02
maio

Planejamento de pautas: o que é e como fazer para ter sucesso nos conteúdos da construção civil

Você provavelmente já sabe que um blog corporativo é parte fundamental de uma estratégia de marketing de conteúdo. Para publicar os conteúdos certos e conquistar de vez a sua audiência, o planejamento de pautas será seu melhor amigo.

Ao planejar as pautas e montar seu calendário editorial, você conseguirá visualizar os próximos passos da sua estratégia e criar conteúdos que realmente fazem sentido. Mas, afinal, o que significa planejamento de pautas? Por que é importante e como fazer? Fique de olho e entenda!

O que é o planejamento de pautas?

Uma pauta é um roteiro que dá ao escritor, jornalista ou produtor as diretrizes que ele ou ela precisa para criar o conteúdo. No marketing de conteúdo, a pauta informa o que precisa ser abordado no texto, as características de linguagem, quem é a persona e assim por diante.

O planejamento de pautas é a organização dos temas que devem ser abordados. Posteriormente, elas são usadas para a criação de uma linha do tempo, o calendário editorial, que se alinha com os objetivos da empresa e do blog. Planejar pautas é escolher o que vai ser falado e determinar como isso vai ser feito.

Por que é importante fazer?

Ninguém alcança resultados satisfatórios em marketing sem planejamento. Não adianta escolher temas aleatórios e torcer para que seus textos deem resultado e atraiam muitos leitores.

É importante identificar as necessidades da sua audiência e planejar suas pautas para gerar oportunidades de negócio por meio do blog. A pauta é importante, ainda, para guiar a sua equipe e torná-la mais produtiva.

Se quem vai escrever os conteúdos souber o que precisa ser falado, fica muito mais fácil fazer o direcionamento correto. É função do planejador de pautas identificar as dores das suas personas e solicitar o foco correto nos textos.

Como fazer planejamento de pautas?

Veja, a seguir, um passo a passo para criar pautas eficientes!

Conheça seu público

Nós já falamos aqui sobre a importância da criação de personas e como tudo no seu blog deve ser feito pensando nelas. Para o planejamento de pautas, frisamos mais uma vez a necessidade de realizar pesquisas e conhecer seu público.

Não adianta nada investir em conteúdos perfeitos se eles não abordarem temas que são relevantes para as pessoas com quem você quer falar. Pesquise e obtenha dados reais sobre a sua audiência.

Identifique temas relevantes

Com os dados, identifique temas relevantes que podem ser abordados no seu blog. Em algumas empresas, os temas são mais óbvios e em outras nem tanto. Por exemplo, quem vende material de construção exclusivamente para outras empresas que realizam obras, sabe que precisa focar em temas como gestão de obras, redução de desperdício, gestão de mão de obra etc.

Já quem trabalha com o consumidor final, vendendo, por exemplos, imóveis na planta, pode falar sobre um leque muito maior. Talvez a sua persona queira entender mais sobre documentação do imóvel, dicas de decoração, economia do lar e muito mais.

Defina as palavras-chave

Identificados os temas, é hora de escolher as palavras-chave. Ferramentas como Google Keyword Planner e SEMRush auxiliam os planejadores a identificar concorrência, volume de buscas e outras tendências relacionadas aos termos pesquisados.

Faça um bom briefing

Por fim, é hora de fazer o briefing, isto é, a pauta propriamente dita. Ela deve conter:

  • Título e palavra-chave;
  • Estágio do funil de vendas;
  • Persona;
  • Descrição do conteúdo a ser produzido, com os principais pontos a serem trabalhados;
  • Linguagem (formal, informal);
  • Referências;
  • Call to Action (CTA).

A pauta pode conter, ainda, outras observações, como restrições, termos proibidos e tudo mais que o planejador achar necessário. Quanto mais detalhes, maiores as chances de criar um conteúdo completamente alinhado aos objetivos da empresa. Afinal de contas, não tem como o produtor de conteúdo ser assertivo sem conseguir entender o que se passa da cabeça do gestor da pauta, se essa pessoa não pontuar no briefing sua expectativa de conteúdo.

Como vimos, o planejamento de pautas é o Norte que você e sua equipe precisam para criar conteúdos que realmente atendam às necessidades do seu público. Por meio de uma pauta clara e assertiva, seus produtores de conteúdo podem dar o direcionamento certo ao texto e focar na solução de problemas das suas personas!

Precisa de assessoria para realizar o planejamento de pautas? Entre em contato agora mesmo e saiba como nós podemos ajudar!