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Personas de empreendimentos: como construir e gerar mais leads para o comercial

Quem começa uma estratégia de marketing de conteúdo geralmente se depara de imediato com o conceito de persona. Essa é uma das primeiras etapas para a criação de ações e campanhas que influencia diretamente nos resultados.

Se você ainda não tem o hábito de criar personas para cada um dos seus empreendimentos, talvez seja a hora de mudar isso. Continue lendo para entender mais sobre esse conceito, como as personas ajudam a gerar leads e como construí-las!

Persona: o que é e para que serve?

Uma persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal. É um personagem fictício criado a partir de dados reais. Em contraste com o público-alvo, a persona é muito mais específica e geralmente tem nome, idade, profissão, interesses, hobbies e outras características definidas. Para o mesmo público-alvo, existem diversas personas.

Por exemplo, o público-alvo de uma empresa poderia ser descrito como “mulheres acima dos 30 anos que vivem no estado de São Paulo e têm renda superior a R$ 5.000 mensais”. Já uma persona pertencente a esse público poderia ser “Maria, profissional liberal, tem 32 anos e adora viajar. É casada, mora em Campinas e está planejando ter o primeiro filho. Acessa Facebook e Instagram diariamente”.

O objetivo da criação de personas é tornar suas ações de marketing mais personalizadas. Com as personas, em vez de atirar no escuro, você pode fazer um marketing mais assertivo e eficiente.

“A persona é um dos itens mais importantes de uma estratégia de marketing de conteúdo. Aprenda a construir uma persona para seus empreendimentos e gere mais leads!”

 

Como as personas ajudam a gerar leads?

O uso de personas ajuda a sua empresa a oferecer o conteúdo certo no momento certo. Ao pesquisar seus clientes atuais e potenciais, você conseguirá mapear a jornada de compra e entender mais sobre as necessidades, desejos, aspirações e problemas dos seus compradores.

Você vai entender até mesmo os motivos que as conduzem à decisão de realizar a compra. Nem todo mundo que vai acessar suas páginas e visualizar suas campanhas de marketing vai se converter em comprador. No entanto, ao produzir conteúdo direcionado para as pessoas certas, você tem mais chances de chamar a atenção e criar uma conexão entre os interesses delas e a sua empresa.

Com o uso de personas, seu conteúdo será criado sob medida para quem realmente tem potencial para se tornar cliente. Assim, quando um comprador em potencial acessar uma campanha, seu site ou blog, ele ou ela vai se identificar mais com o conteúdo e possivelmente terá vontade de continuar acompanhando sua marca e manter contato. Ou seja, vai acabar virando um lead.

Como construir personas?

A construção das personas não pode ser baseada no achismo, mas sim em informações concretas. Falando em construtoras/incorporadoras e urbanizadoras, é importante pensar em personas para cada um dos seus empreendimentos. Para cada lançamento, faça uma pesquisa de mercado e entenda quem são seus compradores ideais.

Um negócio pode usar dados de clientes atuais e antigos, formulários, pesquisas online e até mesmo via telefone para coletar dados. Clientes que adquiriram imóveis de concorrentes também são uma boa fonte de informações. Você pode começar pelas perguntas básicas e, com o tempo, aprofundar seu conhecimento sobre os clientes e leads da empresa.

O importante é saber que a construção de personas é um processo fundamental para quem desejar ter sucesso em marketing e especialmente em marketing de conteúdo. Comece agora mesmo a construir personas para seus empreendimentos e veja os resultados e o retorno sobre investimento aumentarem consideravelmente!

E se você quer saber mais sobre como o marketing de conteúdo e as personas podem potencializar suas vendas, não perca a chance de entrar em contato conosco agora mesmo!