07
ago

Tecnologia: qual o atual cenário do BIM no Brasil?

A tecnologia BIM já vem sendo falada no mercado da construção civil há um tempo e algumas empresas nacionais já estão utilizando-a com sucesso. Mas, qual será o cenário real do BIM no Brasil?

Mais do que isso, o que é e quais são os benefícios reais de utilizar o BIM? Continue lendo e entenda mais sobre esta tecnologia e os casos de sucesso de uso do BIM no Brasil!

O que é BIM?

BIM é a sigla para Building Information Modeling ou, em português, modelagem da informação da construção. É um modelo de trabalho que representa a evolução das plantas 2D e dos modelos 3D de mera visualização da construção.

No BIM, são criados modelos 3D usando parâmetros da construção e esses modelos podem ser acessados por toda a equipe. São inseridas informações como materiais, planejamento da construção, custos e outras especificações, tudo em um só lugar. Assim, o projeto 3D se torna uma ferramenta completa para todas as equipes.

Quais são os benefícios da tecnologia?

O grande benefício do BIM é a possibilidade de aproximar todas as equipes e fazer um trabalho multidisciplinar, com uma comunicação completamente integrada. Além disso, podem ser obtidas vantagens como:

** redução de erros no projeto devido às análises feitas no modelo 3D;

** acompanhamento da obra em todo seu ciclo de vida;

** diminuição do desperdício de materiais, uma vez que as informações sobre eles são integradas aos projetos e calculadas com maior precisão;

** otimizar a gestão de tempo e cronograma da obra.

Qual o cenário do BIM no Brasil?

Apesar das vantagens, nós sabemos que muitas empresas ainda têm dificuldades de implementar o BIM no Brasil por diversos fatores, como a necessidade de adaptar a equipe para trabalhar no novo modelo e os custos envolvidos.

Porém, já existem iniciativas para acelerar o mercado de BIM no Brasil. Em maio de 2018, durante o 90º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), foi anunciado um programa do Governo Federal que pretende democratizar o uso do BIM no Brasil. O Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018 detalha as medidas a serem tomadas.

A expectativa é que o aumento do uso do BIM no Brasil gere redução de custos de 9,7%, aumento da produtividade de 10% e um acréscimo de 28,9% no PIB da construção civil. E já existem diversos casos de sucesso para sua empresa se inspirar. Confira alguns deles!

TRÊS ENG Projetos de Engenharia

A empresa de Florianópolis (SC) projetou um empreendimento residencial de alto padrão em Jurerê Internacional utilizando o BIM. Entre os diferenciais da metodologia, a empresa cita a possibilidade de visualizar um modelo muito próximo do real e fazer modificações com mais segurança e rapidez.

Neste projeto, por exemplo, as vigas estruturais foram adaptadas para permitir a passagem das tubulações hidráulicas sem perder a sua resistência. Além disso, o BIM ajudou a economizar materiais e reduzir imprevistos durante a obra.

Sinco Engenharia

O empreendimento Verum Mooca, em São Paulo, construído pela Sinco Engenharia, rendeu à empresa o Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP. Com o uso da tecnologia, a empresa diz que aumentou a transparência nos processos, reduziu erros e ganhou agilidade.

Entre os resultados obtidos, a Sinco conseguiu uma economia de 13,43% nos itens cujas quantidades foram analisadas com a tecnologia e redução de 40% nas contratações dos serviços levantados em BIM.

Duratex – Divisão Deca

A partir de pesquisas, encontros e sugestões de clientes e toda a cadeia de produção, a Deca criou uma biblioteca BIM com seus produtos, que pode ser acessada livremente por engenheiros, arquitetos e projetistas.

Louças e metais sanitários comercializados pela empresa agora têm seus modelos disponíveis e podem ser incorporados diretamente nos projetos. Assim como a Sinco, a Deca também venceu o Prêmio de Excelência BIM SindusCon-SP. Inclusive, você pode conhecer outros vencedores e histórias de sucesso no uso do BIM no Brasil diretamente na página do prêmio.

A expectativa é que o uso de BIM no Brasil continue crescendo nos próximos anos e a demanda por pessoal com esse conhecimento também aumente. Alguns profissionais, como o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, José Carlos Martins, acreditam que a implementação completa do BIM no Brasil é apenas uma questão de tempo.

E com este artigo, nós encerramos a sequência de posts sobre as tecnologias da construção civil. Esperamos que você tenha gostado de conhecer as principais tendências.  E se você ainda não viu os outros conteúdos, confira agora mesmo na categoria Tecnologia aqui no blog!