23
Maio

O que é esse tal de WordPress e como ele influencia diretamente no Marketing Digital?

Se você tem ou planeja ter um site ou um blog, provavelmente ouviu ou vai ouvir falar muito sobre o WordPress. Essa é a plataforma de publicação de páginas mais popular do mundo: 30% de todos os sites da internet usam o WordPress como base.

Mas, afinal, o que é WordPress e como funciona? Por que ele é tão importante para o marketing digital? Como o WordPress ajuda no ranqueamento do seu site? Continue com a gente para descobrir!

O que é WordPress?

É uma plataforma de publicação de sites e blogs do tipo Content Management System (CMS) ou, em português, Sistema de Gestão de Conteúdo. O grande objetivo desse tipo de plataforma é permitir que qualquer pessoa consiga criar e publicar em um site ou blog mesmo sem ter grandes conhecimentos técnicos de desenvolvimento.

Com o WordPress, você pode escolher a aparência e o design do seu blog e publicar seus conteúdos de maneira intuitiva. A plataforma conta ainda com uma grande comunidade que, por ser baseada em código aberto, incentiva a colaboração. Os próprios usuários desenvolvem plugins, tiram dúvidas e interagem entre si.

Quais as vantagens para o marketing digital e marketing de conteúdo?

Uma grande vantagem nós já falamos: o WordPress é fácil de usar e permite que qualquer pessoa crie um blog bonito e amigável. Um dos maiores pilares do marketing digital é a produção de conteúdo e, com o WordPress, fica muito mais simples publicar e gerenciar os seus posts.

Outro ponto fundamental é a facilidade com que um usuário do WordPress consegue monitorar as estatísticas do seu site, como número de visitantes, localidade etc. Mapas e gráficos detalhados tornam a mensuração de resultados, tão importante no marketing digital, muito mais simples.

O WordPress permite, ainda, que você gerencie as permissões de cada usuário que utiliza a plataforma, facilitando o trabalho em equipe. Você pode determinar quem terá permissão para editar todo o site, apenas para publicar conteúdo, para editar textos já postados e assim por diante.

Além disso, várias funcionalidades do WordPress auxiliam no SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um conjunto de técnicas para melhorar o ranqueamento da página dos mecanismos de busca, especialmente o Google. E, na nossa opinião, o WordPress é a o melhor CMS nesse quesito.

Por que o WordPress é a melhor opção para fazer SEO?

Porque ele tem muitas funções nativas que estão em dia com os principais critérios de SEO e é atualizado constantemente para se manter em sintonia com os mecanismos de busca. Entre as funções do WordPress que ajudam no SEO, estão, por exemplo:

** configuração de URLs amigáveis;

** definição de títulos, descrição e uso de tags;

** designs leves que aceleram o tempo de carregamento;

** otimização dos sites para uso em dispositivos móveis;

** facilidade de atualização de conteúdos;

** plugins de SEO, como o Yoast;

** facilidade de gestão de todas as mídias, incluindo as imagens que são relevantes para o SEO.

Portanto, o WordPress é uma plataforma utilizada em todo o mundo para a construção de sites, blogs e outros tipos de páginas da internet. Devido à sua grande comunidade e atualização constante, esse CMS está no topo das plataformas mais interessantes para produção de conteúdo na internet.

Você quer ter sucesso com marketing digital e marketing de conteúdo? O WordPress pode ser um grande aliado!

Aliás, se você quer saber sobre marketing de conteúdo, clique aqui e veja como ele pode mudar a relação da sua empresa com os clientes!