Série “Faça Você Mesmo: como usar os artigos na estratégia de marketing de conteúdo?
Dando sequência à série Faça Você Mesmo, hoje vamos falar de um tipo de conteúdo que não é usado com tanta frequência quanto o blog post, mas que também pode ser muito interessante para sua empresa: o artigo.
Um artigo pode ser acadêmico, jornalístico e até jurídico, mas no marketing de conteúdo ele geralmente não é nenhum desses que você já conhece. Ele tem um tom pessoal, mas também de autoridade no assunto. Ficou curioso? Entenda agora como e por que usar o artigo na sua estratégia de marketing de conteúdo!
O que é um artigo?
Um artigo é um texto escrito e assinado por uma pessoa. Ele não é como o blog post, que geralmente é postado em nome da empresa e usa um tom de voz mais neutro, falando em nome da marca.
O artigo é completamente pessoal e escrito em primeira pessoa. Geralmente discorre sobre um tema com profundidade e o nome da empresa não é citado diretamente no texto, mas aparece na assinatura do conteúdo ao citar o nome e o cargo do profissional que escreveu o artigo.
Onde e como usar o artigo?
O artigo pode ser usado no próprio blog da empresa e também em redes sociais, especialmente, nas redes profissionais como o LinkedIn. Outra opção é fazer guest posts, quando uma empresa posta no blog de outra companhia. Essa técnica é usada por muitos negócios para aumentar a audiência das suas publicações.
O artigo é usado principalmente para reforçar a autoridade da empresa ou do profissional que está falando. Por isso, ele geralmente tem um assunto específico e se aprofunda bastante no tema tratado. É importante que a pessoa fale com propriedade do tema tratado.
Por exemplo, se um diretor ou gerente de uma construtora escrever um artigo muito bem elaborado sobre como conduzir obras de grande porte, qual a imagem que isso passa da empresa? Que ela possui conhecimento especializado e pode ser um parceiro confiável para esse tipo de trabalho.
Se um arquiteto escreve um artigo contando sobre o que aprendeu em um curso de aperfeiçoamento que fez no exterior, isso dará aos leitores uma indicação de que aquele profissional se mantém sempre atualizado.
É claro que esses são apenas alguns exemplos e que podem ser adaptados às vivências e conhecimentos que você e os profissionais da sua equipe têm. O importante é saber que o uso de artigos é interessante para aumentar tanto a visibilidade da empresa quanto do profissional que vai falar.
Como produzir?
A produção do artigo depende bastante do conhecimento do profissional que vai fazê-lo, mas não apenas disso. Como tudo em marketing, o artigo deve ser planejado para atingir as personas da sua empresa. Veja o que fazer!
Convide um profissional
Pode ser um diretor ou gerente da empresa, mas também um outro profissional que faça parte da equipe. Você pode convidar até mesmo uma pessoa de outra empresa que esteja interessada em formar uma parceria para aumentar o networking. Convidar um membro da sua equipe pode ser também uma forma de motivar o profissional.
Escolha um tema relevante
Nós já falamos várias vezes sobre isso, mas nunca é demais repetir: toda a sua estratégia de conteúdo deve ser feita pensando na persona do seu negócio. Por isso, escolha um tema relevante e deixe claro para o profissional quais são as suas expectativas para o artigo. Quanto mais detalhada for a sua demanda, mais chances do profissional entregar o artigo que você espera.
Acompanhe a produção do conteúdo
Nem todo profissional é experiente em escrever e o trabalho da equipe de marketing é orientar e acompanhar a produção do artigo. Estrutura, linguagem, ortografia e gramática podem e devem ser editadas e corrigidas se necessário.
Cuide do SEO
Além da edição visando otimizar a linguagem e a estrutura do texto, outro ponto não pode ser esquecido: o SEO (Search Engine Optimization). O artigo também deve ser estruturado para SEO antes de ser postado no blog, aumentando as chances de que ele seja encontrado pelas pessoas que buscam sobre aquele assunto.
Por fim, um último ponto precisa ser mencionado: não se esqueça de publicar não apenas um artigo, mas diversos conteúdos no blog da sua empresa. Apenas com a frequência e cadência de conteúdo você conseguirá ver resultados significativos no marketing digital.