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Que tipo de conteúdo publicar para gerar notoriedade e oportunidades de negócio?

Quem começa a produzir conteúdo para seu site, blog e perfis sociais, geralmente se pega na dúvida sobre os tipos de conteúdo que são mais eficientes. É claro que não existe uma resposta universal e tudo vai depender do que o seu negócio vende e de quem são as suas personas.

Para quem é do setor da construção civil e quer vender imóveis, por exemplo, é importante se mostrar um parceiro confiável para este momento tão importante na vida das pessoas. Veja, a seguir, quais tipos de conteúdo produzir para ganhar notoriedade e aumentar as oportunidades de negócio, seja em qual segmento da cadeia produtiva sua empresa está vinculada.

Blog posts que agregam valor

A produção de conteúdo em blogs é o carro-chefe do marketing digital e precisa ser usado de maneira eficiente. A internet está cheia de conteúdo e você definitivamente não quer ser apenas mais um entre tantos, certo?

Por isso, não crie conteúdos rasos e que não falam nada de novo. Para não cometer erros, em todo conteúdo que publicar, responda à seguinte pergunta: o que meu lead ganhou ao ler este post? Se a resposta for “nada”, seu conteúdo é inútil.

E-books que realmente ensinam algo

Um e-book é um conteúdo mais extenso e que geralmente requer que seu lead já tenha passado um tempo no blog e esteja familiarizado com o assunto. Por isso, ele deve ser ainda mais aprofundando e demanda um tempo maior de leitura.

Novamente, se ele chegar ao fim do e-book e não sentir que aprendeu alguma coisa, há boas chances de você perder seu lead ali mesmo. Para gerar engajamento, seus e-books devem realmente ensinar algo útil para quem lê.

Whitepapers claros e aprofundados

Whitepapers são publicações que se destinam a aprofundar um assunto e, muitas vezes, resolver um problema específico. Devem ser escritos por alguém que realmente entende do assunto e pode ensinar algo com clareza e profundidade.

Guias práticos

Todo mundo adora um guia que ensina com praticidade. Se você publicar um “passo a passo para fazer tal coisa”, certifique-se de que ele seja, de fato, um passo a passo.

Se você conseguir ensinar algo ao seu lead que ele possa aplicar em sua vida, já há boas chances de que sua empresa seja lembrada por ele como uma parceira que tem autoridade no assunto e em quem se pode confiar.

Listas criativas

É comum que a audiência que busca por conteúdo ligado a imóveis esteja em busca de inspiração. Geralmente são pessoas que estão planejando comprar ou reformar uma casa ou apartamento e querem se inspirar em bons exemplos.

Por isso, use as listas criativas para atrair a atenção deles e gerar engajamento. No caso de imóveis, por exemplo, publique listas sobre decoração, imóveis criativos, sustentabilidade nas residências, soluções residenciais inovadoras e assim por diante. Saia do lugar-comum e apresente itens que são inéditos para suas personas.

Estudos de caso inspiradores

Outra forma de inspirar suas personas é publicando estudos de caso de gente que passou por situações semelhantes às delas e teve bons resultados.

Por exemplo, você pode falar sobre um casal jovem que conseguiu realizar o sonho de comprar o primeiro apartamento ou sobre uma família que se mudou para uma casa maior e ganhou mais qualidade de vida.

Enfim, use a criatividade, o seu bom relacionamento e a fidelização dos clientes atuais para ganhar novos clientes gerar mais oportunidades de negócios.

Vídeos e webinars

Além dos conteúdos escritos, as pessoas também gostam de consumir conteúdo em vídeo. Por isso, os vídeos e webinars também podem fazer parte da sua estratégia de marketing digital. Não se esqueça de fazer um bom roteiro, baseado nas necessidades das suas personas.

Branded Content

Por fim, o branded content é aquele que está completamente relacionado ao universo da sua marca e cita diretamente seu nome de forma institucional. Ele é um parceiro do marketing de conteúdo e da Assessoria de Imprensa. No conteúdo, você não fala diretamente da sua marca, mas cria uma reputação para ela indiretamente.

Já o branded content é muito mais direto e serve para divulgar e posicionar a sua marca frente ao público. Ele é uma forma de comunicação importante para que seu nome fique conhecido.

Quer começar a sua estratégia de marketing digital mas ainda não sabe como? Aprenda agora com o nosso artigo Marketing digital para construtoras e incorporadoras: o que é e como começar?