16
jul

Tecnologia: o que a realidade aumentada é capaz de fazer na construção civil?

Dentre as tecnologias que estão tomando conta da construção civil, a realidade aumentada ganhou notoriedade principalmente por causa do seu uso em produtos de entretenimento, como o jogo Pokemon Go.

Porém, para quem trabalha na cadeia produtiva da construção civil, essa tecnologia vai muito além desse tipo de aplicação e pode agregar valor a todas as fases do projeto, venda, construção e decoração de imóveis. Ficou curioso para conhecer as aplicação da realidade aumentada na construção civil? Descubra mais agora mesmo!

O que é realidade aumentada?

É uma tecnologia onde um ambiente real pode ser mesclado com elementos que só existem no mundo digital. Porém, a realidade aumentada não deve ser confundida com a realidade virtual.

Na realidade virtual, uma pessoa consegue estar em um lugar que não existe. Por exemplo, quando a pessoa coloca um óculos que cobre todo o seu campo de visão e começa a ver imagens de um ambiente criado exclusivamente no computador, isso é realidade virtual.

Já a realidade aumentada só existe quando uma parte do que a pessoa visualiza é real. Um exemplo é o app Augment, que permite que uma planta 2D desenhada sobre uma folha de papel seja vista em formato 3D usando um dispositivo móvel.

Como funciona?

Para a visualização, o usuário pode usar um smartphone, um tablet ou outros dispositivo, como óculos de realidade aumentada. Geralmente usa-se a câmera desses dispositivos para capturar a imagem real.

Usando um aplicativo ou software, aproxima-se o dispositivo de um objeto ou de um local e as imagens digitais são sobrepostas às imagens reais. O resultado é que o usuário consegue ver uma mistura praticamente perfeita dos dois mundos.

Quando aplicar a realidade aumentada na construção civil?

É possível usar a realidade aumentada na construção civil em várias etapas. Confira algumas aplicações!

Vendas: visualizando o imóvel no terreno

Imagine que você é corretor de imóveis e tem um projeto novo na planta para mostrar para seus clientes. O local é muito promissor, mas ainda está vazio e sem qualquer infraestrutura.

Usando um aplicativo de realidade aumentada, você pode levar seu cliente ao local e mostrar a ele exatamente onde o edifício ou casa será construído. Com a imagem do projeto sobreposta à imagem real do local, ele consegue visualizar exatamente como o seu futuro imóvel será.

No projeto: criação e visualização de plantas

Não são apenas os clientes e vendedores que podem se aproveitar dessa tecnologia, mas também os arquitetos, engenheiros e projetistas de imóveis. As plantas 2D podem facilmente sair do papel e se transformar em “realidade”.

E o contrário também é possível. É possível tirar fotos de um imóvel real e transformá-la em uma planta baixa para posterior modificação usando apps como o MagicPlan ou RoomScan. Isso não é exatamente realidade aumentada, mas pode ser muito útil nas obras de reforma!

Na obra: Melhor entendimento sobre o projeto

Levar plantas baixas para a obra e tentar decifrar cada detalhe junto com a equipe pode ficar no passado se depender da realidade aumentada. Uma das opções para substituir esse trabalho é o Microsoft Hololens que são óculos de realidade aumentada.

Como demonstrado neste vídeo, um operador usando o Hololens consegue percorrer a obra e visualizar encanamentos, paredes e todos os detalhes do projeto digital diretamente sobre as imagens reais do imóvel.

Com o imóvel pronto: Escolha da decoração

E se a sua área é mais a decoração, você não vai ficar de fora das aplicações da realidade aumentada na construção civil. Apps com o Amiksa permitem que o profissional e os clientes visualizem as propostas de decoração diretamente no imóvel.

Assim, você pode testar várias possibilidades e ver diretamente no aplicativo o que combina mais com o imóvel. Ou seja, não tem como errar na escolha e o seu cliente sairá 100% satisfeito.

Viu só como é possível usar a realidade aumentada na construção civil para melhorar as experiências de profissionais e clientes? Fique de olho na tecnologia e considere a possibilidade de incluir nos seus próximos projetos!

Está gostando de saber mais sobre o uso da tecnologia na construção civil? Continue ligado no blog e no Facebook para não perder as próximas atualizações!