18
maio

Profissionais que inspiram: conheça 10 arquitetos que já entraram para a história!

Quem não gosta de conhecer profissionais inspiradores e aprender com o trabalho deles, não é mesmo? Pensando nisso, nós trazemos neste post uma lista com 10 dos maiores arquitetos que o mundo e o Brasil já conheceram e alguns dos seus projetos. Boa leitura!

Francisco de Paula Ramos de Azevedo (brasileiro, 1851-1928)

Original de Campinas, Ramos de Azevedo mudou-se para a Bélgica para estudar Engenharia Civil e arquitetura. Graduou-se com todos os méritos e retornou ao Brasil, onde assumiu o cargo de chefe da Carteira Imobiliária do Banco da União e transformou a cidade de São Paulo.

Entre suas principais obras, estão o Teatro Municipal de São Paulo, o Mercado Municipal de São Paulo e o conjunto de prédios da Escola Politécnica da USP. Inclusive, ele foi um dos fundadores da POLI-USP e desempenhou papel importante no desenvolvimento da faculdade que é atualmente uma das mais respeitadas do país.

Frank Owen Gehry (canadense, naturalizado nos EUA, 1929)

Considerado o fundador do estilo contemporâneo, Gehry é tido como um dos arquitetos mais importantes da nossa era. Seu trabalho foi consagrado com o Prêmio Pritzker e a Medalha de Ouro do AIA.

Sua obra mais conhecida é o Museu Guggenheim, em Bilbao, na Espanha. Outros projetos notáveis são a Casa dançante em Praga, o Walt Disney Concert Hall em Los Angeles e recentemente a nova sede do Facebook (Imagens: capa e abaixo).

Le Corbusier (Charles-Edouard Jeanneret-Gris, franco-suíço, 1887-1965)

Você provavelmente não vai encontrar uma lista de grandes arquitetos onde esse nome não apareça. Le Corbusier é considerado um dos principais nomes da arquitetura moderna e suas obras são marcadas por formas curvas.

Seus projetos eram calculados meticulosamente com base na razão áurea, uma proporção matemática que também está presente na famosa sequência de Fibonacci. Seu projeto mais famoso é a Unite d’ Habitation em Marselha, na França. Em parceria com Niemeyer, ele também projetou o edifício-sede das Nações Unidas em Nova York em 1947.

Lina Bo Bardi (ítalo-brasileira, 1914-1992)

Após sofrer perdas durante a Segunda Guerra Mundial, Lina Bo Bardi, natural de Roma, mudou-se para São Paulo, onde se dedicou à arquitetura moderna. Ela se tornou uma importante personalidade no país e se naturalizou brasileira alguns anos depois.

A obra-prima de Lina Bo Bardi é o Museu de Arte de São Paulo (MASP) com o seu famoso vão de mais de 70 metros quadrados. A Casa de Vidro, onde Lina morou com seu marido, é atualmente a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e outra obra amplamente conhecida.

Paulo Mendes da Rocha (brasileiro, 1928)

Mais um nome notável da arquitetura brasileira, Paulo Mendes da Rocha recebeu em 2006 o Prêmio Pritzker e também tem outras grandes premiações no currículo. Seu estilo é contemporâneo e entre seus projetos notáveis estão reforma da Pinacoteca do Estado de São Paulo e a Capela de São Pedro Apóstolo também em São Paulo.

Renzo Piano (italiano, 1937)

Considerado um arquiteto high-tech, suas obras quase sempre têm um tom tecnológico. Mais do que isso, Renzo Piano é conhecido por sua capacidade de usar materiais diferentes e criar detalhes exclusivos. Seus projetos geralmente usam bastante vidro e aço.

Algumas das suas obras notáveis são a Shard London Bridge na Inglaterra, o Whitney Museum of American Art,em Nova Iorque e o Parco della Musica em Roma.

Roberto Burle Marx (brasileiro, 1909-1994)

A característica mais marcante de Burle Marx foi a sua capacidade de integrar áreas verdes com as grandes cidades e otimizar o planejamento urbano. Esse arquiteto e paisagista projetou lugares como a Praça de Casa Forte em Recife, e a Praça dos Cristais em Brasília, além de ter feito o paisagismo de inúmeros locais públicos nas principais cidades brasileiras.

Tom Wright (britânico, 1957)

Esse britânico é um arquiteto pós-modernista e, apesar de não ter uma lista extensa de projetos notáveis, tem um que vale por mil: o hotel Burj Al Arab em Dubai, nos Emirados Árabes. A torre com uma estrutura de aço e fachada de vidro ficou famosa no mundo inteiro.

Tom Wright recebeu a missão de criar um projeto único que se transformasse em ícone da cidade, tal como a Torre Eiffel é símbolo de Paris. Parece que ele conseguiu, não é mesmo?

Zaha Hadid (iraquiana, 1950-2016)

E para fechar a lista, mais um nome para mostrar que as mulheres também têm força na arquitetura. Zaha Hadid fez história ao se tornar a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker, em 2004.

Seu estilo tem um caráter futurista e a lista de trabalhos dessa arquiteta tem nomes como a Guangzhou Opera House, na China, o Bridge Pavilion, na Espanha e o London Aquatics Center, usado nos Jogos Olímpicos de 2012.

Oscar Niemeyer (brasileiro, 1907-2012)

Um dos brasileiros mais notáveis de toda história, é impossível enumerar arquitetos que fizeram história sem falar de Oscar Niemeyer. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar o Prêmio Pritzker e suas obras são reconhecidas no Brasil e no mundo. Algumas delas são:
>> Palácio da Alvorada, Congresso Nacional, Praça dos Três Poderes e outras obras em Brasília;
>> Conjunto da Pampulha (Belo Horizonte);
>> Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Espanha);
>> Sede da ONU (Estados Unidos)

E você, arquiteto, já tem uma estratégia digital para conquistar mais clientes? Não? Então, veja 10 motivos para investir em marketing digital!