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08
fev

Aprenda 4 passos de como construir personas para a construção civil

Uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente consiste em entregar valor através de conteúdos que resolvam as dores da persona. E qual é a melhor forma de criar personas para a construção civil? Venha com a gente e aprenda!

A importância das personas para as empresas da construção civil

Mais do que auxiliar na elaboração de estratégias assertivas, a definição das personas contribui para gerar credibilidade e notoriedade para a empresa.

Afinal, a partir do momento que você consegue resolver as dores do seu público, ele passa a considerá-lo como uma fonte confiável de informações, gerando maior interesse em seus produtos e serviços.

No caso da construção civil e do mercado imobiliário, essa relação de confiança é essencial, visto que a jornada do cliente até a decisão de compra pode levar um tempo maior.

É exatamente por isso que as personas para construção civil são tão importantes. Quando a empresa tem os seus principais públicos representados em perfis de consumidores ideais, é mais fácil criar campanhas de marketing digital eficientes.

Além disso, as personas conseguem direcionar o foco da empresa para o cliente e suas necessidades, algo hoje tão requisitado pelos consumidores, principalmente, quando o assunto é a compra de um imóvel para morar ou investir.

Nesse sentido, conhecer bem os clientes mais comuns da empresa e traçar um perfil que represente cada um deles facilita a criação de bons conteúdos, o sucesso no engajamento e o direcionamento do lead para o início do funil de vendas.

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Por onde começar a construir personas para vender mais empreendimentos imobiliários?

Agora que você sabe a importância de ter as personas para sua empresa definidas, que tal colocar a mão na massa? Aprenda 4 dicas de como criar personas para construção civil:

1. Defina um limite de personas

Um erro bastante comum é que, ao iniciarem o processo, as empresas acreditam que cada mínima diferença é o suficiente para criar uma persona nova.

Como resultado, cria-se uma lista infinita de personas, o que gera uma demanda maior de trabalho e diminui os resultados.

Para evitar essa situação, a dica é listar as características mais comuns e desconsiderar as que podem ser muito específicas e pontuais. O objetivo é ter cerca de 2 a 3 prévias de personas por empreendimento.

Especificamente no setor da construção civil, essas 3 personas podem incluir o consumidor final (moradia), o investidor (investimento com valorização de médio prazo) e o construtor (compra para construir e vender).

2. Analise sua base de clientes

Como uma boa estratégia de marketing digital exige entendimento do público, a segunda dica é analisar os perfis da sua base de clientes e comparar as principais características deles.

Dessa forma, você conseguirá identificar se há um “padrão” de características que podem ditar os perfis mais comuns.

Através de um CRM de marketing, essa análise é realizada de forma simples e automatizada. Porém, caso você não tenha o sistema, é possível adotar outra técnica de organização dos dados, como em uma planilha de Excel, por exemplo.

3. Converse com a equipe comercial

Quem está em contato direto com os potenciais clientes contribui com informações valiosas sobre suas dores e também os motivos que estão impedindo o fechamento da compra – os motivos reais das perdas.

Nesse sentido, mantenha contato com as equipes de vendas. Isso pode ser feito em reuniões periódicas para os consultores compartilharem os dados ou por uma planilha de qualificação de leads, onde os consultores podem qualificar os contatos e inserir observações importantes.

4. É hora de criar!

Para construir as personas, tenha em mente que persona difere de público-alvo. O público-alvo é uma representação geral do seu cliente, ou seja, é definido por características amplas, como faixa etária, sexo e região onde mora.

Já a persona é constituída pelas características de uma pessoa real que representa o seu cliente ideal. Ou seja, possui nome, idade, profissão, gostos pessoais, comportamentos, entre outros.

Portanto, com base nas pesquisas e informações adquiridas nas etapas anteriores, seja o mais específico possível na descrição das suas personas.

Determine qual será o nome, idade, sexo, renda familiar e pessoal, profissão, região onde mora, marcas que costuma utilizar, o que gosta de fazer no fim de semana, quais são suas dores e desafios, e também suas projeções para o futuro.

Este é o momento de estreitar o funil e evidenciar todas as características do seu comprador ideal. Assim, você saberá exatamente com quem deve criar relacionamentos para vender mais.

A definição das personas é um dos passos que fazem parte do sistema solar das empresas da construção civil que apresentamos aqui na Halo Notoriedade. Preparamos outros textos para você que deseja ler mais sobre o tema. Acesse:

Personas de empreendimentos: como construir e gerar mais leads para o comercial

O impacto das personas nas vendas dos empreendimentos

Você também pode baixar nosso Mapa da Empatia, uma ferramenta gratuita para construção das personas do seu negócio.

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