Série “Faça Você Mesmo”: como usar as entrevistas no marketing digital?
As entrevistas são um formato de conteúdo extremamente comum no jornalismo e que também pode ser usado no marketing digital. Por meio de entrevistas, você pode dar ao público um conteúdo rico que será ainda mais valorizado devido à reputação do profissional que você convidar.
Você ainda não usa as entrevistas na sua estratégia de marketing de conteúdo? Talvez seja a hora de começar. Entenda por que e como fazer isso!
Por que as entrevistas são um bom tipo de conteúdo?
Principalmente porque as pessoas adoram ouvir uma história de sucesso. Ao entrevistar uma personalidade do mercado ou algum funcionário bem-sucedido da sua empresa, você tem a chance de trazer aos seus leitores histórias inspiradoras e ainda dar a eles dicas preciosas dessas pessoas.
Outro ponto a favor da entrevista é que você pode disponibilizá-la em vários formatos, como em um blog post, em vídeo e até em formato de áudio, como num podcast. A flexibilidade pode ajudá-lo a atingir público nos diferentes canais da sua empresa.
Quais benefícios as entrevistas podem trazer para sua empresa?
A publicação de entrevistas pode ajudar na sua estratégia de várias formas. Veja alguns exemplos:
** Reconhecimento da autoridade da sua empresa ao postar conteúdo com a participação de um profissional reconhecido do mercado;
** Se você escolher membros da sua equipe para serem entrevistados, eles se sentirão reconhecidos e motivados a continuar fazendo um bom trabalho;
** Bom relacionamento com profissionais conhecidos no mercado;
** Aumento da visibilidade da sua empresa, já que os entrevistados geralmente ajudam na divulgação do conteúdo.
Como fazer e ter sucesso com uma entrevista?
E então, se sentiu motivado a começar a postar entrevistas no blog ou nas redes sociais da sua empresa? Então, confira algumas dicas para fazer uma entrevista de sucesso!
Escolha uma pessoa com boas histórias para contar
Se você tiver acesso a uma personalidade conhecida do seu mercado e tiver a chance de entrevistar essa pessoa, sua empresa tem uma grande oportunidade. O nome desse profissional de sucesso com certeza terá um grande peso e vai atrair muitas visitas para a sua página.
Porém, não são apenas as pessoas mais conhecidas que podem dar boas entrevistas. A principal característica para selecionar uma pessoa é que ela tenha boas histórias para contar.
Você tem um funcionário que começou como estagiário e hoje é responsável por uma equipe da empresa? Seus leitores com certeza gostarão de ler as dicas desse profissional. Conhece um empreendedor que criou um produto inovador e tem uma startup no início do desenvolvimento? Ele ou ela pode servir de inspiração para seus leads.
Faça as perguntas certas e dê liberdade ao entrevistado
Prepare-se bem para a entrevista e faça perguntas que você sabe que as personas estão interessadas em saber. Faça um script, mas também dê ao entrevistado a liberdade de falar sobre os assuntos que ele acha mais interessante sobre a carreira dele.
Na hora da edição, é normal que algumas partes sejam cortadas e o conteúdo fique menor. Pensando nisso, certifique-se de produzir material suficiente para render um conteúdo rico.
Seja transparente na edição da entrevista
Na hora de transcrever e editar a entrevista, tenha muito cuidado para não cortar trechos relevantes e dar uma interpretação diferente às palavras do entrevistado. Lembre-se que você deve sempre respeitar o que foi dito pela pessoa.
Peça a aprovação do entrevistado antes de publicar
Antes de publicar, envie para o entrevistado aprovar o seu material. Deixe claro que você está aberto a críticas e sugestões e está disponível para fazer mudanças se o profissional achar necessário.
Um dos objetivos da entrevista é justamente melhorar o relacionamento da sua empresa com os profissionais e essa aprovação é fundamental para alcançar esta meta.
Aproveite a ajuda do entrevistado para a divulgação
Por fim, com a entrevista pronta, editada e aprovada, é hora de divulgar. Publique nos seus canais e também incentive o entrevistado a ajudar na divulgação. A divulgação da entrevista pode ser uma ótima oportunidade de negócio para ambas as partes!
Como vimos, as entrevistas não são exclusividade do jornalismo tradicional, mas também têm lugar no marketing digital. Você está gostando de aprender mais sobre os tipos de conteúdo que sua empresa pode publicar?
Continue ligado que semana que vem tem mais conteúdo da série Faça Você Mesmo!