Planejamento de marketing 2021: crie e aumente a eficácia da sua empresa
Ter um planejamento de marketing estruturado aumenta a eficiência de uma empresa, pois otimiza o tempo gasto em estratégias ineficientes e evita custos desnecessários.
Portanto, se você ainda não começou a elaborar o plano de marketing para 2021, acompanhe neste blog post o que você precisa saber para começar.
Como elaborar um planejamento de marketing eficiente
Um planejamento de marketing estruturado é fundamental para garantir bons resultados e evitar possíveis transtornos.
Entretanto, antes de começar o planejamento de marketing, tenha as personas e o perfil da empresa definidos.
Para isso, através de uma matriz S.W.O.T, identifique os pontos fortes e fracos da empresa, bem como, os fatores internos e externos que influenciam no negócio.
Feito isso, siga os próximos passos:
1. Defina as metas e objetivos
Antes de pensar na estratégia, entenda quais são as metas e objetivos que o plano de marketing precisa atingir, pois é isso que vai orientar as ações a serem tomadas.
Portanto, defina objetivos realistas e estabeleça prazos para atingir cada uma das metas traçadas. Além disso, fique atento às tendências de mercado.
2. Analise a concorrência
Um ponto importante para entender se a empresa está no caminho certo é analisar os concorrentes diretos e indiretos.
Ou seja, entenda o posicionamento da concorrência nas redes sociais e conheça os pontos fortes e fracos dos produtos e serviços com o propósito de agregar diferenciais ao que você oferece para o público.
3. Defina as estratégias e ações do planejamento de marketing
É o momento de ser criativo! Compare o que os concorrentes estão fazendo e busque diferenciais para se destacar.
Nesse sentido, vale se reunir com a equipe para compartilhar ideias e transformá-las em ações reais.
4. Avalie o orçamento disponível
Este é o momento de analisar quais estratégias idealizadas estão dentro do orçamento previsto e podem ser executadas.
O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma métrica muito importante que não pode ficar de lado, pois ajuda a selecionar os melhores destinos para o investimento.
Além disso, entender a expectativa desejada de impacto da campanha também auxilia na definição de um valor realista.
5. Estruture os canais de comunicação
Escolher os canais de comunicação é essencial em um planejamento de marketing. Afinal, não adianta ter a melhor estratégia se não atingir o público.
Um estudo realizado em 2019 pela DMA Insight, aponta os canais de comunicação favoritos em cada etapa da jornada de compra do cliente:
- Pré-venda: 57% preferem e-mail, 15% optam por anúncios online e 14% gostam de receber publicações de blogs e mídias sociais;
- Pós-venda: 57% gostam de receber e-mail, 27% preferem mensagens de texto e 9% optam pelo contato face a face;
- Atendimento ao cliente: 48% preferem ser atendidos por e-mail, 25% gostam de mensagens de texto e 20% optam pelo contato por telefone.
Entretanto, mesmo com esses dados, apenas você poderá definir a melhor forma de contato, avaliando as preferências do seu público e como se comporta em cada meio de comunicação.
6. Defina o cronograma de execução do planejamento de marketing
O cronograma serve para acompanhar a execução das ações e é de grande relevância para avaliar o sucesso da estratégia ou a necessidade de melhorias no plano de marketing da empresa.
Portanto, descreva o que será feito (o objetivo principal e a divisão em ações menores), o prazo de execução e o responsável por cada ação.
Conclusão
Definitivamente, planejar os esforços de marketing com antecedência garante maior eficiência e ganho em lucratividade para a empresa.
Porém, mais do que entender a importância, é preciso elaborar um planejamento de marketing eficiente. Logo, uma empresa especialista pode ajudar nesse processo.
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