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jun

Quem é o lead e por que ele é importante no marketing de conteúdo?

Se você tem alguma estratégia de marketing digital, provavelmente já ouviu essa palavra. Conquistar leads é sempre um dos principais objetivos do marketing digital e do marketing de conteúdo e essa é uma preocupação de toda empresa que tem um blog corporativo.

Mas, afinal, o que é esse tal de lead e por que ele é importante? Lead é o mesmo que persona? Como eu posso conseguir mais leads? Leia e entenda!

O que é um lead?

Um lead é um potencial cliente que demonstrou algum interesse em conhecer ou consumir seu produto ou serviço. Apesar da palavra ser popular no marketing digital, o conceito não é exclusivo dele.

Sabe quando a sua empresa participa de uma feira ou evento e coleta informações de contato de pessoas que passaram no stand? Esses também são leads, só que no mundo offline. No marketing de conteúdo, os leads geralmente são pessoas que visitaram o seu blog e preencheram um formulário com e-mail e outras informações.

Qual a diferença entre lead e persona?

Uma persona é um personagem semi fictício criado a partir de dados reais dos seus clientes. Ela representa o perfil ideal de cliente da sua empresa ou de cada produto. Por exemplo, a persona pode ser:

“Maria, 37 anos, funcionária pública, casada e mãe de 2 filhos. Seu sonho é sair do aluguel e adquirir o primeiro imóvel para morar com a família. Prioriza segurança, lazer e comodidade. Acessa Facebook diariamente e usa a internet como fonte de informação sobre imóveis, arquitetura e decoração, financiamento e melhores bairros para morar.”

Ou seja, Maria não é uma pessoa real, ela apenas representa o tipo de cliente que a sua empresa costuma ter e, portanto, para quem você deve produzir conteúdo. Uma mesma empresa pode ter várias personas.

Já o lead é uma pessoa real. Ele ou ela entrou no seu blog e foi além da visita – deixou um comentário, baixou um conteúdo, participou de um webinar, assinou a newsletter etc. A geração de leads é uma etapa fundamental no marketing de conteúdo.

Por que é importante gerar leads?

O funil de vendas aplicado ao marketing de conteúdo fala que você deve atrair, converter, qualificar, vender e fidelizar seu cliente. A geração de leads é justamente quando a pessoa “vira a chave” e é convertido de um mero visitante a alguém com quem a sua empresa realmente pode se comunicar.

Imagine que seu blog tem 10 mil visitas todos os meses, mas ninguém se torna lead. Qual é o resultado que isso está trazendo para o negócio? Praticamente nenhum, não é mesmo? O marketing de conteúdo passa a ser produtivo no momento em que esses visitantes se tornam potenciais clientes, ou seja, quando viram leads.

Outro ponto importante aqui é a qualificação de leads. Nem todo mundo que deixou um endereço de e-mail vai realmente se interessar pelo seu produto. É aí que entra a próxima etapa do funil e o conceito de lead qualificado.

A qualificação do lead é feita por meio de comunicações por e-mail, conteúdos mais avançados no blog, entre outras. Quando dizemos que o lead está qualificado, significa que ele já conheceu mais sobre a empresa e realmente está considerando a possibilidade de adquirir seu produto.

Como os visitantes podem se tornar leads?

Leads são conquistados por meio da produção de conteúdo interessante. Imagine que você entra em um blog e gosta bastante do texto que lê. Ao final, descobre que pode baixar um e-book para ler ainda mais sobre o assunto. Você provavelmente vai concordar em preencher um pequeno formulário para ter acesso ao conteúdo, não é mesmo?

Em contrapartida, se o conteúdo do blog não é relevante, você provavelmente não vai se interessar em ir além. Portanto, comece produzindo blog posts de boa qualidade e disponibilize outros tipos de conteúdo, tais como e-book, cursos, webinars, infográficos, planilhas, entre outros.

Fazendo isso, você terá não apenas visitantes no seu blog, mas um canal de comunicação eficiente com pessoas que realmente podem se tornar clientes. E por falar em eficiência, confira também os 7 erros que você não deve cometer ao postar conteúdo no seu blog corporativo!