Série “Faça Você Mesmo”: como escrever um eBook de sucesso?
Um eBook é uma publicação digital muito usada no marketing de conteúdo. Diferentemente do blog post, os eBooks são mais extensos e tratam do assunto de forma bem completa. O leitor que decide baixar e ler um eBook está realmente interessado em aprender sobre o assunto.
A produção de um eBook é mais complexa e demanda conhecimento realmente aprofundado no assunto a ser tratado. Além do texto em si, outros elementos impactam no resultado da publicação. Quer saber por que e como produzir um eBook de sucesso? Então, acompanhe com a gente!
Por que publicar eBooks?
Os eBooks são uma das principais formas de captar leads no marketing digital. Alguém que só visita seu blog está longe de se tornar um cliente.
Porém, ao baixar um eBook, essa pessoa vai preencher um formulário de contato e deixar, no mínimo, um e-mail para sua empresa se comunicar com ela. Isto é, o eBook geralmente é o primeiro passo para a conversão do visitante em lead e, posteriormente, em cliente.
Outro ponto interessante em usar o eBook é sobre a geração de autoridade para a sua marca. Se a sua empresa é capaz de criar um conteúdo completo sobre determinado, vocês certamente sabem do que estão falando, não é mesmo?
Por fim, o eBook também pode ser usado para fidelizar quem já é seu cliente. Você pode, por exemplo, publicar um material com dicas sobre a melhor forma de usar determinado produto e enviar para os clientes que acabaram de comprá-lo.
Como criar um eBook e obter sucesso?
Antes de mais nada, lembre-se: eBook de sucesso é aquele que tem conteúdo realmente interessante. Saia do lugar comum e traga conteúdo novo para seus leads. Veja um passo a passo!
Defina um tema relevante
Como de costume, você precisará pensar na persona para definir o tema do eBook. Apesar de o conteúdo de um eBook geralmente não ser otimizado para SEO, a sua pesquisa de palavras-chave pode ajudar.
Afinal, as palavras-chave buscadas pelas suas personas indicam o que elas têm interesse em saber. Defina um tema relevante para seu público e faça um título criativo.
Você prefere baixar um conteúdo chamado “Financiamento imobiliário” ou um que tem o título “Financiamento de imóveis: tudo que você precisa saber para conquistar sua casa própria”? Provavelmente a segunda opção será mais chamativa.
Planeje o que vai ser escrito
Como o eBook é um conteúdo mais extenso, é importante dividi-lo em capítulos e pensar, desde o início, tudo que vai ser tratado. Planeje a pauta de forma minuciosa e lembre-se também que é preciso criar conexões entre um capítulo e outro, fazendo a leitura fluir.
Desenvolva o conteúdo com profundidade
Se a pessoa se deparar com um conteúdo raso, há grandes chances de que ela não queira mais receber conteúdos da sua empresa. Portanto, não erre nesse quesito: desenvolva o assunto de forma profunda e certifique-se de que a pessoa que vai redigir o texto tem conhecimento suficiente.
Além disso, busque excelentes referências e use até mesmo o conhecimento da sua própria equipe, que pode dar dicas para enriquecer o texto.
Cuide da edição e do design
Texto escrito, é hora de revisar, incluir links para outras publicações do blog e fazer um design impecável. O eBook deve ser personalizado com a identidade visual da sua marca e também pode incluir uma CTA (chamada para ação). Também é interessante adicionar um pequeno texto com informações sobre a empresa e formas de contato ao fim do conteúdo.
Publique e divulgue
Os eBooks geralmente são acompanhados por uma Landing Page, que é uma página dentro do seu site que dá uma prévia do que será visto no eBook. Nessa Landing Page, é feito um formulário para que o lead informe seu nome, e-mail e outros dados relevantes para ter acesso ao material.
Crie a Landing Page e disponibilize o material no blog. Para ajudar a divulgar seu eBook, você pode incluir links para ele em outras publicações do blog, indicando que o leitor pode aprender mais sobre aquele assunto baixando o eBook. Além disso, as redes sociais também podem e devem ser usadas.
O eBook é um dos passos mais importantes da conversão do cliente. Capriche na produção e garante seu sucesso! Não se esqueça de manter uma boa frequência de publicações para manter a fidelidade da audiência.
Continue ligado que semana que vem tem mais conteúdo da série Faça Você Mesmo! Aproveite para curtir a nossa página no Facebook para não perder as atualizações!