O impacto das personas nas vendas dos empreendimentos
O marketing para uma empresa de construção mudou nos últimos anos com o advento da internet, websites, mídias sociais e blogs. Contudo, a maioria das organizações ainda está focada em publicidade, não em marketing.
É claro que a publicidade ainda é importante, mas é preciso ter em mente que aqueles que respondem à nossa publicidade são pessoas reais que podem ser atraídas ou repelidas pelo estilo de marketing que empregamos.
É por isso que, atualmente, não dá para pensar em vender empreendimentos sem pensar na construção de personas. Até porque cada tipo de comprador tem um perfil e é necessário entender suas reais necessidades. Ficou interessado em saber o que são personas e como elas podem te ajudar a vender mais? Continue lendo!
O que são personas no Marketing Digital?
Persona é um conceito do Marketing Digital criado para te ajudar a fazer um marketing que seus consumidores realmente amem e, por consequência, se interessem.
Elas são perfis semi-fictícios de seus clientes reais e ideais. O objetivo é ajudar você a entender seus clientes (e potenciais clientes) melhor, e tornar mais fácil a adaptação de conteúdo às necessidades específicas, comportamentos e hábitos de compra dos diferentes grupos que se relacionam com sua empresa e seus empreendimentos.
Como criar personas e saber quem é meu comprador ideal?
As personas são criadas com base em pesquisas de mercado, na construção coletiva com stakeholders relacionado ao seu produto e como em informações que você coleciona de sua base de clientes atual (por meio de pesquisas, entrevistas etc.) e de sua equipe de vendas.
Você criará uma persona diferente para cada tipo de comprador de cada empreendimento. Essas personas terão diferentes cargos, objetivos, preocupações, perguntas, desafios, dores e necessidades. Normalmente, você terá de 2 a 5 personas por empreendimento, para começar.
Seja o mais específico possível. Para isso, você pode seguir os passos abaixo:
a) Entreviste seus clientes para descobrir o que eles gostam sobre seu empreendimento e serviços, como atendimento de corretores, por exemplo;
b) Analise o seu banco de dados e o histórico de navegação no seu site para descobrir tendências sobre como certos leads ou o que os clientes encontram e consomem seu empreendimento ou serviços;
c) Esteja em contato regular com seus corretores, e equipe comercial interna, para obter suas perspectivas sobre o que os clientes da sua empresa procuram, quais as “dores” que possuem e quais generalizações os corretores percebem dos diferentes grupos de consumidores que atendem;
d) Reúna alguns stakeholders relacionados ao empreendimento e proponha um brainstorming para construírem juntos os personas. Os stakeholders são fundamentais nesse processo de construção, pois eles vivenciam de perto as “dores” e necessidades dos clientes.
O impacto da criação de personas
A criação de personas permitirá que você crie um marketing muito mais direcionado e relevante para seu consumidor. A relevância é o que cada um procura ao fazer uma recomendação ou decisão de compra, e você utilizará suas personas para criar mensagens que sejam realmente focadas nas dores de cada uma delas.
Essa prática melhora muito o retorno sobre o investimento (ROI) das suas campanhas de marketing. Ao criar uma persona e em seguida projetar sua campanha em torno dos atributos dela, você pode antecipar como seus potenciais clientes pensam e reagem, e estar preparado com estratégias que te ajudará a guiá-los durante a jornada de compra até que eles efetivamente se tornem clientes.
Gostou de aprender mais sobre personas e o impacto da criação desses perfis nas vendas de empreendimentos? Leia também nosso post sobre Branding na Construção Civil e descubra como ter uma marca forte que se torne referência para suas personas!