04
jan

Saiba usar as feiras setoriais para gerar mais networking qualificado

Algo que tem ficado cada vez mais evidente é a importância da nutrição do networking, independentemente do setor em que se está inserido. No segmento da construção civil, por exemplo, uma das formas mais eficientes de estabelecer uma rede de contatos e apresentar produtos é através do relacionamento pessoal e direto, o famoso “olho no olho”, através da interação via estande de vendas. E as feiras setoriais são uma excelente estratégia de marketing para esta oportunidade, o que também gera nutrição de lead segmentado, além de novas conquistas.

Independentemente da expansão da comunicação digital, esses eventos presenciais, que são considerados ações offline, permanecem como ferramentas em potencial para construir parcerias e networks. A chave é saber unificar as forças entre on e offline, afinal, uma abordagem não substitui a outra, e são complementares.

O contato presencial nas feiras setoriais pode ser intensificado com a ajuda dos canais online. Eles são eficientes para convidar, informar e disseminar a participação, o que contribui para engajar e construir redes de contato antes mesmo do evento acontecer. As mídias online também são estratégicas durante e após o evento, estreitar laços, manter o contato e divulgar os resultados positivos alcançados.


Feiras em 2018

O ano de 2017 está caminhando para o último trimestre e é justamente neste período que os gestores de marketing começam a mapear as feiras do próximo ano e a estruturar orçamentos. Para o primeiro semestre de 2018, estão previstas diversas feiras e eventos voltados para a construção civil. Eles prometem reunir lançamentos, tendências, soluções inovadoras etc. Se você percebeu o potencial desses eventos e pretende participar de feiras setoriais fique atento para as três grandes feiras confirmadas para o primeiro trimestre. Elas já começaram a divulgar informações, confira:

Movelsul
Data: 12 a 15 de março de 2018
Local: Parque de Eventos Alameda Fenavinho – Bento Gonçalves/RS

A Movelsul é uma feira grandiosa de móveis e está entre as maiores da América Latina. São mais de 57 mil m² de exposição, com uma extensa variedade de mobiliário para escritório, cozinha, dormitórios, área de serviço, banho, jardim, salas de jantar e estar etc.

No evento ocorre o tradicional Prêmio Salão Design, o qual promove o estímulo à inovação tecnológica por meio do design. Podem participar indústrias, profissionais e estudantes da área. Outro atrativo da Movelsul é o Projeto Comprador, que promove rodadas de negócios entre fabricantes brasileiros de móveis e importadores de outros países, com o intuito de fomentar as exportações brasileiras. Não é necessário fazer credenciamento prévio para entrar no evento.

Expo Revestir
Data: 13 a 16 de março de 2018
Local: Transamérica Expo Center – São Paulo/SP

A Expo Revestir é conhecida como a Fashion Week da Arquitetura e Construção. Considerado o maior evento de soluções em acabamentos da América Latina, reúne arquitetos, designers de interiores, engenheiros, construtores e revendedores de vários países.

Participar dessa feira é uma oportunidade para ficar por dentro de tendências e lançamentos em materiais e soluções inovadoras para projetos de engenharia, arquitetura e decoração. O local também é apropriado para gerar oportunidades de negócios para revendas de material de construção e acompanhar debates com experts mundiais no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção. Conforme a organização, o credenciamento para a Expo revestir estará disponível em breve e pode ser feito no site do evento.

Feicon Batimat
Data: 10 a 13 de abril de 2018
Local: São Paulo Expo / SP

A Feicon Batimat é considerada o ponto de encontro de tudo que é novidade relacionada à construção e arquitetura. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar tudo sobre o setor em um só lugar, por meio de exposição de produtos, demonstrações técnicas, conteúdo e networking.

O evento é grandioso: são 85 mil m² de exposição e está prevista a presença de mais de 700 marcas nacionais e internacionais e 90 mil visitantes/compradores qualificados na edição do ano que vem.  O cadastro para receber informações sobre o credenciamento deve ser feito no site da Feicon Batimat.

Como você pode perceber, é enorme o potencial de conhecimento e negócios que esses eventos podem gerar. Essa característica deixa evidente que as feiras setoriais precisam integrar os planos de marketing das empresas. No post Aprenda a estruturar um Plano de Marketing focado na Construção Civil estão detalhadas diversas outras ferramentas comprovadamente eficazes para a eficiência das ações do marketing que refletem em vendas.