas stakeholders e englobam tanto colaboradores, que são os stakeholders internos, quanto os fornecedores, clientes, investidores, comunidade e outros grupos que de uma forma ou outra são impactados com a atuação da sua empresa.
Quem são os stakeholders da construção civil
Os stakeholders podem afetar de maneira positiva ou até negativa uma empresa. Portanto, na construção civil é importante saber quem são os stakeholders para identificar as partes envolvidas em um projeto. E a partir disso, aplicar o networking para se relacionar de maneira adequada com cada uma e garantir o sucesso da execução do projeto.
Na construção civil, os stakeholders são muitos e eles podem ter maior ou menor influência em um projeto. Assim, é possível citar os trabalhadores e terceirizados, fornecedores de serviço, proprietários e usuários da instalação, designers, empresas de loteamento, acionistas e a administração pública.
Os concorrentes, bancos, companhias de seguros, mídia, representantes da comunidade, clientes e vizinhos da obra são outros exemplos de partes interessadas e que podem afetar de modo positivo ou negativo o planejamento e execução de um projeto.
Como usar gatilhos mentais para se relacionar com os stakeholders
Para se relacionar de forma assertiva com os stakeholders, os gatilhos mentais são grandes aliados. Esse termo refere-se a uma técnica que faz uso da influência social para orientar ações e decisões de um determinado grupo, como os stakeholders.
Na construção civil, os gatilhos mentais ajudam no convencimento das partes envolvidas a apoiar um projeto. Para tanto, são usados, por exemplo, para a comunidade aceitar uma construção no seu bairro ou para incentivar que os clientes comprem as unidades de um prédio ou loteamento.
Além disso, os gatilhos mentais mais eficientes para o setor usar ao investir no seu networking são da autoridade, compromisso e coerência, escassez, reciprocidade, afeição, prova social, urgência, exclusividade, antecipação e proibição/segredo.
Meios de comunicação para usar no networking com os stakeholders
Para se comunicar com os stakeholders, há diferentes meios de comunicação úteis. Além de fazer uso de site, blog e redes sociais, inclusive, o Linkedin, que devem estar sempre atualizados, é importante promover e participar de encontros presenciais, a exemplo de happy hour, reuniões de entidades de classe e palestras.
Outra maneira de garantir um bom networking com os profissionais que fazem parte do dia a dia do seu negócio é felicitá-los em dias de aniversários e datas sazonais, como o Dia do Engenheiro, por exemplo.
Aliás, durante o ano, existe uma longa lista de datas. Aqui na agência, diariamente, nos deparamos com a necessidade de consultar as datas, a fim de aprimorar os materiais que serão enviados aos clientes e seus stakeholders. De tanto perder tempo para pesquisar essas datas, decidimos criar um Calendário da Construção Civil. São mais de 120 datas, divididas em 6 categorias:
- Engenharias (Ex. Dia do Engenheiro);
- Datas Institucionais (Ex. Dia da Construção Civil);
- Mercado Imobiliário (Ex. Dia do Síndico);
- Arquitetura e Urbanismo (Ex. Dia Nacional da Conservação do Solo);
- Saúde e Segurança do Trabalho (Ex. Dia Mundial do Coração);
- Profissionais que atuam nas obras (Ex. Dia do Pedreiro).
Com esse Calendário, a sua equipe ganha tempo, pois não é mais preciso procurar por cada uma dessas datas. Também é possível agendar com antecedência ações de marketing, vendas e endomarketing para se relacionar com todos os seus stakeholders, enviando cartões de felicitações por Whatsapp e conteúdos exclusivos por e-mail.
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